.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 17. Sui / Seguir




Seja fiel aos próprios valores e as portas do Destino se abrirão naturalmente.

Ser fiel ao bom e verdadeiro que existe dentro de nós é servir ao Poder Superior. Apenas sendo fiéis a nós mesmos podemos ser fiéis também aos outros. E quando seguirmos a nossa verdade interior conseguimos despertar nas pessoas a confiança necessária que elas também sigam o que é bom e verdadeiro dentro delas. Este hexagrama deixa claro que, ao convidar outras pessoas a nos seguirem, devemos compreender os princípios do trabalho. As pessoas só podem seguir-nos sem prejuízo quando estamos realmente voltados para o que é bom e correto. Nossa dedicação à verdade atrai o respeito e a lealdade dos demais. Mas isso ocorre naturalmente. Nenhuma lei ou obrigação é capaz de impor lealdade.


O Hexagrama nos diz que todo bem é alcançado quando seguimos o bem interior. Não há necessidade de manipulações, interferências ou imposições. Se cairmos nessa armadilha, estamos agindo como a criança mimada, que choraminga porque ainda não tem aquilo que deseja e tenta impor a sua vontade.

Receber este hexagrama pode significar que assumimos uma atitude de resistência, irritados, porque a situação ainda não se resolveu e estamos prestes a abandonar nosso destino de resgatar os outros. Não podemos, entretanto, desistir. É preciso recuperar a independência interior, libertar-nos das emoções e continuar seguindo o bem. Devemos lembrar quantas vezes ficamos impacientes por causa dos reveses e tais reveses são conseqüência de alguma indulgência pessoal. 

O I Ching diz que só podemos liderar os outros quando seguimos o bem. Nada alcançaremos se nos retrair-mos e nos fecharmos porque, assim, eles não seguirão o caminho. A mente deve permanecer aberta, mas não adianta tentar mostrar a verdade a quem não está interessado em enxergá-la. Se a atitude de alguém é de resistência, não devemos insistir. Deixemos que a situação apropriada surja num outro momento.

 Texto elaborado por: Wu Fang

Saúde e Longevidade!

Carla Cristina Filizzola.

9 comentários:

Sônia Legal disse...

Oi Carla, me saiu este numero no I ching 17, como não sou conhecedora do assunto e tenho passado há vários anos por mtas dificuldades, que penso em desistir sim. Portas não se abrem, só humilhação por todos os lados fica dicifil continuar sem nenhuma abertura. Me oriente.
Sou Grata

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Sônia,

No Hexagrama 17 Seguir, o sábio aconselha buscar uma conduta mais leve e prazerosa nas atitudes externa para ficarmos em harmonia com o Tao.

Busque uma atitude mais alegre e tranquila com a vida. O homem superior procura adaptar-se ao que a vida lhe traz, àquilo que no momento está vivendo. O homem inferior deseja que a vida lhe dê as resposta que ele quer.

A vida não existe para realizar nossos desejos; nossos desejos é que devem ser os desejos do Tao.

Flua com o Tao. Procure aceitação em tudo que lhe acontecer que logo mais, a mudança (que é a Lei do Tao) acontece.

Evite um desgaste provocado por uma resistência errônea ao Tao.

Confúcio diz: "Quando plantamos feijões, colhemos feijões.

Este hexagrama aconselha manter a harmonia e o contentamento em seguir o que é virtuoso na natureza humana. Deixe o resultado para o Tao.

Importante observar se ouve linha mutável no hexagrama para que possamos interpretar a resposta do sábio com mais profundidade e confiança.

Viver em contentamento é Seguir ao Tao! No momento oportuno acontece a mudança.

Sublime Sucesso!
Carla Cristina Filizzola.

Nande disse...

Tentei me inscrever no seu grupo do Yahoo mas não fui aceito até agora. Ele está ativo?

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Nande,

Conseguiu? Perdoe, com tempo, todos os associados vão sendo devidamente acolhidos.

Boa Fortuna em teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Ana disse...

Oi Carla,

gosto muito de seus textos sobre os hexagramas. Tem sido de grande ajuda. Recentemente tirei este hexagrama com as linhas mutáveis 1,2 e 6. Poderia escrever um pouco sobre elas pra mim?
Obrigada.

Ana disse...

Olá Carla,

gosto muito dos seus textos sobre os hexagramas. São de grande ajuda para acessar a sabedoria do i ching.
Recentemente retirei o hexagrama 17 com as linhas mutáveis 1,2 e 6. Estou com dificuldade para entender o significado dessas linhas mutáveis. Pode me ajudar?
Um abraço

Ana

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz, Ana.

Preciso saber qual foi a pergunta que você fez ao oráculo. Sem a pergunta... Fica muito difícil a revelação da verdade.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Unknown disse...

Oi Carla,

Gosto muito do seu blog e venho sempre conferir o que ele diz sobre os hexagramas que saem para mim. Desta vez eu perguntei sobre a possibilidade de acontecer uma viagem que gostaria muito que acontecesse e saiu o hexagrama 17 com o 6 na a terceira posição. Você poderia me ajudar a compreender a resposta?

Agradecida!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Cláudia,

O que o sábio quer dizer com o hexagrama (17) com mutação na terceira posição - que o importante não é a viagem que você quer fazer. O mais importante é como você fará essa viagem. Procure agir sempre de maneira correta e não terá com que se preocupar. Procure seguir ao sábio em seu comportamento correto. Procure afastar do que é inferior e superficial em sua vida, viagem. Fique satisfeita em seguir o caminho do homem superior e não ao próprios desejos. Devemos permanecer firmes no caminho correto e não permitir que tendências momentâneas, desejos passageiros, nos desviem do permanente contato com o Tao.

Que teu caminho esteja repleto de paz, amor, sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog