.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 58. Tui / Alegria (lago)



Deseje, mas sem se prender ao desejo.  Ele não deve nos escravizar.

Este hexagrama nos fala da diferença entre a verdadeira liberdade no afastamento e a aparente liberdade na descuidada indiferença e na arrogante autoconfiança. A imagem do hexagrama é a de uma superfície espelhada de um lago, que simboliza a verdadeira alegria, a serenidade que devemos cultivar no dia-a-dia. O menor vinco na testa equivale a uma ondulação no lago. Se permitimos que ela continue, provocamos um redemoinho que engole a verdadeira alegria.

O momento em que frequentemente perdemos a serenidade é quando damos espaço para a dúvida, quando vacilamos, dando ouvidos às fantasias do ego. O primeiro momento da vacilação é um estado de ânimo descontente. A seguir, ouvimos nossos inferiores dizendo "nada funciona!". Assim, a vacilação progride a passos largos sem que percebamos. No estágio seguinte, estamos tomados pela descrença.

O principal sintoma da pessoa que se sente descrente ou desesperançada é o empenho em forçar a felicidade ou o sucesso. Quando essa tática falha, então, ela finge uma falsa indiferença, que se transforma em desejo de punir aqueles que ela considera responsáveis pelo seu desapontamento.

O I Ching nos ensina que a verdadeira alegria ou prazer não são encontrados quando os perseguimos. O hexagrama aconselha que fiquemos atentos àquelas épocas em que somos seduzidos pela ideia de que, se persistirmos, chegaremos à felicidade. Ela virá, sim. Não porque corremos atrás dela, mas como resultado natural do processo da vida e de nossas escolhas. 

O I Ching diz que devemos ficar abertos e neutros em nossa atitude, sem dar ouvidos às queixas do ego. Aceitar a vida como ela é pede aceitação de cada novo momento, sem resistência. Quando adquirimos essa postura, a felicidade chegou.

 (Texto elaborado por - Wu Fang)


11 comentários:

Unknown disse...

Exatamente isso.
Na verdade bateu com o que eu to passando.
O desejo de punir, é uma raiva contida até certo ponto, mas a energia não nega o que conseguimos segurar fisicamente.

Nande disse...

Perfeita a resposta.

Bea disse...

olá, perguntei se deveria encarar um futuro com uma pessoa específica com optimismo, mas essa pessoa está cada vez mais distante. Como devo interpretar?

muito obrigada!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Bea,

Sua pergunta ao I Ching foi confusa. Não arrisco uma interpretação. Faça uma pergunta mais objetiva do tipo: Eu e....... (nome da pessoa)temos um futuro juntos? Qual o futuro do meu relacionamento com ........(nome da pessoa)? O que esperar de ..... (nome da pessoa) no futuro?

Que teu caminho esteja repleto de saúde, paz, amor, sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Bea disse...

olá Carla.
Estou realmente bastante confusa. Se me pudesse ajudar a ver a luz...
Fiz a pergunta: Eu e x temos um futuro juntos? Saiu o hexagrama 39 com linhas mutáveis que se converteu em 50.
Depois perguntei: Que esperar de x no futuro: saiu o hexagrama 54 que se converteu em 59.Como posso interpretar isto?

Muito obrigada!

Bea

Ma Guimarães disse...

Prezada Carla

muitas vezes venho aqui buscar intuiçao e entendimento.

A questão que tem me afligido é de ordem profissional, pois já estou no outono da vida e até esse momento ainda não tenho segurança para meu proprio sustento.

Na esperança q essa independencia venha pelo meu esforço e trabalho, joguei o iching e recebi o hexagrama 58, o qual parece-me dizer que não ha nada que eu possa fazer para mudar...

Está correto meu entendimento?

Gratidão por sua resposta.

Ma Guimarães

Ma Guimarães disse...

Carla boa noite

Sou funcionaria publica a 30 anos (faltam 5 para me aposentar) e acabo de ser transferida de local de trabalho.

Tal transferencia foi feita na surdina, sem meu conhecimento e alheia a minha vontade.

O local que me mandaram é em outro municipio, assim, terei gastos com a locomoção, carga horário incompativel com o trasporte publíco, sem falar o tempo q levarei no trajeto. (4 horas)

Para piorar um pouco mais a situaçao, meu marido está doente e sou eu que, cuido dele.

Diante desse momento de turbulencia que vivo, me ajude a interpretar "a alegria" recomendada no i-ching.

Gratidão.

Maisa

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Maisa.

Querida, Tui- É o Lago, o espírito das águas abertas, os vapores que se elevam de lagos,represas e brejos, que fertilizam e enriquecem. O mais amistoso e jovial entre os espíritos.Abertura proporciona palavras estimulantes, trocas lucrativas, interação agradável, desinibição e encontros felizes.

Tui, pode lhe conceder um discurso persuasivo e inspirado, a habilidade de pôr as coisas em andamento e criar bons sentimentos. Seus símbolos são as brumas e o lago, sua ação é estimular. É a única linha fraca que conduz duas linhas fortes adiante. Na família, é a filha mais nova. Como um espírito guia. Abertura conduz alegria e palavras encorajadoras, magia e prazer. Ela dança com os Shen, percebe o espírito no seu corpo e os nomeia.
Ela é as brumas que se elevam e as águas abertas. Ela alegra todas as coisas que a acolhem. É uma ovelha dançarina.

Isto te explica?

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Bety Costa disse...

Carla, definitivamente essa interpretação do I Ching, especialmente do 58, vem lá do cimo da espiritualidade, ou dos espíritos que evoluidos, que v~eem a vida das alturas... enquanto nós ainda rastejamos aqui em baixo.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Bea.

Quando na pergunta ao oráculo saem muitas posições em mutação, e para que observemos o passado nas duas primeiras posições, o presente nas posições de numero três e quatro e o futuro que é uma tendência nas posições de número cinco e seis.

Pondere bem o que já viveu nesse relacionamento. O sábio revela que você foi prejudicada, sente-se aflita, mas que também não pode dar as costas a essa pessoa, pois isto envolveria privações e talvez até doenças. O conselho do sábio é procurar vencer as dificuldades de um novo ponto de vista e reunir energia para uma nova ação decisiva. Nada está bem. Você na verdade não tem força para enfrentar as dificuldades e os obstáculos desse relacionamento. A forma como você pensa sobre as coisas é o que está tornando tudo tão difícil. Pensamentos negativos podem atrair forças negativas e influenciar para gerar mais dificuldades, como por exemplo, você pressionar a outra pessoa para o comportamento que considera certo. Corrija seu pensamento e o comportamento correto será uma consequência.

Flua com o Tao, não precisamos apressar o rio no encontro com o mar, isto necessariamente irá acontecer. Fé no Tao! Relaxe a pessoa com quem você se relaciona não está contra você. Na verdade essa pessoa reconhece seu valor. O I Ching diz que você tem batido sua cabeça contra uma parede de tijolos... Isto machuca! Pare agora mesmo, pois assim, você pode afastar essa pessoa no futuro.
Querida Bea, vocês receberam ajuda de seres da Luz, para afastar toda essa energia negativa, ore, meditem juntos e agradeçam ao Tao pela proteção e bênçãos. Agindo assim, o futuro pode ser maravilhoso. Veja primeiro é preciso agir de maneira correta para que possa colher flores no futuro. Na verdade o Tao do I Ching diz que o futuro depende de nossas atitudes. A sorte não existe... Plantamos e colhemos de acordo com nossos pensamentos, atitudes, escolhas.

Aconselho você fazer um esforço em busca da harmonia, eliminando pensamentos negativos, brigas, exigências a outra pessoa e ao Tao. Relaxe! Construa o futuro com paciência, amor, tolerância, harmonia. Discipline pensamentos e emoções através da meditação.
Sua segunda pergunta também foi respondida pelo sábio com o passado, presente e a tendência de futuro. O I Ching revela a tendência de futuro, por que a causa do que vai acontecer depende totalmente de nossas atitudes. O sábio quer que você pondere a respeito do relacionamento que acredito ser de alguns anos.

Resumindo o sábio pede cuidado com suas atitudes para não afastar essa pessoa com seu comportamento. Isto significa evitar brigas, agressividade, desconfianças.

Cautela Bea, essa pessoa pode se afastar de você se não conservar um temperamento equilibrado. Pondo assim, um relacionamento que tem muita felicidade para vocês viverem juntos. Vocês já passaram da paixão e podem perfeitamente caminhar em direção ao amor incondicional e mais verdadeiro, sem a ilusão da paixão.

Que o Tao lhe abençoe com a harmonia!

Carla Cristina Filizzola.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida amiga,Bety Costa.

Entendo sua preocupação. não somos perfeitos e não devemos exigir perfeição de nos mesmos e nem dos outros,eles também não são perfeitos. Confúcio disse que sábio é aquele que não comete o mesmo erro uma segunda vez.

Estamos todos aqui neste nível de consciência para disciplinarmos nossos egos, não permitindo que o ego tome conta de nossas emoções e vidas. Um dia... Conseguimos com certeza! Enquanto isto, vamos buscando disciplinar nosso homem inferior. É o homem inferior que deseja apenas a felicidade,ele não pensa em se esforçar e renunciar aos desejos para seguir alegremente ao Tao.

No hexagrama(58) o ensinamento para vivermos em aceitação ao que nos acontece, seria "chamar pelos espíritos da luz" e sermos seus intermediários trazendo alegria para nós e para os outros em comunicarmos a verdade. O sábio revela que um lago alimenta o outro,isto significa que podemos alimentar uns aos outros e isto gera alegria. A amizade verdadeira com os seres mais evoluídos do Universo gera uma enorme felicidade, e é essa amizade para a qual devemos estar abertos.

O homem inferior é um egoísta que só pensa em seu próprio prazer. Ele não esta disposto alimentar outras pessoas. O homem inferior infelizmente, acredita que vivendo para atingir seu objetivo, sem pensar em mais ninguém, vai realizar seus desejos. Na verdade esse é o caminho mais fácil para o sofrimento. Para obtermos felicidade o caminho seria o de compartilhar e alimentar os outros, assim o homem superior colhe alegria e amizades verdadeiras. Alimentar tem o sentido de servir, cuidar, amar, compreender,apoiar,tolerar,
perdoar.

Esse hexagrama é um poderoso conselho para ficarmos receptivos, abertos para o Poder Superior isto traz alegria e felicidade e força para vencermos qualquer momento que consideramos difícil. Quando estamos bem acompanhados por espíritos da Luz, tudo é alegria.

Sempre em contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog