.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 12.PI / Estagnação

Quando não há progresso à vista, tente boiar sobre as águas do mar.


Este hexagrama fala sobre como lidar com as dificuldades e situações duras, nas quais parece não haver nenhum progresso. Nessas situações, surgem logo a tensão e o conflito interior. O remédio está justamente em não tentar enfrentar a situação. Até que a calma seja restabelecida, nada poderá ser feito. É como se a Roda do Destino estivesse presa num atoleiro e, por isso, o progresso cessou. Receber este hexagrama também pode estar ligado a épocas em que ficamos presos numa encruzilhada, sem saber que direção tomar.


O I Ching nos diz que é importante não perdermos tempo nas encruzilhadas do conflito pessoal, remoendo qual seria a atitude correta, porque a solução não virá desta maneira. O ego sempre tenta descobrir uma forma de fazer as coisas funcionarem, de exercer o controle sobre elas. Mas nenhuma estratégia funciona.


O melhor a fazer sempre é seguir em frente com cautela, evitando criar esperanças ou desesperanças. O destino por si só indicará o caminho a seguir, no momento que for adequado, e não aquele que desejamos.
O caminho a seguir é o da menor resistência. Nosso destino funciona com uma lógica matemática. Se formos corretos e equilibrados, tudo no Cosmo vem em nosso socorro. Se estivermos em desarmonia conosco, os movimentos ficam bloqueados. Somente o crescimento interior leva ao progresso, que brota de dentro para fora, e jamais da forma contrária.


Uma atitude corretamente equilibrada é firme e independente, sem presunção. Não podemos ser arrogantes e agir como se fôssemos deuses onipotentes. Ao mantermos uma atitude pura e alerta, O Sábio atua sobre nós e somos convocados à ação pelos eventos. Podemos alcançar o progresso apenas atendo-nos a tais atitudes. Assim, o que quer que aconteça nos conduzirá na direção correta.


A confiança no poder do bom e do verdadeiro derrota os efeitos negativos do medo e da dúvida.
O resultado será o sucesso.

Texto elaborado por Wu Fang

3 comentários:

Anônimo disse...

Carla, descobri o teu blog há pouco tempo e quero te agradecer pelas sábias leituras dos hexagramas. Tuas palavras são luminosas!! Obrigada.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações amiga,

Este texto é de Wu Fang.
Com o tempo vou postar todos os hexagramas(64) comentados por Wu Fang.

Que teu caminho esteja protegido com paz, amor, sublime sucesso!

Carla Filizzola.

Método Kusum Modak. SP disse...

Olá! Como faço para agendar uma leitura com vc? Obrigada

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog