.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 36. Ming I / Obscurecimento da Luz


A luz pode se esconder temporariamente, mas ela nunca desaparece.

A sensação de que não estamos progredindo, de que as coisas não estão acontecendo como gostaríamos, nos leva à perda do equilíbrio e da independência interior. Quando a situação parece difícil e imutável, entramos em desespero, temendo jamais encontrar uma saída. 

Nesse momento, então, nossa Luz Interior é ameaçada. É como se estivéssemos de óculos escuros e tudo que víssemos fosse embaçado pelo medo de que nada melhore. Esse estado mental não leva em conta, porém, que todas as mudanças são como correntes de água que viajam longas distâncias sem seres vistas até que, um dia, brotam à superfície.

O I Ching nos avisa que só teremos uma perspectiva mais clara dos acontecimentos em marcha quando não nos limitarmos a observar apenas a situação externa. É preciso se desligar, não ficar o tempo todo avaliando a situação, tentando adivinhar o que virá ou está por vir. O mais sábio a fazer é aceitar humildemente a situação como ela é.

Não devemos nos preocupar como os outros verão nosso desligamento. Não importa. Eles não têm como saber o que é melhor para nós. A vaidade faz com que queiramos buscar o progresso e medi-lo a cada passo. O resultado é uma frequente decepção conosco mesmo e com o rumo dos acontecimentos. Parece que nada progredimos, que as coisas não evoluem da maneira esperada.

Para que haja progresso efetivo é preciso justamente deixar essa preocupação de lado. Quanto mais queremos progredir a todo custo, menos o progresso aparece. Precisamos confiar no fato de que o Poder Criativo trabalha lenta e imperceptivelmente até que, um dia, de repente, vem a chuva, as flores brotam e o fruto amadurece. O desenlace será sempre repentino e imprevisível. Quando menos esperamos, acontece o impossível.  

Texto de Wu Fang.

                                   Esperança e Perseverança!

10 comentários:

Anônimo disse...

devemos aceitar uma situação interna também?
O que fazer quando traímos a nossa luz pelo inconsciente dos sonhos, quando nos achamos grandes criminosos de energia?
esperar a hora certa para agir,, ou não agir e deixar que tudo flua novamente ao seu devido lugar?
O ego nos diz que temos que fazer alguma coisa...o sábio diz que devemos ter quietude e esperar, nessa duvida para com o sábio traz o desequilíbrio.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

O hexagrama Ming I, aconselha o grande homem permanecer externamente dócil, mas internamente deve agarrar-se com firmeza aos seus princípios. Só com essa perseverança oculta o sucesso definitivo será obtido e a adversidade maior, superada.

Terra sobre Fogo - A Luz do sol desapareceu de sobre a terra e a escuridão reina, soberana.

Em tais ocasiões, quando as más influências estão governando a terra, o homem sábio também esconde a sua Luz. Ele não a extingue, mas deve deixar que muita coisa insatisfatória passe, sem lhe dar atenção. Procurar expor o mal trará infortúnio, mas a pessoa deve conservar-se leal ao Tao.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Tenho o I CHING como o livro da sabedoria e só o utilizo em situações extremas. Estou numa situação muito difícil e saiu o hexagrama 36 pra mim. Meu livro é de Richard Wilhelm com prefácio de C. G. Jung. Como sempre o hexagrama conta tudo que estou passando com perfeição. As linhas são de uma cronologia perfeita. Gostaria de uma interpretação mais profunda do 6 na sexta posição, pois estou na situação atual do 6 na quinta posição. Muito obrigado!!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

Tudo vai depender de quem você é, ou qual o caminho que tem trilhado.

Pergunte ao sábio: Quem Eu Sou? Como estou? Para você ir em busca do autoconhecimento.

Se você for um homem do caminho superior, como diz Confúcio: "Homem superior", não precisa temer nada, pois no Hexagrama (36) seis na sexta posição, uma Lei do Universo será realizada em tua vida, a justiça será feita.

Porém, se você estiver no caminho do homem inferior, por mais elevada que seja sua posição na vida, a Lei de causa e efeito irá atuar e revelar sua impostura. Uma colheita negativa para o homem inferior.

Mesmo o homem inferior tendo todos os privilégios e ocupando a posição elevada na vida, se perde a ética e a sabedoria, tudo pode desabar.

Por isso, o sábio diz: O homem superior é considerado um homem extremamente inteligente, por saber que o bem que pratica volta para ele. O homem inferior é considerado um homem extremamente insensato, por não saber que o mal que pratica um dia se volta contra ele. Eis, a Lei do Universo!

Abraço!

Carla Cristina Filizzola

Vana Neelima disse...

Oi! Sempre acompanho seu blog,
colocas de uma forma mais simples e isso é muito bom.saiu este hexagrama com o 6 na quarta posição;fiquei apavorada com isso, não entendo muito mas, penso que a pessoa está a beira da morte e não há o que eu possa fazer...jogo por uma pessoa que está nas rua envolvida com dependência química,seus familiares parecem impotentes!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Vana,

Preciso saber exatamente qual foi a pergunta feita ao oráculo de I Ching, para responder sua pergunta. Porém, posso adiantar uma revelação um tanto preocupante para essa pessoa. Infelizmente, o sábio está revelando que não há esperança de modificá-la para melhor. Neste caso, entregue a pessoa para que o Poder Superior tome conta da situação. Oração, meditação, aceitação, fé no Tao!

Peça aos familiares e amigos da pessoa que evitem a tristeza e entreguem a pessoa ao Tao.

Se fosse possível, envie o nome da pessoa para mim por e-mail: carlafilizzola@ching.com.br

Que Deus nosso amado Pai Celestial nos abençoe com a paz, luz, amor!

Carla Cristina Filizzola.

Carol10 disse...

Olá, Carla, Tudo bem?? O que Fazer quando a pergunta foi direcionada ao matrimonio? Nove na primeira posição, seis na segunda posição e seis na sexta posição? http://app.uol.com.br/iching/mensagem.php?msg=9_6_7_8_8_6

Obrigada!!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz, Carol.

Você tem consciência que o hexagrama com o qual o I Ching responde sua pergunta é o hexagrama (26)e o derivado o hexagrama (7)?

Com os números de oráculo que você descreveu - Nove na primeira posição. Seis na segunda posição. Sete na terceira posição. oito na quarta posição. Oito na quinta posição. Seis na sexta posição. O Hexagrama (26)Ta Ch'u - Montanha sobre Céu. Com hexagrama derivado (7) Terra sobre Água.

O sábio diz que seu relacionamento é abençoado e para que ele continue assim, você deve manter a disciplina e o comportamento correto. Fique tranquila tudo coopera para que as bençãos sejam continuas, se manter o comportamento correto. Enfrentem juntos qualquer desafio que aparecer e tudo voltará ao normal.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

MissDuda disse...

Oi carla! quanta atenção, parabéns pela dedicação!!!

há tempos uso o iching, mas ainda é muito enigmático para mim. Tive o hexagrama 36 como resposta e o 24 como derivado.

minha pergunta foi se valeria a pela lutar pelo amor de uma pessoa. com as suas respostas aqui entendo melhor, vejo que é a hora de eu me recompor, não me desgastar e saber aceitar as coisas como elas são. as pessoas tem suas condutas e tentar ou esperar mudá-las só gera decepção, desapontamento... mas esse hexagrama derivado está me intrigando... como devo encará-lo???

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida MissDuda,

um relacionamento que lhe faz sentir dor e tristeza, que a aflige muito. Não espere uma mudança para melhor rapidamente. A mudança ou melhor o Retorno da Luz virá no momento certo. A ordem será restabelecida aos poucos. O sábio diz que você tem consciência do mal nesse relacionamento e que para realizar mudanças deve se posicionar de uma forma correta diante da vida. Sua consciência é clara sabe muito bem como deve agir e o que pode e deve fazer para que o Retorno da Luz acontece. paciência! ninguém é perfeito... O uso da força não resolve o problema. Nada de brigar com ele, mesmo que você tenha razão. Se realmente tiver razão deixe a Luz Retornar que no momento certo o mal é vencido. Você triunfará! É como se você estivesse vivendo no inverno e o sábio esta lhe dizendo calma a primavera vem aí,espere poe ela... Ela virá!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog