.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 45. Ts'ui / Reunião.



   Não duvide. Confie na sua fé, nos seus princípios e na chegada da Paz.


Este hexagrama nos aconselha a ficarmos preparados para a discórdia, quando as pessoas se reúnem em grupos, e para o surgimento de imprevistos. Sua mensagem se dirige aos que assumiram ou estão prestes a assumir uma liderança. Esses precisam de firmeza de caráter para lidar com a situação.

Para o I Ching, sempre estaremos liderando algum grupo. Nosso papel no grupo não é paternalista, não nos cabe indicar caminhos, dar conselhos ou determinar comportamentos. Nossa função é apenas seguir o bem dentro de nossa própria vida. Automaticamente, sem termos que fazer força nenhuma, a mensagem será transmitida aos demais.

A verdadeira liderança não é aquela instituída formalmente, mas sim a que exercemos naturalmente quando nos relacionamos com firmeza e simplicidade. O líder pode ser homem, mulher, jovem ou velho. Não importa. O importante é que, ao recebermos as orientações do Sábio, automaticamente assumimos uma responsabilidade sobre os demais. Temos a função de orientar quem ainda não galgou os mesmos degraus que nós. Isso, porém, ocorre de forma natural, sem que tenhamos que assumir um posto oficial de líder. É comum também recebermos este hexagrama como um lembrete de que não podem se realizar grandes coisas enquanto não adquirirmos estabilidade interior. Eventos externos não podem atrapalhar nosso percurso, levando-nos a vacilar, a duvidar de nosso Eu Interior. 

Também podemos receber este hexagrama se estivermos desapontados por não termos alcançado o progresso esperado. Precisamos compreender, porém, que, antes das mudanças óbvias, precisam acontecer as invisíveis. Cada coisa acontece no seu tempo devido. O Sábio diz que o progresso é alcançado a passos miúdos, que não podem ser medidos nem observados por nosso ego. Enquanto isso, devemos manter a atitude de espera.

Texto elaborado por: Wu Fang.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog