.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 3. Chun / Dificuldade Inicial



Chuva e Trovão nos oferecem uma efervescência de caminhos. Não se intimide.


Este hexagrama representa as múltiplas possibilidades que existem no início de uma situação. São tantas as alternativas que, muitas vezes, ficamos sem saber que rumo tomar. Mas não devemos permitir que a tempestade, que o caos, nos intimide. Também não é aconselhável que nos forcemos a resolver uma situação apenas para sair dela o mais rapidamente possível.


É preciso perseverar na não-ação, no desprendimento.Receber este hexagrama é comum quando nos encontramos numa situação em que a tensão nos impede de ter uma verdadeira perspectiva. Por isso, acabamos por adotar qualquer solução que se apresente, precipitando-nos.


Só é possível termos uma perspectiva do problema vivido quando nos livramos das tensões e encaramos a situação como algo que merece reflexão. Pedir ajuda ao Poder Superior também ajuda.


É preciso compreender que essas situações de mudança contêm múltiplas boas possibilidades. Mas, muitas vezes, só percebemos isso bem mais tarde, quando já superamos a situação. Mas esse momento deve ser entendido como algo muito dinâmico, no qual há mutações em processo. Mudanças no mundo interior começam a se projetar no exterior. Para que elas cheguem ao fim, não devemos interferir. Elas devem simplesmente seguir o seu curso. O único papel que nos cabe é o da paciência e o da humildade em pedir ajuda. Não adianta forçar um determinado desfecho. Um insight surgirá, trazendo uma solução.


É imperioso que confiemos no Poder Superior. As coisas só funcionarão quando seguirmos a verdade e fizermos o que for certo. A desistência provoca o fracasso. É preciso deixar a "roda do destino" começar a rodar no sentido do progresso. Mas isso acontecerá naturalmente, sem atitudes que forcem um resultado.


Expansão e Boa Sorte!


Para visitar o site do Luz I Ching na web, acesse:


http://br.groups.yahoo.com/group/Luz_ICHING/

11 comentários:

Nande disse...

Qual a sua fonte para essas interpretações?

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Nande,

São textos de Wu Fang. Como Wu Fang diz: "São interpretações de anos de estudo com o sábio I Ching".

Namastê!

jasmina disse...

Carla bom dia. Necessito fazer uma longa viagem, em breve e durante quase 3 semanas ja prevista há algum tempo e ando muito desanimada querendo cancelar. Questionei o iching se devo ir ou cancelar e deu hexagrama 56, o viajante com linha movel na segunda posiçao. Nao entendi a reposta e nao a achei no seu site. Voce poderia me ajudar por favor? desde ja agradeço, e muito. Jasmina.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Jasmina,

Gostaria de esclarecer que não devemos consultar o I Ching com perguntas com dois sentindo. Do tipo, isto ou aquilo. Pergunte com objetividade: Devo fazer está viagem?

Porém, acredito que você deve sim fazer sua viagem sem temer nada. Pode ir tranquila.

No hexagrama 56 com seis na segunda – o Sábio diz: “No fim, nenhum descontentamento”.
“O viajante de espírito modesto e generoso sempre tem um local para repousar e a dedicação de amigos leais.”

Siga este conselho, atue desta maneira e boa viagem!

Que o Tao lhe seja generoso!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Oi Carla, sempre que consulto o IChing venho ler seu blog..ele ajuda muito a clarear certas interpretacoes. No meu caso cai nesse hexagama pois busco saber se a relacao que estava em vias de comecar foi interrompida e me encontro paralisada pois nao tenho nada a fazer, nao fui eu quem decidiu se recolher. Para mim apareceram as linhas 6 na 3posicao e 9 na quinta. O que esses avisos querem me dizer?
muito obrigada, mais uma vez.
Namaste
G

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Amiga,

O relacionamento de vocês esta em meio a dificuldades consideráveis. Não imponha sua vontade sobre a outra pessoa. É preciso libertar-se da ilusão que está causando o caos entre vocês. Isso libertará seu relacionamento da dor e da tristeza que afligem vocês.

Precisam dizer a verdade um para o outro sem medo. Abrir o coração mais uma vez.

É importante perseverar na não-ação no desprendimento e confiar a solução, o futuro ao Poder Superior. Tenha paciência, humildade, deixe o Tao solucionar o problema, peça por justiça ao Poder Superior em teu caminho.

Não fique tentando adivinhar o futuro. Aceite a vontade do Poder Superior em tua vida e aguarde a mudança com resignação.

Recue deste relacionamento e preserve sua energia, aguardando o momento certo para agir. Para Confúcio, permanecer perseverante e reto era a mais alta virtude quando se lida com as trevas e a tribulação.

Para você evitar uma situação impossível, procure deixar passar muita coisa sem ser porém enganada.

Que o Poder Superior lhe abençoe com perseverança, paz, amor!

Carla Cristina Filizzola.

Unknown disse...

OLÁ Carla parabéns pelo blog antes de mais nada.. estou pensando em me mudar de casa(sair da casa em que moro com a minha família desde que criança) para ir morar 'só' em um apartamento com pessoas desconhecidas..caí no hexagrama dificuldade inicial quando questionei ao i ching o que deveria fazer, vc poderia me dar uma luz a mais?

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Renato Monteiro.

Pode fazer a mudança com fé. Busque ajuda de alguém em quem você deposita confiança. Apesar do nome do hexagrama(3)Chun - a tradução também pode ser: O Começo. Então, fé e coragem. Todo começo traz consigo uma certa dificuldade. Sua resposta está na segunda posição e quinta posição. Sendo a quinta posição a "Governante" do hexagrama.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Windihead disse...

Olá Carla, parabéns pelo blog, já o sigo há algum tempo.
Estou numa relação complicada com o meu companheiro e sinto-me num impasse sem saber se devo ou não sair de casa. Ao perguntar ao I CHING o que fazer pois não sei que rumo tomar saiu o hexagrama 3. Devo não fazer nada e esperar? Pode ajudar-me na interpretação?
Obrigada

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Windihead.

Querida, você com certeza tem uma comunicação clara com o Tao do I. Como sei disto? Pela resposta que o sábio lhe deu. Ela é tão clara que não preciso interpretá-la para você, vou apenas transcrevê-la como esta no Livro de Richard Wilhelm. Você tem este livro? Espero que sim, pois esta tudo nele.

De acordo com o Livro de Richard Wilhelm - Prefácio de C.G.Jung. O Livro das Mutações I Ching -

Apenas transcrevendo sem interpretação de minha parte.

Leia a primeira posição: Hesitação e obstáculo. É favorável permanecer perseverante. É favorável designar ajudantes.
Se alguém encontra obstáculos ao início de um empreendimento, não deve forçar o avanço e sim deter-se para refletir. Entretanto não deve se deixar desviar, mantendo a constância e a perseverança de modo a não perder de vista sua meta. É importante procurar o auxílio certo. Só o encontrará evitando a arrogância e associando-se a seus semelhantes com espírito de humildade. Desse modo atrairá aqueles que o ajudarão a enfrentar as dificuldades.

Agora transcrevo a quinta posição como governante do hexagrama,quando não obtemos linhas móveis: Dificuldades em abençoar. uma pequena perseverança traz boa fortuna. a grande perseverança traz infortúnio. Alguém se encontra numa situação na qual é impossível exprimir suas boas intenções de modo a que tomem forma, e sejam compreendidas. Outras pessoas interpõem-se e deformam tudo o que se fez. É preciso então ser cauteloso e proceder por etapas. Não se deve forçar a realização de algo grandioso,pois o sucesso só é possível quando já se dispõe da confiança geral. Somente o trabalho realizado em silêncio, com lealdade e consciência, poderá, pouco a pouco, levar a situação a se esclarecer e os obstáculos a desaparecerem.

Ficou clara a orientação do sábio?
Qualquer dúvida de como proceder neste momento entre em contato novamente que te esclareço.

JULGAMENTO: Nada deve ser empreendido neste momento. Essa dificuldade na verdade é uma benção. Sublime sucesso para quem permanecer perseverante no bem.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Diego Mathias disse...

ola carla, td bom?

perguntei sobre minha demissão do emprego, tive um sonho que um cara de lá vinha e me dizia que eu estava fora...fiquei preocupado, ainda que aparentemente td esteja bem.
Veio o hexagrama 3, linha móvel na 2a posição. resultando no hexagrama 60.

interpretei que td esta bem, é apenas tensão da minha parte...oq vc acha pfv?

mto obrigado

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog