.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 30. LI / Aderir (Fogo)


                                          LI sobre LI - Fogo sobre Fogo

A Imagem:

O Sol difunde sua luz e ilumina todo o mundo natural. A Luz prende-se aos objetos e torna-os brilhantes. Da mesma forma, as pessoas grandes iluminam todos os que estão em volta delas, penetrando na verdadeira natureza do homem.
Tente ver além das chamas do fogo
E da fumaça das nuvens.

Este Hexagrama diz respeito ao desengajamento. Ao não nos engajarmos nas situações, obtemos a clareza necessária para enxergar a verdade. A imagem do fogo aderindo a algo para queima-lo simboliza a atitude necessária, se quisermos manter a clareza mental.
Quando existe a ameaça da dúvida, devemos aderir ao que já aprendemos e confiar no Poder da Verdade. Nos momentos de hesitação, chegamos a duvidar de nós mesmos, da nossa capacidade, de tudo o que aprendemos e da ajuda do Sábio. Mas justamente nesses momentos precisamos perseverar. Se os eventos e as pessoas parecem ruins, temos que lembrar do potencial para o bem que ainda possuem.

O Hexagrama nos diz ainda que precisamos manter a mente aberta. Por mais impossível que nos pareça a melhora de uma determinada situação, ela pode acontecer se estivermos firmes e independentes na nossa atitude. Ou seja, abertos a qualquer possibilidade, sem tirar conclusões antecipadas. Afinal, o curso dos acontecimentos é imprevisível e, muitas vezes, em ziguezague.
Essa atitude de aceitação requer um alto grau de docilidade. Devemos abdicar de toda resistência ao que está acontecendo e não rejeitar a situação. Aceitar cada virada e reviravolta, por mais que causem dissabores e frustrações, simplesmente porque elas serão úteis ao nosso progresso. Aderindo docilmente ao que há de bom em nós e nos outros, podemos nos manter afastados dos elementos inferiores.

A docilidade requer também que não julguemos as coisas somente pela aparência.
Ao agirmos assim, perdemos o senso da verdade interior. É preciso apegar-nos à perspectiva de que as coisas são como têm de ser, com propósitos que não podemos enxergar. A docilidade permite que sejamos mais compreensivos e pacientes conosco e com os outros.

Texto de - Wu Fang


5 comentários:

Bruninha disse...

oi, há algum tempo venho consultando o I Ching que sempre me é muito verdadeiro, mas hoje estou em uma situação problemática no meu casamento, a separação, e ao perguntar se devo confiar que a situação irá tomar um rumo de união recebi este hexagrama, com linhas mutáveis : 1,3,5 e 6.
pode me ajudar a entender?

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Bruninha,

Primeiro o sábio no hexagrama (30) LI – revela como está a situação de vocês. O hexagrama derivado da mutação é o hexagrama (45) TS’UI é a tendência de futuro.

No hexagrama (30) vocês vivem uma situação de dependência emocional, que não é auspiciosa para quem quer viver em sabedoria. Lamentando, chorando o passado, erros cometidos, atitudes erradas. Deixe o arrependimento tomar conta do seu coração. Se arrependa de verdade dos erros cometidos. Procure corrigir tudo que estiver em desarmonia em sua conduta e no seu relacionamento. Essa tristeza limpará todos os erros, toda a impureza de seu coração.

A tendência de futuro do seu relacionamento, depois de um tempo que pode ser longo é que a verdade será revelada. Se você puder perdoar... Não será o fim, mas um novo começo.
O sábio diz: “Nenhuma culpa”. Para quem sabe perdoar e buscar um relacionamento repleto de solidariedade.

Que o Tao lhe abençoe com a tranquilidade e harmonia!

Carla Cristina Filizzola.

Dave6165 disse...

Oi Carla tudo bom ?
Olha eu aqui de novo perambulando no seu blog.
Da ultima vez que lhe visitei (Hexagramma 27) a minha situação evoluiu no sentido que teve que adiar aquela viajem que ia fazer devido a um problema de saúde, mas nada grave.
Mas é só adiada, ainda ta de pê.
To tentando a cada dia me desligar um pouco dos sentimentos de apego que resultaram da minha separação, mas ainda estão presentes, de forma mais leves mas estão.
Pra isso que não vejo a hora de ficar bom para poder viajar e recomeçar em outro lugar, aqui me sinto meio preso, mas por enquanto tenho que esperar.
Hoje joguei os Ching de novo para esclarecer-me mais ainda sobre essa mudança que sinto extremamente necessária na minha vida.
No caso a pergunta era sobre o comportamento que tenho que manter no meu interior,
alem da viajem, preciso mudar algo de mim, alguma visão errada de toda essa situação que ta acontecendo comigo ?
A resposta foi esse hexagramma 30 com o 9 na ultima linha em cima.
A resposta que li no meu livro do Ching foi bastante esclarecedora, depois entrei no seu blog para ler a respeito, já virei fan…
Se fala mas o menos as mesmas coisas que no meu livro mas com outras palavras, também fiquei satisfeito.
A única duvida foi essa linha do 9 que não consegui muito decifrar e também se devo levar em consideração a mutação para o hexagramma 13.
Do alto da sua experiência em matéria pode esclarecer o acrescentar algo ?
Obrigado pela paciência !
Aquele abraço

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Dave.

Posso interpretar dessa maneira simples como é a sabedoria. Mantenha o mal a distância. o mal neste caso seria um comportamento muito rígido ou severo conosco e com as outras pessoas. Pode impor disciplina ao seu comportamento, porém não exija demais de você mesmo. Se perdoe quando errar, assim como também procure perdoar as outras pessoas. Uma linha tênue deve ser mantida... Disciplina, perdão, auto-aperfeiçoamento sem se punir. Buddha e o I Ching ensinam o mesmo "Caminho do meio" que sei que conhece bem e não preciso ficar explicando. Lembra da corda do instrumento musical? Pois é isto mesmo,este ensinamento maravilhoso de Buddha.

no caso de sua pergunta em busca de orientação para o comportamento correto, pode sim considerar o hexagrama (55) como derivado é não o hexagrama (13). Atenção quando for fazer a mutação para o hexagrama derivado.

No hexagrama (55) que é o hexagrama derivado do (30)nove na sexta posição, o sábio esclarece que o Trovão eleva-se do fogo, isto significa que você esta prestes a iniciar um novo ciclo em sua vida onde sua energia criativa será ativada, sinal de grande mudança, uma transformação criativa. Não tenha medo de agir sozinho,não tema nada,não precisa, sem luto! Aproveite o tempo mudando e tome uma atitude. Quando Buddha compreende que o caminho é o Meio,ele muda mesmo que sozinho. É isto? Então, é assim que é o comportamento correto. Não precise da opinião dos outros e nem da aceitação. Se não agir assim o Caminho se fecha.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Dave6165 disse...

Oi Carla bom dia.
Obrigado pela sua resposta e esclarecimento.
Poxa…foi rever o meu livro do Ching e realmente fiz um erro de conjunção do trigrama inferior com o superior.
O derivado é o 55 !
Ainda bem que existe o seu blog.
Sim com certeza conheço o ditado do instrumento musical, para tocar bem as cordas não devem ser nem muitos esticadas, nem muitos frouxas.
Talvez esteja esticando demais essas cordas, provavelmente devo afrofouxa-lãs um pouco.
É que nesse momento me encontro numa situação um pouco costrengedora por várias motivações.
Teve que adiar aquela minha viajem para Maio e aqui me sinto meio que preso, porque sinto a minha vida que não anda, como se parou no tempo.
Ainda muito obrigado pela ajuda nas interpretação do Ching e pela dedicação.
Quando voltar ao Brasil espero um dia poder agradecer e conhece-lá pessoalmente, você parace ser um pessoa cheia de luz e sabedoria !
Aquele abração !

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog