.

.

Seleccione Linguagem

Os oito Trigramas do Livro das Mutações - I Ching




Vamos fazer um passeio pela natureza...

Ao acordar e começar a caminhar olhe para o Céu majestoso e veja Ch’ien com um poderoso dragão que transita livremente de Ch’ien para Tui, o lago em sua dança sagrada. Quando caminhar e olhar para o sol, veja Li no horizonte, iluminando como o fogo. Quando continuar a caminhar poderá encontrar com uma montanha, veja Ken e ao subi-la sinta o vento enxugando o suor, veja Sun, o vento. Quando descer essa montanha encontrar um lago e ficar feliz, cantar, dançar, veja Tui para saciar sua sede.

Continuando em sua caminhada ao olhar para seus pés e sentir a segurança de uma mãe, veja K’un protegendo você e nessa terra debaixo de seus pés sinta a benção de K’un. Mas, uma mãe não gosta de ser ignorada por seu filho e desperta o filho de sua indiferença com um trovão assustador e então, veja Chen. Após o susto do despertar da mãe em um trovão; ela sorrindo consola o filho e ele responde com uma gargalhada. O medo transforma-se em risos, K’un e o princípio passivo.

Em seu caminhar encontrará com o mar, sublime, porém repleto de perigos, então, veja K’an a água do mar fascinando quem o contempla, mas também guarda perigos ocultos que devem ser enfrentados com cautela. Os perigos são afastados pela visão do céu que como um pai firme oferece a proteção das alturas ao filho que então contempla Ch'ien, o céu.

Agora, sinta-se um abençoado pelo Tao e prossiga repleto da sabedoria da natureza.


Carla Cristina Filizzola.



2 comentários:

Artes da Mariah disse...

Olá Carla boa tarde.
Poderia me dizer se esse Trigramas também se relaciona com a árvore da vida.Seria possível fazermos uma analogia?
Obrigada.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, luz e amor. Querida Mariah.

Qual trigrama você se refere? São oito os trigramas do Livro das Mutações - I Ching.

Céu, Terra, Fogo, Água, Lago, Vento, Montanha, Trovão.

Namastê!

Wu Wei.

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog