.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 52. Kên / A Quietude (Montanha)



Os pensamentos negativos devem ser mantidos em silêncio.

Podemos receber este hexagrama quando nossos pensamentos estão ligados às emoções negativas ou, então, quando estamos correndo o risco de nos envolver emocionalmente em algo que tire nosso equilíbrio. Uma vez que haja esse envolvimento, perdemos a clareza mental, precisamos recuperar a quietude e o equilíbrio.

Quietude significa aquietar o "pensamento" do coração. O I Ching diz que o coração pensa quando nossas emoções são espicaçadas. O coração infantil que temos dentro de nós pensa a partir das carências e necessidades e mede a direção dos acontecimentos o tempo todo para verificar se seus objetivos estão sendo alcançados ou não.

A quietude é fundamental para que essa torrente de pensamentos seja controlada, para que a atividade mental diminua. Se nos desligarmos, veremos que tais pensamentos nascem dos medos conscientes ou inconscientes. O I Ching os chama de "Vozes dos inferiores". Enquanto elas estiverem no domínio, não conseguimos ter uma atitude de neutralidade e aceitação.

Existem vários meios para alcançarmos essa quietude aconselhada pelo hexagrama. Uma delas é explicar às tais "Vozes dos inferiores" que elas não devem ficar inseguras, que as mudanças fazem parte do processo natural da vida. Devemos também explicar a elas que é preciso confiar no Tao, porque ele nos mostrará o caminho a seguir.

Para obtermos resultado, devemos nos sentar em estado de quietude e meditação, pois este hexagrama é um convite à meditação ou, pelo menos, a um contato com as preocupações e medos que estão alojados dentro de nós, muitas vezes, sem que tenhamos consciência deles. É preciso acreditar que, confiando no Tao, tudo sairá a contento. Trata-se de um trabalho de espera que pode ser cansativo e duro, mas é imprescindível. Identificar nossos medos e presunções é o primeiro passo para a libertação .

Texto de Wu Fang

5 comentários:

Lisane disse...

Carla boa noite, recebi hexagrama 52 com nove na terceira quando perguntei se deveria realizar uma viagem a um lugar muito distante. A passagem ja esta comprada para Abril e deveria entao cancela-la ou realizar a viagem. Nao entendi a resposta.
Voce poderia por favor me ajudar a entender.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e amor, Lisane.

Aqui em sua consulta a autonomia do oráculo de I Ching foi acionada. o Sábio não respondeu sua pergunta ele no hexagrama 52. Montanha sobre Montanha - Quer que você cuide melhor de sua saúde. De sua saúde mental,emocional,física e espiritual, agindo assim como aconselha o sábio depois você poderá fazer o que quiser, porém no momento o mais importante e cuidar de sua saúde.

Posso revelar que seu Chacra umbilical não esta em equilíbrio. Isto pode significar problemas em órgãos situados na região ginecológica. procure por um ginecologista e então depois poderá fazer o que quiser. Não fique preocupada, o sábio avisa para que possamos agir de acordo com o comportamento mais sábio para o momento. Meditação também para enfrentar qualquer situação que se apresente em nossas vidas.

Paz, saúde, equilíbrio, longevidade em teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

carmem disse...

Ola Carla. Bom dia!
Adoro seu blog, sempre leio quando consulto o Iching. Obrigada!
Tirei o hexagrama 52 com 6 na primeira posicao. Minha pergunta foi se devo continuar em um relacionamento dificil. Perguntei se o melhor caminho é ficar juntos e superar as faltas. Ele tambem consulta o Iching, achamos que somos muito criativo ele, e eu receptiva. É relacionamento complicado desde o começo, mas tanto eu como ele aprendemos e crescemos muito.Moro na casa dele, deixei meu apartamento ha 2 anos para morar com ele. Estou muito confusa, e mesmo tentando manter o equilíbrio, tenho crises de ansiedade. Por não ter um emprego fixo, fica ainda mais difícil me mudar. No momento estou na casa de a amiga.
Tenho pedido orientação ao Iching, e gostaria que você me ajudasse a interpretar esse hexagrama.
Obrigada!

Augusto Silveira disse...

Maravilhoso, o melhor de ti. Que todas as bençãos que você proporcionam sejam um farol de luz e amor em sua vida. Abraço fraterno,Lucilene Caminha

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, luz e amor.

Esclarecendo que não devemos consultar o oráculo de I Ching e perguntar dessa forma: Se isto ou se aquilo. Devemos ser objetivos e diretos, mas antes meditar por pelo menos 20 minutos Quando a pergunta for para nós mesmos devemos aumentar esse tempo.

Perguntas corretas sobre relacionamento devem ser assim:

Como devo agir com ......... (nome da pessoa)?
O que esperar de .........(nome da pessoa)?

Envie uma mensagem a respeito do meu relacionamento com .......(nome da pessoa). Eu vos agradeço.

O que o futuro reserva para meu relacionamento com ........(nome da pessoa)?
Nosso relacionamento tem futuro? Pense na pessoa...

Devo perseverar nessa relação com ....... (nome da pessoa)?

O Tao não responderá questões de dúvida e eu também não arrisco interpretar perguntas repletas de dúvidas. É importante termos uma extrema cautela ao consultar I Ching e também ao interpretar sua sabedoria milenar.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Pesquisar neste blog