.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 52. Kên / A Quietude (Montanha)



Os pensamentos negativos devem ser mantidos em silêncio.

Podemos receber este hexagrama quando nossos pensamentos estão ligados às emoções negativas ou, então, quando estamos correndo o risco de nos envolver emocionalmente em algo que tire nosso equilíbrio. Uma vez que haja esse envolvimento, perdemos a clareza mental, precisamos recuperar a quietude e o equilíbrio.

Quietude significa aquietar o "pensamento" do coração. O I Ching diz que o coração pensa quando nossas emoções são espicaçadas. O coração infantil que temos dentro de nós pensa a partir das carências e necessidades e mede a direção dos acontecimentos o tempo todo para verificar se seus objetivos estão sendo alcançados ou não.

A quietude é fundamental para que essa torrente de pensamentos seja controlada, para que a atividade mental diminua. Se nos desligarmos, veremos que tais pensamentos nascem dos medos conscientes ou inconscientes. O I Ching os chama de "Vozes dos inferiores". Enquanto elas estiverem no domínio, não conseguimos ter uma atitude de neutralidade e aceitação.

Existem vários meios para alcançarmos essa quietude aconselhada pelo hexagrama. Uma delas é explicar às tais "Vozes dos inferiores" que elas não devem ficar inseguras, que as mudanças fazem parte do processo natural da vida. Devemos também explicar a elas que é preciso confiar no Tao, porque ele nos mostrará o caminho a seguir.

Para obtermos resultado, devemos nos sentar em estado de quietude e meditação, pois este hexagrama é um convite à meditação ou, pelo menos, a um contato com as preocupações e medos que estão alojados dentro de nós, muitas vezes, sem que tenhamos consciência deles. É preciso acreditar que, confiando no Tao, tudo sairá a contento. Trata-se de um trabalho de espera que pode ser cansativo e duro, mas é imprescindível. Identificar nossos medos e presunções é o primeiro passo para a libertação .

Texto de Wu Fang

2 comentários:

Lisane disse...

Carla boa noite, recebi hexagrama 52 com nove na terceira quando perguntei se deveria realizar uma viagem a um lugar muito distante. A passagem ja esta comprada para Abril e deveria entao cancela-la ou realizar a viagem. Nao entendi a resposta.
Voce poderia por favor me ajudar a entender.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e amor, Lisane.

Aqui em sua consulta a autonomia do oráculo de I Ching foi acionada. o Sábio não respondeu sua pergunta ele no hexagrama 52. Montanha sobre Montanha - Quer que você cuide melhor de sua saúde. De sua saúde mental,emocional,física e espiritual, agindo assim como aconselha o sábio depois você poderá fazer o que quiser, porém no momento o mais importante e cuidar de sua saúde.

Posso revelar que seu Chacra umbilical não esta em equilíbrio. Isto pode significar problemas em órgãos situados na região ginecológica. procure por um ginecologista e então depois poderá fazer o que quiser. Não fique preocupada, o sábio avisa para que possamos agir de acordo com o comportamento mais sábio para o momento. Meditação também para enfrentar qualquer situação que se apresente em nossas vidas.

Paz, saúde, equilíbrio, longevidade em teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog