.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 44. Kou / Vir ao Encontro.



Não se deixe seduzir por algo que lhe tire do caminho da serenidade.


Este hexagrama nos lembra que devemos ter a mente aberta, sermos tolerantes e pacientes com quem se aproxima de nós. Mas o I Ching aconselha que não ultrapassemos uma determinada linha, ou seja, se essa aproximação implicar uma renúncia de nossos princípios, não devemos prosseguir. Da mesma forma, devemos sempre nos perguntar se um envolvimento nos levará além dos limites do comportamento correto. Se a resposta for positiva, é preciso recuar.

O recebimento deste hexagrama geralmente indica estarmos abrigando idéias incorretas, sedutoras ou lisonjeadoras. Essas idéias são como uma moça atraente que se oferece ao rapaz sem mostrar resistência. Num primeiro momento, o rapaz pode achar o evento muito bom, mas, se parar para avaliar melhor a situação, talvez desconfie de que há algo errado. Não podemos nos deixar seduzir por idéias e acontecimentos envaidecedores. A sedução do poder pode ser fatal para quem quer trilhar o "Caminho Superior" que é o da modéstia e da simplicidade.

Assim como a moça atraente, as tentações, muitas vezes, nos parecem inofensivas. Mas, quando as levamos a sério, assumem o controle da situação porque ativam o ego. Para minar esse poder, temos que retornar à humildade e não reagir ao ego dos outros. Se identificarmos o mal no outro, não devemos reagir. Os insultos não devem sequer ser ouvidos porque, caso contrário, o ego adquirirá cada vez mais forças.

Para controlar o ego, o I ching aconselha-nos a não ouvir suas queixas. Deixe-o se lamuriar à vontade como criança mimada que é de fato. Se dermos atenção a ele, acontecerá como no caso da criança mimada, que fica ainda mais pirracenta e se sentindo muito poderosa. Afinal, conseguiu mobilizar os que estavam à sua volta. Tudo isso requer, claro, muita disciplina. É ela que nos levará ao encontro do Poder Superior.

 
 
 
Texto elaborado por Wu Fang.

21 comentários:

Vinícius Bezerra disse...

Incrível como seus textos clarificam os comentários dos hexagramas presentes no I Ching de Richard Wilhelm!

Parabéns e obrigado!

:)

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações Vinícius,

Os textos de Wu Fang são esclarecedores. Uma coletânea do que a de melhor da literatura do Livro das Mutações. Com sua experiência Wu Fang pode clarear os hexagramas com muito conhecimento do Tao do I Ching, porém lembrando que é uma interpretação genérica do hexagrama.

Para uma consulta mais profunda é preciso analisar o Julgamento e as linhas retiradas no lançamento das moedas ou na divisão das Varetas.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Olá, conheci o I ching há alguns anos, mas sempre busco textos além do Wilhelm para compreendê-lo melhor e seu blog tem sido muito esclarecedor. Mas ainda não consegui entender a primeira linha do hexagrama 44 e nem a quarta. Você poderia me ajudar Carla? Desde já agradeço. Rose.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações Rose,

O Hexagrama Kou apresenta-se em seu sentido mais amplo: O de que uma certa vigilância é necessária na vida social ou pessoal.

Seis na primeira posição significa: Que a negligência ou a desatenção diante de um perigo ainda aparentemente fraco devem ser temidas. A rapidez do crescimento do elemento obscuro é diretamente proporcional ao esquecimento ou ao não reconhecimento de sua importância. E sobretudo a relação de influência com a a quarta posição que está em causa, já que a relação com a segunda posição tem antes a significação de um freio.

Seis na primeira posição significa que devemos agir com maior firmeza, ou maior clareza.

Nove na quarta posição significa que devemos procurar agir com suavidade.

Claro que depende muito da pergunta para que possamos interpretar corretamente a orientação do sábio. Os hexagramas podem ter várias interpretações conforme a pergunta feita ao oráculo. Quando quiser que eu faça a interpretação, sugiro que procure revelar a pergunta feita, então poderei garantir a orientação correta.

Sempre em contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

Andreia Sanches - Andy disse...

