.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 14. TA YU / Grandes Posses

Finalmente a luz se fez e já é possível compreender o que se passa à nossa volta.


Este hexagrama se refere ao estado de serenidade e independência interior que atingimos quando perseveramos e tentamos encontrar o caminho correto. Neste estado, somos a manifestação do Poder Superior. A independência interior é um bem adquirido após superarmos a autopiedade.

O caminho correto é um bem adquirido ao abdicarmos de atos equivocados.


O Hexagrama revela que se, de fato, possuímos alguma coisa ela não pode ser perdida ou destruída.


O que ganhamos - o progresso conquistado com esforço árduo - não pode ser perdido, ainda que haja recuos temporários. Rupturas em nossos relacionamentos, por exemplo, podem ser uma oportunidade para uma melhoria de atitudes e aprendizado.


O que o I Ching chama de "Grandes Posses" tem a ver com clareza mental, desprendimento e segurança interior. Não é algo que possamos simplesmente criar, usando nosso esforço. Ocorre quando nos encontramos em harmonia com o Cosmo. Essa harmonia existirá enquanto seguirmos o que é bom e verdadeiro. Diante do mal, devemos nos acautelar para que os elementos inferiores não nos contaminem.


A conquista de "Grandes Posses" é um encontro com o Criativo. Uma vez que isso aconteça, é importante não abusar do poder assim gerado. Existe o perigo de ficarmos demasiado duros, esquecendo que tudo o que conquistamos não foi fruto apenas de nosso esforço. Só conseguimos o que conseguimos graças ao Poder Superior. Ele é o responsável por nosso sucesso. Não devemos também cair na tentação de esquecer a modéstia. É o cultivo da modéstia e da independência interior que nos manterá no caminho do sucesso.


Devemos nos manter afastados, não aceitando as lisonjas nem aceitando desafios que nos levem a atitudes defensivas. Aqueles que tentam nos desafiar emocionalmente devemos deixar seguir o seu caminho.

Texto elaborado por Wu Fang


Expansão e Sucesso!

10 comentários:

Nayre disse...

Obrigada pela clareza com que interpreta o I Ching. Adorei conhecer seu espaço. Vida longa para ele!

Nande disse...

Que bom encontrar este blog. Traz as explicações mais claras e altas sobre as interpretações dos hexagramas. E simples, o que é melhor, sem tanto hermetismo como é frequente em se tratando de I-Ching. Parabéns, você presta um serviço inestimável!

Paloma disse...

Este blog me ajuda tanto...

Jeruza Rosário disse...

Muito obrigada por tantos esclarecimentos acerca do IChing de forma tão lúcida e delicada...Muito obrigada!!!

carmem disse...

Obrigada querida. Você é iluminada!
Grande abraço

Sol da Silva disse...

Oi Carla, muito obrigada pela luz que deixa em seu blog. É uma riqueza!
Estudo o I Ching a algum tempo e sempre olho aqui também.
Gostaria de tirar uma dúvida com você em relação a uma pergunta que fiz. A algum tempo meu namoro terminou por algum mal entendido, é o que meu coração diz. Ele não fala comigo de jeito nenhum, diz que não consegue. É confuso. Perguntei ao I Ching "Qual o futuro do nosso relacionamento", para saber se é o meu cominho e devo persistir. O resultado é o hex 14 (linha 9 na 6ª).
Paz e amor na sua vida!
Meu abraço.

Luíza Milena Espíndola disse...

Muito Obrigada, Carla!Contemplando à luz de suas palavras!

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações Sol da Silva,

Pode tranquilizar teu coração. O oráculo diz que você receberá bênçãos e o relacionamento se estabelecerá em felicidade. Tudo ficará bem!

Grandes Posses na sexta posição é felicidade para vocês. O Céu protege você e seu parceiro. Caminho aberto para o relacionamento. O Oráculo diz: "Nada que não seja favorável". Confúcio fala a respeito dessa posição: "Abençoar significa ajudar". Boa fortuna!

Que vocês sejam felizes!

Carla Cristina Filizzola.

Nadia Farmacêutica disse...

Gratidão. Amo a forma como apresentas as interpretações. Tão claro!

CÍNTIA PAIVA disse...

Gratidão!!! Complementou em muito a leitura do hexagrama!

Pesquisar neste blog