.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 59. Huan / Dispersão (Dissolução)



Dissolva tudo o que há de ruim na sua vida e os caminhos se abrirão.


Este hexagrama se refere à dissolução de sentimentos e pensamentos que conduzem a um rígido ponto de vista. Para nos libertarmos deles, precisamos abdicar dos sentimentos, permitir que eles se afastem, levados pelo vento. A dispersão ocorre suave e naturalmente.
Precisamos dispersar sentimentos de desesperança, que nos levam a romper laços com os outros.

"Por que as coisas são assim?" é o tipo de pergunta completamente contaminada pela dúvida e o medo de continuar seguindo nosso caminho. É importante também nos livrarmos da sensação de que precisamos fazer alguma coisa como se estivéssemos pressionados a resolver uma determinada situação e nos empenhássemos para tal. Nesse momento, temos que recuar porque já estamos presos emocionalmente, caímos na armadilha. Uma vez que percebamos nossos erros, não devemos cair em desespero ou em crises de auto-acusação. O caminho é nos apegar ao que é correto e esperar. Assim, os possíveis danos serão corrigidos e a tensão se dissolverá.

Dispersão significa também que não devemos nos ligar a questões que provocam discussão nem resistir ao modo como as coisas funcionam. Abrindo mão da resistência, damos espaço a uma total compreensão e ao surgimento da ajuda do Sábio. Ele tem o poder para realizar o impossível e o improvável. Mas é preciso que esperemos. Sem paciência, nada acontecerá.

Nosso processo de autodesenvolvimento requer que passemos por dificuldades. Mais tarde, perceberemos que elas foram absolutamente necessárias ao crescimento. E, enquanto estivermos sob seu jugo, de nada adianta espernearmos. Isso só aumenta a dor e a incompreensão da situação vivida. A aceitação é o caminho mais adequado. Ela permite o surgimento de um insight que dê fim ao problema. 

 (Texto elaborado por  - Wu Fang)


8 comentários:

Ariadne disse...

Olá, Carla, não entendi direito, perguntei se um rapaz de que gosto iria me procurar ainda, pois brigamos, mas não entendi! Poderia me ajudar, por favor> Obrigada! Beijos!

Marina Mattos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina Mattos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, Ariadne.

Sua pergunta foi formulada de maneira incorreta, por isto não entendeu a resposta do sábio. Pergunte da seguinte maneira: O que esperar de .........(nome da pessoa)? Se esforce para compreender o Tao do I e um dia... Tudo claro como o sol do meio-dia.

Evitem perguntar assim: Se iria, se pudesse, se fosse, se vai, se fica, se... O Tao do I Não responde sobre questões de dúvida. Quem tem dúvidas é o homem inferior (ego). O homem superior não tem dúvidas do caminho. E o I Ching não responde ao homem inferior. O sábio conversa apenas com o homem superior que existe dentro de nós. Meditação antes da consulta para bloquear o ego e deixar o homem superior no comando de nossas mentes.

Harmonia, saúde, sabedoria em sua vida!

Carla Cristina Filizzola.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações, Marina Mattos.

Sua pergunta também foi formulada de maneira incorreta. Pergunte desta forma: Como agir nesta situação?

Lembrando que não precisamos explicar a situação para o Tao do I Ching. Medite por 20 minutos e então pergunte.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Isolda disse...

Olá Carla,

Admiro o seu trabalho. Fiz uma pergunta referente a que atitude tomar diante de uma determinada situação e a resposta foi o hexagrama 59 com 5 linhas móveis: nas segunda, terceira, quarta, quinta e sexta posições. O que significa?

tania disse...

Parabens luz e harmonia pra voce !! Eu jogo no iching uol e sempre sempre confirmo a mensagem que você extrai daquele hexagrama! ;) muito boa sua interpretação!!
Tania

Beginning disse...

Gratidão pela sua interpretação deste hexagrama.Foi vital.Espero ter forças para me manter fiel a este aconselhamento, pois não está sendo fácil passar por esta fase.🙏

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog