.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 10. Lu / A Conduta (Trilhar)



Siga a trilha do seu destino cultivando a inocência e o respeito pelo Divino.


Este hexagrama se refere a um desafio feito ao Destino. Quando deveríamos permanecer inocentes e simples na nossa conduta, resolvemos criar oportunidades, cheios de autoconfiança e teimosia. Desafiamos o Destino quando ultrapassamos o tênue limite para dizer à outra pessoa o que há de errado com ela. No entanto, não nos cabe achar que temos uma conduta mais correta ou que temos mais direitos do que os outros.


No I Ching, esse tipo de conflito com os outros chama-se litígio. Esse conflito permanente nos leva a adotar atitudes duras, vingativas ou impacientes. Às vezes, chegamos a desistir das pessoas, rotulando-as como "incorrigíveis". Em geral, supervisionamos o comportamento do outro e o punimos quando achamos que transgrediu nossos valores. Agimos como uma espécie de guarda, tomando conta das atitudes do outro e, quando algo não sai como esperamos, nos sentimos ofendidos e feridos na nossa vaidade.


Incorremos num erro muito grande quando achamos que sabemos o que os outros deveriam fazer ou não. Agimos como fariseus. Desse jeito, as pessoas percebem nosso sentimento de superioridade e nossa atitude fiscalizadora as impede de fazer o que é certo pela sua própria vontade. As pessoas não gostam de agir em resposta à cobrança de alguém, como se estivessem acatando servilmente as suas demandas. Por isso, devemos permitir que cada um encontre o seu caminho, no seu tempo e ritmo.


Ao deixarmos de lado essa atitude repressora, damos espaço aos desejos e demandas do outro, sem intromissões. Isso não significa que fecharemos os olhos diante do mal feito. Mas apenas ficaremos firmes no que acreditamos como verdade, sem impor valores a ninguém. Enquanto isso, vale a pena se ligar ao que há de melhor em cada um e deixar claros os nossos limites. Enquanto os outros não forem corretos no relacionamento conosco, devemos manter uma atitude de reserva..


Expansão e Boa Sorte!

3 comentários:

FlucaminhaS disse...

As visitas ao seu site (são muitas) são sempre valorozas e me fazem bem. Agradeço.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações,

Fico feliz,paz, amor em teu caminho!

Namastê!

Carla Filizzola.

Zilma Saibro Psi disse...

Bom dia, Carla.
Todos os domingos eu faço minha consulta ao I Ching e peço orientações sobre minhas atitudes para a semana que se inicia (não sou estudiosa no assunto, nem trabalho com isso - sou apenas uma admiradora de conhecimentos universais).
Depois que medito sobre o hexagrama que recebi, não deixo de vir ao seu blog ler as orientações que voce posta sobre o hexagrama específico de minha semana.
Muito obrigada por compartilhar suas sábias interpretações e me fazer companhia semanal através deste blog.
Paz e bem junto aos seus!

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog