.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 47. K'un / Opressão (A Exaustão)



Não seja invadido pela descrença ou pelo cansaço.
Expulse-os de você.



Tui sobre K'an - Lago sobre Água

Receber este hexagrama significa que estamos contaminados por idéias incorretas, que estão atuando como obstáculos ao nosso progresso. Acreditamos que o Poder Superior não existe ou duvidamos da sua bondade; desconfiamos de que ele não queira nos ajudar ou que o destino esteja contra nós; achamos que a situação está muito difícil e não temos como lidar com ela.

Tais inverdades fazem com que o alimento ou energia essencial (chamada Chi Chi) pare de fluir. Quando não somos fiéis a nós mesmos, a energia pára de fluir adequadamente.
O resultado pode ser conflito ou depressão. E, se o problema permanecer por mais tempo, acontece o que o hexagrama chama de exaustão física e mental.

O fluxo de energia Chi é interrompido quando alimentamos idéias que vão contra a Verdade Superior. O hexagrama nos orienta justamente a nos libertarmos dessas idéias para que a energia volte a circular livremente. Mas, é preciso saber o que causa a nutrição dessas inverdades. Por que passamos a desacreditar no Poder Superior? Por que perdemos a autoconfiança e a crença na possibilidade de que coisas boas estão disponíveis?

A resposta está em choques emocionais sérios, como a perda de um parente, ou doenças graves, ou ainda, em problemas de relacionamento com as pessoas aonde passamos a sentir muita raiva. É tendência do ser humano reagir a esse tipo de evento traumatizante, questionando seu papel na vida, o sentido da existência e a força do Poder Superior.
Esse questionamento leva à dúvida e ao desespero, à perda da vontade de viver.

Para nos libertarmos dessas falsas idéias e recuperarmos a saúde física, mental e espiritual,
é preciso trazer à tona as inverdades que nos deprimem. Analisando-as cuidadosamente, poderemos anular seus efeitos depressores. Isso ocorre ao nos livrarmos da desconfiança e da impaciência. Precisamos confiar na maneira como as coisas marcham, acreditar que,
no fundo, elas nos beneficiarão.


Texto elaborado por  -  Wu Fang.



                               Om Esperança Om


2 comentários:

Fernanda Cristina disse...

Boa tarde, Carla!
Consultei o I Ching hj, a respeito de um problema que estou enfrentando no meu relacionamento (de que forma devo agir para que o problema seja solucionado da melhor maneira)e saiu esse hexagrama com linha 9 na quinta posição. Respeito muito o oráculo e fico fascinada com o pouco que eu consigo perceber das respostas. Mas com certeza por ter pouco conhecimento nem sempre chego à conclusão exata. Vc poderia me ajudar?

Sigo seu blog há muito tempo..obrigada pelas postagens esclarecedoras e pelo trabalho incrível!
Beijos grandes!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Fernanda Cristina,

O sábio aconselha em primeiro lugar você fazer orações e pedir ajuda do Poder Superior. Você esta enfrentando um momento de provação em sua vida e isto não é nada fácil. um momento muito difícil em seu relacionamento que precisa de muita fé e esperança em dias melhores.

Para que você se liberte de todo este sofrimento procure eliminar sentimentos amargos, magoas que lentamente o Poder Superior lhe libertará. Não é o momento de tentar influenciar a outra pessoa e melhor aguardar em silêncio e oração por um tempo melhor. Você esta com clareza, porém a outra pessoa não vai concordar com você, mesmo dizendo a verdade. Compreenda este fato! Não adianta tentar explicar, falar, influenciar neste momento. Mantenha uma atitude calma e confiante no poder da verdade. Perdoe o outro e sua Liberação desse mal todo chegará. Ofereça esse sacrifício ao Tao, o momento é este de sacrifício.

Que sua Liberação ocorra de acordo com a vontade do Poder Superior!

Paz, amor, sublime sucesso em teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog