.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 42. I / Aumento.



             A ajuda chegou. Infle o coração de agradecimento e alegria.

Este hexagrama significa que estamos num vigoroso movimento em direção ao progresso.

Estamos sendo ajudados pelo Poder Superior, o que nos coloca numa posição de força e com uma grande independência interior. Agora, o progresso chega mais facilmente, se comparado a outras épocas de nossas vidas, nas quais havia muitas obstruções. A chegada do progresso, porém, não nos autoriza a relaxar. O I Ching nos lembra que essa fase não dura para sempre. Por isso, devemos seguir em frente, sem cair na tentação da lassidão, da arrogância ou da indiferença.

O hexagrama também nos fala que o sacrifício daqueles que estão numa posição superior traz benefícios para quem está embaixo. Portanto, é preciso manter a humildade e a tolerância, compreendendo os erros e as limitações alheias. Nem todos progridem na mesma velocidade nem têm as mesmas habilidades. Não devemos jamais rotular alguém de incorrigível. Pelo contrário, devemos tentar ajudá-los, reconhecendo que nós também já tivemos momentos de pouco progresso.

Manter a humildade nesta fase de "aumento" requer um olhar menos impiedoso sobre os outros. Não adianta julgá-los pelas aparências ou pelos erros que cometem, mas sim descobrir o que eles ainda podem vir a ser, o potencial de coisas que existe dentro deles.

A humildade também está em aceitarmos o fato de que só chegamos aonde chegamos graças à ajuda do Sábio. Portanto, devemos manter a mente aberta a ele e seus ensinamentos. Só assim a linha do progresso seguirá em frente e o coração firme na prática do bem. Mas para isso é fundamental que haja perseverança e humildade, diz o I Ching. E não devemos nos preocupar se nossas idéias não são reconhecidas.

Quem permanece fiel a si mesmo, e for puro de coração, será reconhecido mais cedo ou mais tarde.                 

Perseverança e Humildade!
Texto elaborado por Wu Fang.

4 comentários:

Raquel disse...

Carla, consulto regularmente seu site que me ajuda a melhor entender o I Ching. Gostaria de uma ajuda para interpretar o seguinte oráculo: perguntei sobre as potencialidades de um projeto de estudo no exterior e recebi o hexagrama 42 com mutação nas linhas 4 e 6. Grata

Raquel disse...

Carla, consulto regularmente seu site e te agradeço. Gostaria de uma ajuda para melhor interpretar o seguinte oráculo: perguntei sobre as potencialidades de uma viagem longa para estudos no exterior e recebi o hexagrama 42 com mutação nas linhas 4 e 6. Grata.

Cris Borges Estética disse...

Boa noite Carla, gostaria que me ajudasse a esclarecer o hexagrama 42.
Perguntei se o Homem que eu amo me perdoará pelo erro que cometi e se temos chance de reconciliação Saiu o hexagrama 42 com a quarta e sexta linha mutável.
Obrigada
Adoro seu Blog e me ajuda bastante

Sofia70 disse...

Carla, admiro muito seu trabalho. Poderia me ajudar? Tenho enfrentado período atribulado em meu trabalho com muitas mudanças drásticas que têm afetado meu equilíbrio interior e me deixando muito ansiosa.. Consultei o I Ching que me enviou o hexagrama 41 linha móvel na sexta posição. Como posso interpretar essa resposta?

Grande abraço,

Sophhie

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog