.

.

Visualizações de páginas

A Insensatez Juvenil




Meu primeiro encontro com o I Ching foi curioso. Insisti tanto com meu primeiro mestre de oráculo, para que consultasse o I Ching para mim, que o I Ching respondeu com o Hexagrama (4) rsrsrs. Eu tinha 15 anos (agora estou com 48 anos).

Julgamento: "A Insensatez Juvenil tem sucesso. Não sou eu quem procuro o jovem insensato, é o jovem insensato quem me procura." (Hexagrama 4. Meng)

Jung diz que o I Ching é indicado para os amantes do autoconhecimento e da sabedoria.

Quem pratica meditação que é um caminho de auto-transformação que utiliza a auto-observação, estará mais apto para compreender as mensagens do Livro das Mutações. 

"Praticante do Tao precisa ter pureza no coração, equilíbrio no caráter, plenitude na sinceridade e firmeza na decisão.” Agindo assim entramos em contato com o Tao do I Ching, não importando quanto tempo temos de estudo.

Liu I-ming fala a respeito do Tao normal: "Nada há de estranho no Tao. Quem tem gosto pelo estranho já se perdeu na estrada. O vívido simbolismo dos textos Taoístas é somente... Simbolismo.

Ditados e provérbios comuns estão em concordância com o Tao dos sábios. O misterioso e maravilhoso Plano Interior é perfeitamente óbvio, mas o ignorante não o contempla com cuidado."

Boa Fortuna!

Carla Cristina Filizzola.


Hexagrama 37. Chia Jen / A Família



Confie na rede de afetos construída ao longo da vida. Ela lhe sustentará.


Sun sobre Li   
Vento sobre Fogo

A energia que vem do calor do fogo faz mover o vento.

Este hexagrama nos fala sobre os relacionamentos corretos dentro da família. Também pode se referir à família espiritual, ou seja, o relacionamento da própria pessoa com o Sábio.

Um provérbio Chinês diz que, se você quer corrigir o mundo, primeiro deve corrigir o Estado; se quer corrigir o Estado, primeiro deve corrigir a família; se quer corrigir a família, primeiro deve corrigir a si mesmo. Baseado nisso, o I Ching diz que a autocorreção é um trabalho da mais alta importância. Quando se corrige a própria atitude, é possível operar mudanças nas atitudes dos outros.

O hexagrama nos lembra também que a melhor maneira de influenciar os outros é através da força da verdade interior, sem auto-afirmação. Não se deve tentar uma liderança à base de arrogância e conflito. Isso remete a outro provérbio Chinês que diz: "Seja como a água. Ela é suave, porém tem uma força irresistível". Do ponto-de-vista do I Ching, é preciso que a pessoa não se coloque no topo ou na frente. Devemos estar sempre prontos para uma retirada, caso o momento exija.

Ao mantermos uma atitude neutra, somos chamados espontaneamente à ação. A verdade interior que transmitimos às pessoas é a chave dos relacionamentos. Não precisamos tentar convencer ninguém nem dizer o que as pessoas devem ou não fazer. A verdade superior emergirá no momento oportuno para cada um. Mas é importante que não desacreditemos dela. Acreditar significa eliminar a descrença e permanecermos pacientes na espera e no lidar com as nossas próprias falhas e com as dos outros. Ao aceitarmos nossos erros e nos dispormos a humildemente corrigi-los, estamos dando um passo para, quem sabe, corrigir o mundo. Não devemos, porém, ter essa meta, o que só tornaria o caminho nebuloso. Mas precisamos estar conscientes de que a coisa mais básica e vital a se fazer é nos corrigir.            
 
(Texto de  Wu Fang)

Força Interior e Coragem!

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog