.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 6. Sung / Conflito





Pare de questionar tudo. Em vez de perguntar sobre a vida, Encante-se com ela.




Um conflito nos faz questionar por que as coisas são como são e o que devemos fazer. O problema é que, quando procuramos respostas abrangentes ou tentamos alcançar a segurança do conhecimento, deixamos de acreditar que o Criativo mostrará o caminho quando chegar o momento certo. Este conflito interno é causa de todas as outras formas de conflito. Por isso, devemos evitá-lo.


Receber este hexagrama é a confirmação de que estamos em conflito interno. Tomados pelo medo e pela dúvida, desejamos respostas que satisfaçam as nossas necessidades emocionais, que nos dêem segurança a respeito do mundo. Quando nos encontramos nesse estado, porém, o aconselhável, segundo este hexagrama, é justamente parar de questionar e de tentar obter respostas.


Não adianta tentar ir até o fim de um problema apenas para nos livrarmos dele e da ambigüidade gerada pela situação. "Ir até o fim" de um problema, na verdade, está longe de ser uma solução porque se trata de uma atitude voluntariosa, que tem como objetivo apenas se livrar da pressão.


A solução para o problema surge quando justamente nos desligamos emocionalmente dele. Aí é que surge a real perspectiva. Emaranhados no conflito interno, somos incapazes de ver que o Sábio e o Destino trabalham juntos a nosso favor. O Sábio guia, enquanto que o destino determina a maneira pela qual os fatos se desenrolam.


No conflito, podemos também estar indecisos em relação a que caminho tomar. Entretanto, quanto mais insistirmos na questão, mais nebulosa ela se mostrará aos nossos olhos. É preciso desligar-se do problema e, então, a solução surgirá por si mesma. Se já tomamos uma decisão e ultrapassamos a encruzilhada, não devemos olhar para trás. Temos que avançar sempre. Se cometermos um erro, nossa sincera vontade de acertar neutralizará seus maus efeitos.


Longevidade!

Texto de Wu Fang.


10 comentários:

Lucilene disse...

Você consegue ser, dizer e fazer o que sonho para mim. Que receba as bençãos que oferece e proporciona aos outros.

Carla Filizzola disse...

Querida Luciene,

Que o Tao lhe abençoe com a paz, saúde, longevidade!

Namastê!

Carla Filizzola.

Andréia Monteiro Ribeiro disse...

Carla, Deus abençoe seu trabalho, que consegue "traduzir" de forma tão maravilhosamente simples e clara as palavras/orientações do I Ching.. Sinto como se alguém extremamente generoso e sábio me aconselhasse amorosamente. No caso desse hexagrama, eu justamente me "torturava" sobre um erro cometido e as palavras finais de seu texto, simplesmente, esclareceram TUDO e me fizeram compreender e seguir em frente. Deus lhe abençoe e permita que vc continue com seu trabalho, aprendendo, enquanto auxilia sempre.

Jurema disse...

Carla, seu trabalho é maravilhoso e abençoado.
Nunca me deixou sem uma resposta, mesmo que muitas vezes não fosse o que eu queria ouvir, mas sempre me respondeu com muita delicadeza o que eu precisava ouvir. Hoje, me sentindo muito triste e confusa, perguntei qual o caminho que deveria seguir e a resposta foi o hexagrama 6 que me deixou muito emocionada. Que Deus a abençoe sempre!!

carlos andre gomes disse...

Estive por aqui e fui ajudado! Obrigado pelo acolhimento. Quando fazemos um integro trabalho, saímos do isolamento e somos um com o outro nesse universo. Foi assim que me senti por aqui, acolhido pela sua boa vontade e integridade. Obrigado! Bençãos em sua vida!

Telma Argolo Telma disse...

Incrível como suas palavras tocam o coração!!
Trafuzem o iching como jamais vi antes de chegar aqui!
Obrigada

Angelica Correa de Moraes disse...

Oi Carla, obrigada pelas postagens tão preciosas! Gostaria de te perguntar como faço para enviar uma duvida para você, pois o meu email está errado no seu blog, Muita paz Angelica

Telma Argolo Telma disse...

Nossa vc e o sábio! Tocou minha alma!!
Vc e inspirada!
Parabéns

Julliana M disse...

Carla minha amada amiga iluminada! Gratidão!!!

Alessandra Oda disse...

Me ajudou muito sua interpretação deste hexagonal. Realmente consegue traduzir em palavras sentimentos tão sutis. Parabéns!

Pesquisar neste blog