.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 16. YU / Entusiasmo


Não tente resistir. A não resistência é o melhor caminho a seguir.

                                           Este Hexagrama aborda três tipos de entusiasmo:


A inspiração em seguirmos um caminho por vermos que é o correto;


A inspiração que produzimos nos outros por sermos equilibrados e corretos;


E o entusiasmo ilusório.

Quando damos atenção aos desejos, ansiedades e preocupações do nosso ego, desenvolvemos entusiasmo pelas soluções que ele propõe, o que significa que é um entusiasmo enganador. Esse entusiasmo é o oposto daquele que ocorre quando percebemos que o trabalho firme e paciente acabará com os obstáculos que existem entre nós e nossos objetivos.


O I Ching nos mostra um caminho muito mais ligado ao ordinário do que ao extraordinário. Isso significa que o que importa são as atitudes do dia-a-dia, o relacionamento com as pessoas, e não projetos para salvar o mundo. Não precisamos virar heróis, mas sim ter uma atitude correta diante dos desafios rotineiros da vida. Em vez de nos exibirmos e buscarmos reconhecimento e elogios, devemos fazer o bem de forma invisível.
O objetivo é somente seguir o caminho Superior. Na verdade, não existe um alvo a ser alcançado, mas apenas o caminho e o trabalho de trilhá-lo, da melhor maneira que pudermos. Nossa vida diária nos proporciona o que necessitamos para crescer e evoluir espiritualmente. Não precisamos viajar nem ter experiências exóticas. A vida cotidiana nos oferece todas as situações apropriadas para o desenvolvimento da paciência, modéstia, reserva e mente aberta. Fluir com o tempo, aceitar a vida modestamente como ela se apresenta, buscar apenas ser sincero no próprio sistema de vida e verdadeiro consigo mesmo: esse é o caminho.


Devemos evitar o entusiasmo ilusório de que atos grandiosos foram responsáveis pelo sucesso alcançado. Na verdade, não temos o poder de manipular os eventos. Da mesma forma, devemos evitar atitudes arrogantes e não nos vangloriarmos de uma suposta superioridade, que é irreal.


                                                      寿 longevidade a todos!

2 comentários:

Gilson disse...

Oi Carla, venho estudando o I Ching por uns 10 anos, mais ou menos. Sou leigo, e já duvidei de Vossa Sabedoria (ainda duvido, não com tanta força de outrora), no entanto, parece me que, em suas linhas, há algo de verdadeiro, sagrado e mortalmente certo. Ainda não posso afirmar com certeza, sou muito cético (o que é uma virtude, ao menos para mim), todavia, algo de seus ensinamentos sintonizam, ou harmonizam-me com meus raciocínios e sentimentos, e isso me intriga. Sei lá, alguma coisa está fazendo sentido. Abraços e sucesso.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Gilson L. Granja.

Que teu caminho esteja iluminado pelos mestres de oráculo do passado!
Que os sábios ensinamentos contidos no I Ching penetrem em seu coração como um farol clareando todos os teus caminhos!
Que tua mente seja preenchida pela imortal chama flamejante dos imortais do caminho!
Que seu espírito brilhe como o sol do meio dia!
Que lhe cresçam asas; as dez asas mais fortes e grandes do Tao!
Que o dragão do céu e da terra manifestem em seu Tao!

Mestre de Shaanxi


Arquivo do blog

Pesquisar neste blog