.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 18. KU / Trabalho sobre o que se Deteriorou

                      Seja tolerante com o que se deteriorou, em você mesmo e nos outros.



Receber este hexagrama indica que as percepções e crenças que julgávamos definitivas são incorretas. Ele também nos questiona em relação aos meios que estamos usando para nos relacionar com o Sábio, com o destino, com outras pessoas ou com a nossa situação em geral. Devemos fazer uma auto-análise e avaliar nossa maneira de reagir ao tratamento recebido dos outros. Antes de ir em frente, é preciso reconhecer nossas falhas e corrigi-las.

O I Ching muito se preocupa com perspectivas falhas e difamações da verdade. Buscar consolo numa postura vingativa ou rude é uma das atitudes falhas nas quais costumamos cair. É comum também que desconfiemos de Deus e da bondade da natureza humana e acreditemos que a vida é só sofrimento. O apego a essas idéias leva ao erro e ainda pode influenciar outros a adotá-las.

Este hexagrama mostra ainda a maneira correta de reagirmos aos outros, quando eles se mostram insensíveis, indiferentes ou injustos. Para uma reação correta, é imprescindível que eliminemos a raiva e nos libertemos de considerações pessoais, como o desejo ou a inveja. Devemos reconhecer as atitudes erradas, mas dentro de um contexto justo e moderado. Assim, o poder da verdade interior acaba corrigindo o problema.

Com a correção de atitudes, as resistências se desfazem, a suspeita e a desconfiança desaparecem e, pouco a pouco, a situação volta à normalidade, recuperando seu equilíbrio. Enquanto isso não ocorre, porém, não devemos apelar para a força ou pressões. Deixemos que as coisas sigam seu curso natural, dando espaço e tempo para os outros. Se formos consistentes em nossa neutralidade e afastamento, os outros perceberão e seguirão o mesmo caminho.

Texto elaborado por Wu Fang.

Ao Equilíbrio!

2 comentários:

Stela Braguim Kiill disse...

Carla, obrigada pelo seu maravilhoso blog. Seus textos muito tem me ajudado em meu relacionamento ao longo dos anos com o I Ching.

Recentemente o consultei para uma questão referente a um novo relacionamento que se iniciou após um longo período em que decidi dedicar a me conhecer.

Me abri a esse relacionamento, mas estamos com alguns problemas e ao questionar sobre nosso futuro obtive como resposta o hexagrama 18 e o 50.

Poderia me ajudar na interpretação, por favor?

Grande abraço

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Stelabk.

O sábio aconselha você fazer terapia, pois algumas posições e atitudes que você tem precisam ser modificadas com ajude de um profissional. Você não consegue modificá-las sozinho, é preciso um trabalho de terapia , porque a paralisação do fluxo da sua vida está no passado, na sua relação com o seu Pai. Querer mudar não resolverá, precisa de ajuda para mudar. procure analisar no comportamento que seu pai tinha com sua mãe e veja se não esta repetindo essas atitudes em seu relacionamento, por mais difícil que seja reconhecer essa verdade.

Você sozinho não vai conseguir ter acesso ao inconsciente; só com ajuda poderá superar esse comportamento. Faça esse trabalho de grande importância para sua elevação de consciência. Não deixe as coisas piorarem, todos nós em algum momento precisamos de ajuda.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog