.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 6. Sung / Conflito





Pare de questionar tudo. Em vez de perguntar sobre a vida, Encante-se com ela.




Um conflito nos faz questionar por que as coisas são como são e o que devemos fazer. O problema é que, quando procuramos respostas abrangentes ou tentamos alcançar a segurança do conhecimento, deixamos de acreditar que o Criativo mostrará o caminho quando chegar o momento certo. Este conflito interno é causa de todas as outras formas de conflito. Por isso, devemos evitá-lo.


Receber este hexagrama é a confirmação de que estamos em conflito interno. Tomados pelo medo e pela dúvida, desejamos respostas que satisfaçam as nossas necessidades emocionais, que nos dêem segurança a respeito do mundo. Quando nos encontramos nesse estado, porém, o aconselhável, segundo este hexagrama, é justamente parar de questionar e de tentar obter respostas.


Não adianta tentar ir até o fim de um problema apenas para nos livrarmos dele e da ambigüidade gerada pela situação. "Ir até o fim" de um problema, na verdade, está longe de ser uma solução porque se trata de uma atitude voluntariosa, que tem como objetivo apenas se livrar da pressão.


A solução para o problema surge quando justamente nos desligamos emocionalmente dele. Aí é que surge a real perspectiva. Emaranhados no conflito interno, somos incapazes de ver que o Sábio e o Destino trabalham juntos a nosso favor. O Sábio guia, enquanto que o destino determina a maneira pela qual os fatos se desenrolam.


No conflito, podemos também estar indecisos em relação a que caminho tomar. Entretanto, quanto mais insistirmos na questão, mais nebulosa ela se mostrará aos nossos olhos. É preciso desligar-se do problema e, então, a solução surgirá por si mesma. Se já tomamos uma decisão e ultrapassamos a encruzilhada, não devemos olhar para trás. Temos que avançar sempre. Se cometermos um erro, nossa sincera vontade de acertar neutralizará seus maus efeitos.


Longevidade!

Texto de Wu Fang.


5 comentários:

Lucilene disse...

Você consegue ser, dizer e fazer o que sonho para mim. Que receba as bençãos que oferece e proporciona aos outros.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Luciene,

Que o Tao lhe abençoe com a paz, saúde, longevidade!

Namastê!

Carla Filizzola.

Unknown disse...

Carla, Deus abençoe seu trabalho, que consegue "traduzir" de forma tão maravilhosamente simples e clara as palavras/orientações do I Ching.. Sinto como se alguém extremamente generoso e sábio me aconselhasse amorosamente. No caso desse hexagrama, eu justamente me "torturava" sobre um erro cometido e as palavras finais de seu texto, simplesmente, esclareceram TUDO e me fizeram compreender e seguir em frente. Deus lhe abençoe e permita que vc continue com seu trabalho, aprendendo, enquanto auxilia sempre.

Jurema disse...

Carla, seu trabalho é maravilhoso e abençoado.
Nunca me deixou sem uma resposta, mesmo que muitas vezes não fosse o que eu queria ouvir, mas sempre me respondeu com muita delicadeza o que eu precisava ouvir. Hoje, me sentindo muito triste e confusa, perguntei qual o caminho que deveria seguir e a resposta foi o hexagrama 6 que me deixou muito emocionada. Que Deus a abençoe sempre!!

Unknown disse...

Estive por aqui e fui ajudado! Obrigado pelo acolhimento. Quando fazemos um integro trabalho, saímos do isolamento e somos um com o outro nesse universo. Foi assim que me senti por aqui, acolhido pela sua boa vontade e integridade. Obrigado! Bençãos em sua vida!

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog