.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 2. K'un / O Receptivo

 Aceite tudo, assim como a terra recebe tudo o que jogamos nela.


K'un significa o feminino em seu sentido cosmológico, o modo como os atributos femininos ocorrem na natureza. É o princípio gerador da vida, que surge quando se dá o encontro, a relação complementar.


Este hexagrama fala de um espírito disposto a seguir o Poder Superior (O Sábio ou nosso Eu Superior) sem hesitação. A receptividade de que nos fala K'un deve deixar que as coisas aconteçam naturalmente, que sejamos guiados pelo momento, que deixemos os fatos seguirem o seu fluxo, sem interferências. Seguindo nosso caminho, permitindo que os outros partam ou cheguem.


Este hexagrama é um desafio para que aperfeiçoemos a receptividade, sejamos mais humildes e pacientes, como uma boa égua que permite que lhe apontem o caminho a seguir e aceita as cargas colocadas em seu lombo. Do mesmo modo, não devemos nos perturbar tanto com o que acontece no mundo externo. As atitudes alheias não podem ser alvo de nosso julgamento ou sofrimento.


Se as pessoas são desleais ou insensíveis, deixemos que as coisas fluam, sem que nos tornemos vingativos, rudes ou amargos. Não devemos nos guiar pelas mágoas e cair na defensiva, sentindo-nos com o orgulho ferido ou humilhados. Isso nos levaria a uma perda de equilíbrio nada desejável segundo o I Ching. 

É preciso que as pessoas não sejam rotuladas nem vistas como adversárias somente porque cometeram um erro num determinado momento. O coração deve permanecer sempre aberto, receptivo, porque ninguém é incorrigível. Todos podem, em qualquer época, mudar de comportamento. Se pensarmos assim, os outros terão espaço e tempo para que se corrijam, se for o caso. Ao mesmo tempo, estaremos nos poupando de um sofrimento desnecessário.

Texto de Wu Fang.


                                                                  Harmonia!

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado. Seu blog me ajudou muito a interpretar o I CHING. Saudações, Luís

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Luís,

Que bom que o blog pode clarear os hexagramas para você, continue estudando, praticando a sabedoria milenar do livro das mutações - I Ching. Este é o caminho do homem superior.

Namastê!
Carla Cristina Filizzola.

Unknown disse...

Muito obrigado Carla. Suas interpretações me auxiliaram muito a não cometer tolices.
Muito Grato
Roger

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Roger Soares,

Fico feliz que o Blog está te ajudando.

Que 2013 seja repleto de paz, saúde, harmonia, amor, luz para você e todos aqueles que você ama!

Carla Cristina Filizzola.

AndreiaMS@2017 disse...

Olá Carla! Como pode ver, adoro o I CHING e sempre venho ler seu Blog! Hoje consultei sábio quanto ao q posso esperar do meu relacionamento até o final deste ano, e recebi o Hexagrama 2. Ao meu entender, me parece q a princípio tudo correrá a meu favor e bem, caso eu aguarde pela iniciativa do meu amado... certo isso?? Grata e aguardo sua orientação caso possa me responder. Bjs de Luz!!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Andreia.

A resposta do sábio a sua pergunta foi a seguinte: Aceite tudo o que acontecer, ficando receptiva ao Tao.Procure neutralizar as emoções negativas que não levam a nada.

Sempre em harmonia com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

Bea disse...

Olá, perguntei se uma pessoa específica estaria no meu futuro e foi esta a resposta, que devo esperar?

obrigada!

soniac disse...

Carla,
Não sou estudiosa do I Ching, mas intuitivamente reconheço as orientações e as utilizo como fontes de auxílio no meu processo de psicanálise.
Obrigada pelas interpretações simples e exatas deste maravilhoso livro.
Paz e saúde
Sonia

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz, Bea.

Querida, faça o favor de ler com atenção o hexagrama (2) K'un/O Receptivo com interpretação de Wu Fang, sua resposta está nele.

Exatamente o que o sábio aconselha, espere, apenas espere... Sem ansiedade, medo, dúvidas. Deixe o Tao se manifestar e aceite as coisas como elas acontecerem.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Angela Pires disse...

Muito grata, eu não estava conseguindo entender esse hexagrama pelo livro. Sempre venho aqui para me orientar. :-)

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog