.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 42. I / Aumento.



             A ajuda chegou. Infle o coração de agradecimento e alegria.

Este hexagrama significa que estamos num vigoroso movimento em direção ao progresso.

Estamos sendo ajudados pelo Poder Superior, o que nos coloca numa posição de força e com uma grande independência interior. Agora, o progresso chega mais facilmente, se comparado a outras épocas de nossas vidas, nas quais havia muitas obstruções. A chegada do progresso, porém, não nos autoriza a relaxar. O I Ching nos lembra que essa fase não dura para sempre. Por isso, devemos seguir em frente, sem cair na tentação da lassidão, da arrogância ou da indiferença.

O hexagrama também nos fala que o sacrifício daqueles que estão numa posição superior traz benefícios para quem está embaixo. Portanto, é preciso manter a humildade e a tolerância, compreendendo os erros e as limitações alheias. Nem todos progridem na mesma velocidade nem têm as mesmas habilidades. Não devemos jamais rotular alguém de incorrigível. Pelo contrário, devemos tentar ajudá-los, reconhecendo que nós também já tivemos momentos de pouco progresso.

Manter a humildade nesta fase de "aumento" requer um olhar menos impiedoso sobre os outros. Não adianta julgá-los pelas aparências ou pelos erros que cometem, mas sim descobrir o que eles ainda podem vir a ser, o potencial de coisas que existe dentro deles.

A humildade também está em aceitarmos o fato de que só chegamos aonde chegamos graças à ajuda do Sábio. Portanto, devemos manter a mente aberta a ele e seus ensinamentos. Só assim a linha do progresso seguirá em frente e o coração firme na prática do bem. Mas para isso é fundamental que haja perseverança e humildade, diz o I Ching. E não devemos nos preocupar se nossas idéias não são reconhecidas.

Quem permanece fiel a si mesmo, e for puro de coração, será reconhecido mais cedo ou mais tarde.                 

Perseverança e Humildade!
Texto elaborado por Wu Fang.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog