.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 18. KU / Trabalho sobre o que se Deteriorou

                      Seja tolerante com o que se deteriorou, em você mesmo e nos outros.



Receber este hexagrama indica que as percepções e crenças que julgávamos definitivas são incorretas. Ele também nos questiona em relação aos meios que estamos usando para nos relacionar com o Sábio, com o destino, com outras pessoas ou com a nossa situação em geral. Devemos fazer uma auto-análise e avaliar nossa maneira de reagir ao tratamento recebido dos outros. Antes de ir em frente, é preciso reconhecer nossas falhas e corrigi-las.

O I Ching muito se preocupa com perspectivas falhas e difamações da verdade. Buscar consolo numa postura vingativa ou rude é uma das atitudes falhas nas quais costumamos cair. É comum também que desconfiemos de Deus e da bondade da natureza humana e acreditemos que a vida é só sofrimento. O apego a essas idéias leva ao erro e ainda pode influenciar outros a adotá-las.

Este hexagrama mostra ainda a maneira correta de reagirmos aos outros, quando eles se mostram insensíveis, indiferentes ou injustos. Para uma reação correta, é imprescindível que eliminemos a raiva e nos libertemos de considerações pessoais, como o desejo ou a inveja. Devemos reconhecer as atitudes erradas, mas dentro de um contexto justo e moderado. Assim, o poder da verdade interior acaba corrigindo o problema.

Com a correção de atitudes, as resistências se desfazem, a suspeita e a desconfiança desaparecem e, pouco a pouco, a situação volta à normalidade, recuperando seu equilíbrio. Enquanto isso não ocorre, porém, não devemos apelar para a força ou pressões. Deixemos que as coisas sigam seu curso natural, dando espaço e tempo para os outros. Se formos consistentes em nossa neutralidade e afastamento, os outros perceberão e seguirão o mesmo caminho.

Texto elaborado por Wu Fang.

Ao Equilíbrio!

5 comentários:

stelabk disse...

Carla, obrigada pelo seu maravilhoso blog. Seus textos muito tem me ajudado em meu relacionamento ao longo dos anos com o I Ching.

Recentemente o consultei para uma questão referente a um novo relacionamento que se iniciou após um longo período em que decidi dedicar a me conhecer.

Me abri a esse relacionamento, mas estamos com alguns problemas e ao questionar sobre nosso futuro obtive como resposta o hexagrama 18 e o 50.

Poderia me ajudar na interpretação, por favor?

Grande abraço

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e luz, Stelabk.

O sábio aconselha você fazer terapia, pois algumas posições e atitudes que você tem precisam ser modificadas com ajude de um profissional. Você não consegue modificá-las sozinho, é preciso um trabalho de terapia , porque a paralisação do fluxo da sua vida está no passado, na sua relação com o seu Pai. Querer mudar não resolverá, precisa de ajuda para mudar. procure analisar no comportamento que seu pai tinha com sua mãe e veja se não esta repetindo essas atitudes em seu relacionamento, por mais difícil que seja reconhecer essa verdade.

Você sozinho não vai conseguir ter acesso ao inconsciente; só com ajuda poderá superar esse comportamento. Faça esse trabalho de grande importância para sua elevação de consciência. Não deixe as coisas piorarem, todos nós em algum momento precisamos de ajuda.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Daniel Zoinho disse...

Ola! Agradeço pelo espaço, parabéns!

Sempre venho aqui em busca de luz e as explicações me ajudam mt. Mas hj gostaria de saber se pode me ajudar em uma orientação.

Meu casamento esta por um fio já a algum tempo. Quase nos separamos algumas vezes mas algo sempre nos faz tentar novamente. Mas temos poucas alegrias, com mt duvidas e cobrancas, mt pressao msm. Pensamos em terapia mas nao sei se quero continuar. Me sinto deslocado, as vezes so quero partir, mas ao tempo me sinto responsável por minha esposa. So quero fazer o mais justo para ambos.

Perguntei ao sabio como devo agir em relação ao nosso casamento. Obtive com resposta este hexagrama, 18. ku, com linhas moveis na 1a, 2a, 3a, 4a e 6a posições.

Agradeço mt pela ajuda!

Paz!

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e amor, Daniel.

O Sábio que fala através do oráculo de I Ching respondeu revelando o passado, presente e a tendência do futuro. Quando temos muitas posições em mutação como na sua resposta é para que possamos analisar o que aconteceu no passado recente dentro do relacionamento. As posições que revelam o trabalho que vocês já realizaram com a terapia, infelizmente não trouxe um resultado positivo, isto pode ser visto no hexagrama (18) na primeira posição, segunda posição e na terceira posição. Neste passado recente vocês precisavam ter se esforçado para perdoar um ao outro, mas infelizmente o próprio I Ching esclarece que não fizeram um esforço suficiente para o sucesso dessa atitude.

Na quarta posição do H(18) o sábio esclarece que apenas com o perdão é que essa terapia teria resultado positivo. Para perdoar é necessário atingirmos um estado mais elevado de consciência, fazer um sacrifício do nosso próprio ego. Sem esse sacrifício damos livre manifestação da Lei de causa e efeito em nossas vidas. O que acontece no Hexagrama (51) que é mutação ao Hexagrama (18). O que vai acontecer em seu relacionamento daqui para diante está no Hexagrama (51) o futuro de vocês agora será regido por Leis do Universo atuando de maneira a despertar vocês da indiferença em realizar o Trabalho sobre o que se deteriorou. Não estou dizendo que a indiferença foi apenas sua ou da outra pessoa, pode ter sido de um ou dos dois e não necessariamente apenas no passado recente pode ser também em um passado mais remoto.

No hexagrama (51) apenas podemos “assistir” os acontecimentos n ão podemos agir para modifica-los. O tempo de plantar passou e agora vamos começar a colher. São acontecimentos que causam medo, desequilíbrio, sustos, perdas. O espaço que temos aqui no blog não é suficiente para que eu possa falar de todas as etapas do hexagrama (51), sendo assim, qualquer dúvida entre em contato novamente. Ou então para meu e-mail: carlafilizzola@ching.com.br

Querido Daniel, a tendência de futuro de vocês está na sexta posição do hexagrama (51) e é um momento muito difícil, onde a serenidade de vocês pode ser abalada e nenhuma atitude poderá mudar esse momento. O momento de plantar passou agora vocês, irão colher o que plantaram. Você deve lutar contra qualquer tipo de ação, deve esperar que o equilíbrio retorne para buscar uma saída para a situação. Busque força interna.
Oração, meditação, coragem para buscar tomar a decisão correta, quando o momento chegar. Que o Tao proteja vocês e abençoe com a paz! Fé e esperança no Poder Superior!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Vítor Garcia disse...

É impressionante a precisão do I-ching, sempre pontualmente relevante nas questões das quais vivo. Seu texto e suas explicações são muito profundos e verdadeiros, há neles uma fragrância de algo muito amplo e coerente, me serviu como um néctar de cura. Obrigado.

Pesquisar neste blog