.

.

Seleccione Linguagem

I Ching




Aos amantes da sabedoria e do autoconhecimento.
Queridos amigos,
Tenho lido, ouvido muito uma frase que gostaria de comentar. "Você joga I Ching?" Apenas uma pequena explicação. Ninguém joga I Ching. Você pode lançar as moedas quando utiliza o Oráculo da Floresta de Pérola de Fogo (Método das moedas antigas chinesas), mas, você não pode "jogar I Ching". Você pode interpretar sua sabedoria, você pode consultar o oráculo. Alguns gostam de dizer que são facilitadores, tudo bem. Porém, "jogar o I Ching" é bem difícil, ele é um livro de sabedoria e para consultá-lo podemos utilizar vários métodos. Acredito que todos são validos, o importante é você saber com qual tem mais afinidade e utilizá-lo com perseverança, ética, amor, verdade, modéstia, sabedoria, suavidade, firmeza, clareza.
Na verdade o método não importa. O importante é quem interpreta a sabedoria contida no Livro das Mutações. Qualquer método utilizado pode revelar o Tao. Confúcio diz: "Se você não for o homem certo; o Tao não lhe será revelado." O que é ser o "homem certo"? O homem superior é o homem certo.
O homem superior é aquele que prática, reverencia, o que o I Ching ensina. Existe o Tao do I Ching e não é fácil seguir o grande caminho. Porém, os mestres que falam através do oráculo sabem muito bem quem o está consultando. O oráculo revela quem somos, basta perguntar ou interpretar corretamente sua sabedoria.
Acredito que nem os anos de consulta poderão ajudar se não seguirmos o homem superior que existe em nós. É verdade, não é simples interpretar a sabedoria do I Ching para nós mesmos. O ego, ou melhor, o homem inferior interfere na nossa clareza, intuição e discernimento. O Homem inferior só quer ouvir o que lhe apraze e nada da verdade. O homem inferior está muito distante da verdade, ele corre dela.
Já o homem superior vive na verdade, sua mente está com a verdade, seu coração anseia por ela. Sua vida é a verdade. Quando esforçamos para seguir o caminho estamos em contato com o Tao.
Portanto queridos amigos, ninguém "joga I Ching". Por favor... rs
Estudem o Tao do I e falem corretamente do processo e do método em busca do autoconhecimento e da sabedoria, para que os leigos possam compreender também o que realmente é o Livro das Mutações - I Ching.
Que o Tao abençoe a todos com a paz, saúde, luz, amor, sabedoria! Que em 2015 possamos estar em contato firme com os sábios mestres de oráculo do passado.

Carla Cristina Filizzola.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog