.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 9. Hsiao Ch'u / O Poder De Domar Do Pequeno

É preciso ter força para superar os obstáculos, mas não fique  obcecado.


Este hexagrama indica que nossa influência está limitada pelas circunstâncias. Há pessoas começando a entender o nosso caráter e a respeitar nosso sistema de vida, mas não o bastante para corrigirem a maneira como se relacionam conosco. Só obtemos progresso até o ponto onde esbarramos na influência do outro. Enquanto as relações não forem firmes e corrigidas, precisamos manter cautela e nunca deixar pequenas vitórias acabarem com a nossa autodisciplina.


Ao aceitarmos a maneira lenta como a natureza age, estamos dando o espaço necessário para os outros descobrirem o seu caminho e segui-lo. Isso é feito com paciência e modéstia. A impaciência, que nasce do desejo e da dúvida, indica a tentativa do ego de controlar a situação a todo custo. O empenho, porém, está condenado ao fracasso. Temos o hábito de acelerar as coisas e abandonar a espera paciente quando acreditamos que o momento certo talvez não surja na rapidez desejada.


A pressão para avançar a todo custo, no entanto, não nos leva ao lugar desejado. Muito pelo contrário. O ego acaba interceptando o nosso senso de verdade. O Homem Superior deve acreditar na sua capacidade de reconhecer a verdade interior e de transmitir mensagens. O verdadeiro poder está em se demonstrar desprendimento, não se envolver em esforços monumentais nem em batalhas de argumentos (que de nada adiantariam). É preciso confiar no I Ching (no Sábio), nos seus conselhos, e não deixar levar pelos desafios impostos por outras pessoas. 

O importante é sermos fiéis a nossos princípios e sermos sinceros no nosso caminho. Quando estamos sinceramente ligados aos nossos princípios, conseguimos tirar dos outros o melhor que eles têm a dar. Quando a verdade triunfa, as ilusões por si mesmas se desfazem. E quando aceitamos as coisas exatamente do jeito que elas são, estamos em paz interiormente, conscientes da nossa responsabilidade, sem transferi-la a ninguém.

 
A interpretação deste hexagrama, exigirá uma grande dose de intuição, tanto nas relações entre as pessoas como na conjugação das circunstâncias exteriores, convém ter muito tato e muita sensibilidade. Psicologicamente, é preciso pensar na importância do "vazio" interior (representado pela única linha Yin), que é uma garantia de adaptação flexível às pressões do mundo ou de nossas próprias energias.

(Dessa perspectiva, pode-se fazer uma outra comparação com o hexagrama 61.Chung Fu / A Verdade Interior, situação da segunda parte da Ordem numérica, na qual temos duas linhas Yin centrais em vez de uma única.)

Texto elaborado por Wu Fang.


Expansão e Boa Sorte!

2 comentários:

Loiva disse...

Oi, Carla, fiz duas postagens anteriores que não forma publicadas até agora. Queria saber principalmente interpretações a distância em forma de consulta, profissionalmente, é claro. Moro em Florianopolis. Grata pela atenção,

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Loiva.

Não tenho autorização de meu mestre de oráculo para consultas à distância. Para uma consulta particular comigo pode enviar e-mail para: carlafilizzola@ching.com.br

Meu consultório é em Três Marias - Minas Gerais. O que posso fazer é interpretar sua consulta para você. porém peço-lhe paciência, pois tenho outras pessoas esperando faz tempo, na fila...rs Ou então você pode também, receber interpretações de outras pessoas pelo: http://br.groups.yahoo.com/group/Luz_ICHING/

Percebo que você consulta o I Ching, pode lhe agradar participar de nosso grupo fechado, sem fins lucrativos. Somos amantes do autoconhecimento e da sabedoria, unidos para estudar o Tao do I.

Que teu caminho esteja repleto de paz, harmonia, amor, sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog