.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 14. TA YU / Grandes Posses

Finalmente a luz se fez e já é possível compreender o que se passa à nossa volta.


Este hexagrama se refere ao estado de serenidade e independência interior que atingimos quando perseveramos e tentamos encontrar o caminho correto. Neste estado, somos a manifestação do Poder Superior. A independência interior é um bem adquirido após superarmos a autopiedade.

O caminho correto é um bem adquirido ao abdicarmos de atos equivocados.


O Hexagrama revela que se, de fato, possuímos alguma coisa ela não pode ser perdida ou destruída.


O que ganhamos - o progresso conquistado com esforço árduo - não pode ser perdido, ainda que haja recuos temporários. Rupturas em nossos relacionamentos, por exemplo, podem ser uma oportunidade para uma melhoria de atitudes e aprendizado.


O que o I Ching chama de "Grandes Posses" tem a ver com clareza mental, desprendimento e segurança interior. Não é algo que possamos simplesmente criar, usando nosso esforço. Ocorre quando nos encontramos em harmonia com o Cosmo. Essa harmonia existirá enquanto seguirmos o que é bom e verdadeiro. Diante do mal, devemos nos acautelar para que os elementos inferiores não nos contaminem.


A conquista de "Grandes Posses" é um encontro com o Criativo. Uma vez que isso aconteça, é importante não abusar do poder assim gerado. Existe o perigo de ficarmos demasiado duros, esquecendo que tudo o que conquistamos não foi fruto apenas de nosso esforço. Só conseguimos o que conseguimos graças ao Poder Superior. Ele é o responsável por nosso sucesso. Não devemos também cair na tentação de esquecer a modéstia. É o cultivo da modéstia e da independência interior que nos manterá no caminho do sucesso.


Devemos nos manter afastados, não aceitando as lisonjas nem aceitando desafios que nos levem a atitudes defensivas. Aqueles que tentam nos desafiar emocionalmente devemos deixar seguir o seu caminho.

Texto elaborado por Wu Fang


Expansão e Sucesso!

4 comentários:

Nayre Jones disse...

Obrigada pela clareza com que interpreta o I Ching. Adorei conhecer seu espaço. Vida longa para ele!

Nande disse...

Que bom encontrar este blog. Traz as explicações mais claras e altas sobre as interpretações dos hexagramas. E simples, o que é melhor, sem tanto hermetismo como é frequente em se tratando de I-Ching. Parabéns, você presta um serviço inestimável!

Paloma disse...

Este blog me ajuda tanto...

Unknown disse...

Sempre procuro seu blog para tirar minhas dúvidas. Adoro. Desta vez fiquei em dúvida, por favor, se puder me ajudar agradeço.
Minha pergunta foi se é favorável aceitar uma oferta de compra de nossa casa num valor muito menor do que a casa vale. Estamos passando por uma crise financeira no momento. Tirei 9 na 2⁰ e 3⁰ também. Desde de já sou grata.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog