.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 21. Shih Ho / Morder


Abra a boca e devore o que puder, mas sem cair na voracidade. Tente!

Este hexagrama diz respeito a como chegarmos à verdade da questão, mas mostra que há algo impedindo o acesso ao alimento. Neste caso, alimento refere-se a alcançar a harmonia com outra pessoa, com a verdade ou com o Sábio. Esta unidade ou harmonia é um alimento vital para nós como seres humanos.

As pessoas se confundem em relação à verdade porque, existem idéias difamadoras, entre elas as falsas idéias sobre Deus, a natureza ou o funcionamento do Cosmo (das Leis Universais). Mas ao descobrirmos que algo não é verdadeiro, ou que é simplesmente um erro, somos compelidos a "mordê-lo", a eliminar o que está obstruindo nossa harmonia.

A percepção de que uma coisa é certa ou errada se transfere automática e inconscientemente para as outras pessoas. Não precisamos fazer nenhum esforço consciente para que isso aconteça. Ao reconhecermos algo errado, a primeira pergunta é: "O que faremos a respeito?". Ao identificarmos o elemento ruim, devemos simplesmente entregá-lo ao Cosmo (As Leis Universais) para que o resolva e corrija. Depois, recuamos e não pensamos mais nisso. A entrega do assunto ao Cosmo (As Leis Universais) ativa o poder da verdade.

O hexagrama mostra que devemos ser enérgicos na hora de eliminar o que está obstruindo nosso caminho até a harmonia. É preciso uma grande energia para a retirada dos obstáculos. Perdoar significa que compreendemos como as pessoas são motivadas a agir mal. É compreender que o medo e a dúvida têm um grande poder sobre as pessoas. Mas erramos ao pensar que perdoar equivale a esquecer.

Para o I Ching, não devemos esquecer, assim como não esquecemos as lições de História. Caso contrário, seríamos arrogantes e complacentes. As pessoas continuarão vulneráveis a seus medos e maus hábitos até adquirirem o insight que as levará à disciplina. Devemos estar conscientes de que a pessoa em questão ainda não se corrigiu e que é preciso darmos o espaço e o tempo necessários para que ela encontre o seu caminho.  

Texto elaborado por: Wu Fang


Ao equilíbrio!

9 comentários:

thays disse...

Oi Carla. Acompanho o blog há algum tempo e adoro suas interpretacoes. Parabens pelo trabalho.
perguntei ao sábio se a pessoa com quem me relaciono tem sentimentos recíprocos por mim erecebi o hexagrama 21 como resposta sem linhas móveis.
Pode me ajudar com a interpretação?

thays disse...

Oi Carla. Acompanho o blog ha algum tempo e adoro suas postagens. Parabens pelo trabalho.
Perguntei ao sábio se a pessoa com quem tenho um relacionamento complicado me ama. Fui o mais direta possível na pergunta. Recebi o hexagrama 21 sem linhas móveis em resposta. Pode me ajudar com a interpretação?

CYRA disse...

Carla, venho, acompanhado seu blog nos últimos dois meses.
A pergunta foi em realação a uma pessoa que não se decide a assumir uma realação de namoro ou relacionamento amoroso.
Fomos namorados há 40 anos atrás e nos reencontramos há um ano. A pergunta foi:
Qual o motivo da não ação desta pessoa.
Att,
CYRA

Flor de Azahar disse...

Olá! Parabéns pelo trabalho! Este é o meu blog preferido para o entendimento do i ching.

Fiz a seguinte pergunta: "o q devo esperar de fulano?" e tirei esse hexagrama. Não entendi bem a resposta.

Flor de Azahar disse...

Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo blog!! Meu preferido quando busco interpretações do i chig.

Perguntei: O que esperar de fulando?
Mas não entendi bem a resposta...pode me ajudar?
Obrigada!

Re Sá disse...

Oi!
A pergunta que fiz foi a seguinte. Que tipo de sentimento o meu namorado tem por mim?
E saiu esse hexagrama.
Pode me explicar?
Um beijo no seu coração!!!

Renata Silva disse...

Carla, boa noite! Perguntei sobre porque ainda penso muito e ainda me sinto ligada com uma pesoa que ja nao daz mais parte da minha vida. O q significa esse resultado?

Renata Silva disse...

Carla boa noite! Adoro seu blog. O q significa esse resultado p uma pergunta, porque ainda me sinto fortemente ligada a uma pessoa ex q ja nao da mais parte da minha vida? Namate.

Renata Silva disse...

Carla, boa noite! Perguntei sobre porque ainda penso muito e ainda me sinto ligada com uma pesoa que ja nao daz mais parte da minha vida. O q significa esse resultado?

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog