.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 60. Chieh / Limitação



Aceitar os seus limites e dos outros é prova de grande Sabedoria.


Este hexagrama nos avisa que os limites são fundamentais para a conquista de nossos objetivos. Nos dias de hoje, cada vez mais, idéias decadentes, que contrariam os ensinamentos do I Ching, nos fazem perder a noção de limites, do que é certo ou errado. 

O conceito de limites tem a ver também com a aceitação do nosso Destino. Devemos eliminar da mente qualquer elemento de resistência ao que temos que passar, necessariamente, pelo processo de aprendizagem. Ao aceitar os limites é sinônimo de não sermos presunçosos nem arrogantes. Não é possível fazermos apenas o que desejamos. É preciso também passar por situações desagradáveis ou fonte de sofrimento. 

As mudanças só são obtidas quando temos um insight sobre a natureza do problema, conseguimos a ajuda do Sábio e acreditamos na verdade interior. As virtudes defendidas pelo I Ching - Paciência, modéstia e simplicidade - não podem ser alcançadas sem uma longa experiência de autolimitação. Devemos ser brandos conosco mesmo. Não adianta tentarmos avançar antes do tempo, evoluir de forma prematura, chegar no objetivo antes do tempo.
Essa ambição de nada adiantará. Por isso, os limites são tão necessários. Somente um esforço gradual, brando, modesto e perseverante nos leva ao progresso.

Chegar à autolimitação, porém, não é nada fácil. No decorrer desse trabalho, nos deparamos com a força de elementos inferiores perturbadores, que estão acostumados a agir de sua própria maneira, levando-nos a ter uma atitude voraz em relação aos fatos que se apresentam na vida. Para controlar esses elementos, devemos fazer como quem ensina uma criança gulosa que o estômago não pode governar a mente. Os resultados podem ser surpreendentes. É preciso, em primeiro lugar, tentar.

Texto elaborado por 
Wu Fang.

4 comentários:

Gabi Maria disse...

Oii Carla!! Adoro seu blog! Visito a anos e espero que você continue lendo e respondendo os comentários rs Nunca comentei, mas preciso muito da sua ajuda nesse momento, porque não entendi a resposta do hexagrama 60. Eu briguei com um grande amigo, faz meses que não nos falamos, sinto saudade e perguntei ao I Ching se voltaríamos a nos falar ou se nossa relação chegou ao fim, a resposta foi o hexagrama 60 com o nove na segunda posição, o seis na quarta e sexta posição. Desde já agradeço por tudo! Muita paz e sucesso a você!

Carla Cristina Filizzola disse...

Querida Gabi Maria,

Quero sugerir que você faça uma nova consulta ao I Ching e pergunte da seguinte maneira: Como devo agir com ........(nome da pessoa)? Espero seu retorno. Sua pergunta ficou confusa para que eu possa interpretá-la com confiança.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Eduiges disse...

Eduiges- artista. Querida Carla Filizzola,

Fiz um concurso e a resposta deverá sair essa semana. Pedi aconselhamento no I Ching e a resposta foi o oráculo 60 com 9 na quinta linha e seis na sexta linha. Você poderia me ajudar a compreender?

Sah Palácio disse...

Olá Carla,

primeiramente muito obrigada pelo blog... ele nos ajuda bastante a interpretar o iching. Recentemente fiz uma pergunta ao iching: Como devo agir para ser em sucedida na minha tese de Doutorado? E este hexagrama Limitação foi oq apareceu com linha móvel na terceira e quarta posições. Você poderia me ajudar a interpretar? POis estou passando por um momento difícil no doutorado, já estou na reta final e agora estou tendo vários problemas para conseguir bons resultados.

Obrigada pela sua ajuda desde já.

Pesquisar neste blog