Oi Carla! Boa noite!
Numa pergunta direta ao sábio, como: ELE ME AMA, o hexagrama 44 quer nos dizer exatamente o que? Poderia me orientar? Obrigada, como sempre! Bjss

Alessandra Araujo disse...

Oi, Carla!

Sempre que posso eu leio seus comentários sobre o I Ching, sempre pertinentes.

Hoje eu fiz uma consulta on line (não sei se verdadeiramente atuam com a mesma sincronicidade de uma consulta presencial) e caiu esse hexagrama, que me causou um certo medo, pois não sei como interpretá-lo com relação à minha questão. Se você puder me ajudar, ficarei super grata.

A minha questão relaciona-se ao fato de que recentemente iniciei um namoro com um homem, mas comecei a sentir incômodos energéticos, é uma pessoa ainda pressa ao passado, enfim, fiquei insegura, meio que fora do meu eixo. Perguntei ao I Ching o que poderia esperar desse relacionamento, pensei firme nele e saiu o hexagrama 44. O que significa?

Muito obrigada desde já,

Alessandra

Carla Cristina Filizzola disse...

Querida Andreia,

Não fique preocupada com a resposta que vou lhe dar, porém também não deixe de ter consideração com o que vou escrever. Procure o caminho do meio até ter certeza do oráculo.

Estou dizendo isto, pois sua consulta não obteve linha móvel, então fica mais difícil saber se estamos dizendo a verdade. Observe, análise, pondere o comportamento da pessoa.

A resposta do oráculo é não. Essa pessoa pode estar apenas interessada em seduzi-la. Cautela! Essa pessoa pode não ser tão confiável como se apresenta. As aparências podem enganar.

Que o Tao lhe traga a pessoa certa. Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e luz, Alessandra Araújo.

Como sua intuição esta lhe dizendo, que algo não encontrar-se positivo em seu relacionamento. Procure ter cuidado! O seu parceiro não tem afinidade espiritual com você. O relacionamento de vocês se baseia em algo vazio, em mentiras, ilusões. Não é a pessoa certa para lhe trazer harmonia, paz, amor sincero.

Que o Tao lhe abençoe com a felicidade, verdade, amor!

Carla Cristina Filizzola.

Andreia Sanches - Andy disse...

obrigada Carla.... estou analisando sim... até pq eu sou muito ansiosa e não deixo nem I Ching "pensar" direito.... rsrsr.. mas de qualquer jeito sou bastante pé no chão e para isso procuro observar para concluir... Bjjjsss

VISTO COLETIVO DE ARTE disse...

Olá , Carla
Obrigada pelo blog ! Sou frequentadora assidua..
Estou coordenando um projeto que passou por algumas intempéries... estou no mês que antecede sua execucão final e pedi orientacão ao Sábio para saber que postura deveria assumir para finalizar da melhor maneira possível para todos os envolvidos . Saiu este hexagrama 44 com as linhas móveis I , IV E V . Não estou tendo muita clareza para interpretar . se puder me ajudar serei muito grata !
vcoletivodearte@gmail.com

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz!

O que o sábio está dizendo no hexagrama (44) com mutação para o hexagrama (26)Simples de interpretar é difícil de seguir...rs Mantenha sua tranquilidade exterior e modere sua força interna para obter boa fortuna.

Não preocupe em agradar os outros. Faça o que considera correto. Mantenha-se tranquilo e reservado para permanecer na plenitude de seus poderes. Que poderes são estes? Autocontrole, autodomínio, firmeza, correção, modéstia, calma. Não preocupe-se com o resultado. Importante também, não combater a agressividade das pessoas diretamente. Mantenha a calma, o equilíbrio e a superioridade diante de pessoas difíceis de lidar. Mantenha-se firme. Agindo assim, boa fortuna!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Alessandro Nogueira disse...

