.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 8. PI / Manter-se Unido (Solidariedade)
















Água e Terra se misturam.






Mantenha-se unido ao que acredita.


Quando nos guiamos por nosso senso interior de verdade, a reação que apresentamos às situações é denominada o TAO da pessoa: O caminho que se encontra em harmonia com o nosso eu essencial e com o Cosmo. Para descobrir essa verdade interior é necessário olhar para dentro de si mesmo, despertando o "Grande Homem" ou "Homem Superior" (ou "Grande Mulher" "Ser Superior") que existe em nós.


A busca do que é mais verdadeiro em nós mesmos é o desafio de cada momento da vida. O I Ching é uma ajuda e tanto nessa busca, nessa jornada que conduz à integração moral e espiritual. Este hexagrama nos fala também de um impulso humano para entrar em harmonia com os outros. Para manter unidas as pessoas que nos cercam, porém, é necessário ter consistência, grandeza e força. Tal indivíduo funcionará como um centro para unir as pessoas e será um ponto de referência, no qual todos podem confiar.


O hexagrama pergunta: "Você possui grandeza interior, constância e perseverança?"


Isso significa: Somos capazes de manter a independência interior, de permanecer firme diante das tentações, de esperar a solução dos problemas surgir naturalmente? No início da jornada espiritual de cada um, dificilmente se tem essas características, embora todos tenham nascido com elas. Com a aculturação, porém, as perdemos. E elas só são recuperadas diante de um novo desafio. Receber este hexagrama pode indicar que este desafio já existe ou surgirá em breve.


Será o momento, então, de superarmos nosso medo, orgulho, raiva e interesses pessoais. Nosso caminho consiste em avançarmos em linha reta para frente, apegados apenas à nossa independência interior. Não devemos olhar para o lado. Essa tendência aparentemente inofensiva é o que nos leva ao questionamento, provoca a carência e os medos. É preciso simplesmente caminhar, firmes, atentos e serenos.


Luz e Sabedoria!  


Para visitar o site do grupo Luz I Ching na web, acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/Luz_ICHING

2 comentários:

Mônica Funfgelt disse...

Olá Carla, boa tarde,

Recebi o Hexagrama (8) PI, para um questionamento que fiz sobre a minha vida profissional. Muito obrigada pela interpretação que fazes do I'Ching e pela resposta positiva que obtive.
Abraço
Mônica

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, Querida Mônica Funfgelt.

Pergunte também ao oráculo: Possuo elevação? Possuo constância? Possuo perseverança? Então, não há culpa.

o I Ching aconselha fazer essas perguntas para que você possa ir em busca do autoconhecimento. Tão importante saber quem somos e como estamos agindo. Então, não há culpa.

Sabendo o que estamos plantando, não haverá surpresas desagradáveis e nem infortúnio. Confucio diz: "quando se planta feijão; colhesse feijão". Esse é o motivo de indagarmos o oráculo mais uma vez. Sempre em contato com o Tao!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.


Pesquisar neste blog