.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 4. Meng / A Insensatez Juvenil



Tenha humildade para aceitar que existe o TAO. Confie nele.


Este hexagrama fala do relacionamento entre o Sábio, que fala através do I Ching, e a pessoa que o consulta. O Sábio só virá em nossa ajuda se tivermos uma atitude correta, se confiarmos no Poder Superior, no TAO. Se formos céticos, cínicos ou hostis, ele permanecerá distante e as resposta serão sempre incompreensíveis. Na medida em que somos descrentes, bloqueamos qualquer ajuda que possa vir do Sábio. Ele não ajuda a quem não tem humildade e mente aberta.


Ao consultarmos o I Ching, devemos nos livrar das idéias preconcebidas. Elas dificultarão o aprendizado e a solução do problema que nos aflige. É preciso também superar o medo que temos das respostas do I Ching. É como se elas pudessem destruir as nossas defesas, como se fôssemos incapazes de enfrentar uma determinada verdade. Cada vez que consultamos o I Ching, temos uma nova lição. Se consultamos constantemente, então, cada lição deve ser concluída em breve espaço de tempo.


Se o consultamos uma vez por ano, a lição talvez requeira bem mais tempo para ser compreendida. Essas lições, obviamente, não acontecem apenas através do I Ching, embora ele seja uma espécie de lanterna que nos permite atravessar o caminho de forma mais segura.


Às vezes, este hexagrama nos fala também da tendência a pensar que não há um meio de superar os obstáculos. Mas a melhor maneira de superá-los é através da perseverança, apegando-nos ao que já sabemos que é correto. O Sábio, na verdade, não nos dá respostas imediatas. Ao contrário, desdobra cada passo a ser dado num longo caminho. O difícil é superar os medos, deixar a insensatez juvenil de lado e entender o que o Sábio quer dizer. Para isso, é preciso aceitar as próprias fraquezas e erros, com modéstia e bondade. Assim, ficará mais fácil entender também as fraquezas e erros alheios e, conseqüentemente, atrair outras pessoas ao caminho superior.

Texto elaborado por Wu Fang.


Expansão e Boa Sorte!


4 comentários:

fabi disse...

Adorei seus textos sobre os hexagramas, mas é uma pena que vc parou no hexagrama 19. POr quê ? Gostaria de ver todos os hexagramas descritos por vc pois conseguiu ilustra-los de uma maneira simples e bem compreensivel. Pense nisso e termine o trabalho que começou.
Boa sorte !

Carla Filizzola disse...

Querida Fabi,

Os textos não são meus. São de Wu Fang. Com certeza vou postar os 64 hexagramas.

Fico feliz que tenha aproveitado os comentários sobre os hexagramas.

Que o Tao lhe seja generoso!

Carla Filizzola.

Nande disse...

Gosto muito dos textos deste blog, mais ainda faltam as interpretações de alguns hexagramas.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações Nande,

Todos os 64 hexagramas do Livro das Mutações com interpretação de Wu Fang foram postados no Blog.

Aproveite e bom estudo.

Sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Pesquisar neste blog