.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 19. LIN / Aproximação

Tempos melhores virão, mas isso não autoriza ninguém a se descuidar.


Quando desenvolvemos uma atitude equilibrada, sincera e perceptiva, ganhamos a ajuda do Sábio. Em decorrência disso, a situação melhora e as tensões se dissipam. Juntamente com essa boa notícia, o hexagrama avisa que devemos nos proteger contra uma atitude descuidada e autodestrutiva. Se a tensão diminui, corremos o risco de voltarmos à arrogante autoconfiança de antes e esquecermos que as causas de nossa boa sorte foram a simplicidade e a humildade.

Não devemos jamais imaginar que, uma vez que o Sábio nos ajude, ele estará sempre disponível. À medida que formos nos descuidando, que nos tornarmos mais tolerantes com os nossos elementos inferiores, perdemos a disciplina. E ao perdermos nosso senso de limites, perdemos também a ajuda do Sábio. Voltados para nós mesmos, permitimos que o ego reassuma a liderança e, então, retornamos ao velho hábito de manipular as situações e nos intrometemos na vida dos outros. Para evitar essa recaída, é fundamental cultivar a disciplina mesmo durante as épocas boas.

Este hexagrama sugere também que devemos seguir em frente, no que se refere a uma atitude em que permanecemos emocionalmente desligados e interiormente independentes. Se os tempos melhoraram, isso não significa que devemos afrouxar a disciplina ou nos entregarmos à indulgência. Devemos aproveitar o momento bom, mas sem nos perdermos nele. Seguir em frente significa não esquecer a modéstia e continuar perseguindo o progresso. Uma vez que não nos entreguemos aos altos e baixos das atitudes emocionais, mantemos a firmeza interior que caracteriza o Sábio. Os bons tempos não devem gerar em nós entusiasmos e esperança. Caso contrário, perderemos o equilíbrio interior. Só progredimos quando mantemos uma atitude firme e correta. Da mesma forma, se os tempos piorarem novamente, não devemos cair no desespero. Devemos permanecer equilibrados em nosso interior.

Texto elaborado por: Wu Fang

Sabedoria, paz e amor!

4 comentários:

Nina disse...

Olá Carla, gosto muito de suas interpretações, são sempre acessíveis. Entretanto, com relação a esse hexagrama, fiquei em duvida. O que quer dizer em relação a uma pergunta sobre a intenção do outro em relação a mim?
Abraço,
Nina

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e amor, Nina.

No hexagrama (19) Lin - Aproximação sua resposta está na primeira posição e na segunda posição.

Aproximação. O firme penetra e cresce. Alegre e dedicado. O firme alcança o centro e encontra correspondência. Grande sucesso mediante a atitude correta, eis o Tao do Céu.

A Terra acima do Lago: Imagem da Aproximação. Assim, o homem superior é inesgotável na sua disposição de ensinar e ilimitado na sua tolerância e proteção do seu povo.

Grandes possibilidade para este momento. um crescimento frutífero para seu relacionamento. Pode esperar dessa pessoa tolerância, generosidade,disposição para ajudá-la e aproximação.

É pertinente fazer uma analogia com os pássaros que cantam ao irromper da primavera, voando novamente ao encontro do calor e da luz.

Tudo é favorável! não se preocupe com o futuro. O sábio apenas lembra que tudo está em contante mutação, este é o significado de "Ao chegar o oitavo mês haverá infortúnio." Após a Primavera, o verão, após o verão, o outono, após o outono, o inverno e após o inverno, a primavera novamente. Essa é a lei da Natureza.

Seu relacionamento está na primavera e portanto, representa um momento auspicioso em que toda a natureza volta a crescer. Sublime sucesso! Aproveite este despertar da natureza ao máximo, atendendo às forças emergentes que não duram eternamente.

Sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

stelabk disse...

Carla, muito obrigada pelos textos maravilhosos dê seu blog. Eles tem me ajudado muito.

Estou passando por um momento complicado, onde a minha empresa está prestes a ser encerrada. Em consulta ao I Ching recebi o 19 como resposta sobre qual seria o melhor caminho a seguir para a empresa.

Como poderia ser a interpretação, por favor?

Agradecida,
Stela

Lin Maicon De Sene disse...

Meu nome é Lin e agradeço saber mais sobre ICHING.Obrigado

Pesquisar neste blog