Boa noite.
Gostaria de uma ajuda na interpretação.
Tenho um relacionamento que amanha faz 2 anos e estes últimos 10 dias foram muito turbulentos.
Ela esta em fase de estudar, correr atras de sua carreira. Eu já me encontro em outra fase, sou mais velho, querendo me estabilizar com uma pessoa que amo. Isto, há algum tempo gera um conflito entre nós. Somos um tanto diferentes porem gostamos muito um do outro, e isso nos mantem juntos. Especificamente esta semana, foi de muita reflexão para ambos. Já falamos em terminar o relacionamento, porem ela diz que nunca na vida sentiu esse amor, e por isso não gostaria de terminar, quer algo mais leve hoje pra poder cuidar do seu lado profissional. Eu, gostaria de alguem pra estar mais ao meu lado, apesar de compreender esse crescimento profissional dela no momento. Gosto muito dela, é uma mulher muito forte e acho que o amadurecimento ainda vai se desabroxar nela na questão amorosa. O que poderia o oraculo estar dizendo com este hexagrama? Obrigado.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, Alessandro Nogueira.

Preciso saber com certeza, qual foi a pergunta que você fez ao oráculo?
Obteve a resposta como - Hexagrama 44. Céu sobre Vento. Quero saber se obteve linhas móveis ou não?

Aguardo sua resposta!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Ariadne Souza disse...

namaste carla...estou ha alguns anos numa relaçao que aos poucos foi se tornando injusta onde apenas um dita as regras....no auge da minha insatisfacao apelei para o poder superior e perguntei como deveria me portar diante desta situacao e evitar que o descontentamento do ego me desestabilize...obtive o hexagrama 44 com mutacao para o heaxagrama 50.como devo interpretar essa resposta???grata

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações Ariadne,

Você fez duas perguntas ao oráculo em uma. É preciso que você faça da seguinte maneira, pois do jeito que você fez, vai ficar muito difícil a interpretação correta.

Como devo agir com......(nome da pessoa)? Uma pergunta direta e simples recebe uma resposta direta e simples do sábio.

O que fazer para manter meu equilíbrio emocional no momento que estou atravessando?

O que há de errado comigo?

Como devo agir para mudar essa situação?

O que posso esperar de.....(nome da pessoa)?

Esteja aberta e receptiva para as orientações do sábio que fala através do oráculo de I Ching. Então, tudo fica fácil de entender.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Nayre disse...

Meu solzinho.

Paz profunda a você.

Candydarlon! disse...

Olá Carla! Tudo bem? Espero que sim!
Estou estudando o I Ching há pouco tempo e a cada vez mais empolgado e admirado pela sabedoria do Oráculo!

Você pode me ajudar com uma interpretação?
Estou de mudança para o RIo de Janeiro, vou estudar por lá, consegui uma bolsa do SIsu.
No contato com o Oráculo, fiz a seguinte pergunta: "Como se dará minha ida para o Rio de Janeiro?"
Acabei sendo surpreendido por dois hexagramas.
O primeiro a sair foi o 10 A CONDUTA e o segundo este 44 VIR AO ENCONTRO.
Sei que o Rio pode ser uma cidade um tanto quanto perigosa para quem se deixa levar e perde o foco e acredito que esses dois hexagramas tenham vindo me admoestar a me manter concentrado nos estudos e não levar o Rio na brincadeira...
Você consegue enxergar algo além dessa minha interpretação para essa pergunta e se tratando desses dois hexagramas?

Namastê, querida!

The Library of Aleph disse...

Olá, tudo bem? Perguntei ao I ching como adquirir sensatez e sabedoria na prática pra minha vida melhorar. A resposta parece como uma luva, mas não entendi bem a questão de deixar o ego se lamuriar a vontade. Pode me explicar melhor como isso funciona? Grande abraço e obrigada.

Unknown disse...

Carla, boa tarde. Consultando o I ching perguntei se um determinado relacionamento que está se iniciando poderia dar certo e recebi esse hexagrama. Poderia me ajudar nesse esclarecimento? Obrigada

Anita disse...

Carla, boa tarde. Consultando o I ching perguntei se um determinado relacionamento que está se iniciando poderia dar certo e recebi esse hexagrama. Poderia me ajudar nesse esclarecimento? Obrigada

Anita disse...

Carla, boa tarde. Consultando o I ching perguntei se um determinado relacionamento que está se iniciando poderia dar certo e recebi esse hexagrama. Poderia me ajudar nesse esclarecimento? Obrigada

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog