.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 26. Ta Ch'u / O Poder de Domar do Grande



Não se deixe abater pelo acúmulo de tensões. Elas vêm e vão, como as ondas.


Ao longo do autodesenvolvimento, aumentamos nosso poder interior e independência. Isso provoca inveja nos outros, principalmente naqueles que ainda não se desenvolveram tanto quanto nós e permanecem presos a seus medos e dúvidas. Esta inveja faz com que eles nos testem o tempo todo. Eles querem checar se podemos perder nosso equilíbrio e serenidade.


A tentativa só terá êxito, no entanto, se essas pessoas conseguirem despertar nossos medos e incitar-nos à raiva. Caso tenham êxito, ficarão muito satisfeitas em perceber que nossas qualidades não são reais e, portanto, elas não precisam mais ter aquele modelo de crescimento a seguir. Se os testes fracassarem, provavelmente, eles continuarão através de uma série de situações difíceis, cujo objetivo é provocar uma tensão que beire o insuportável.


Nesse caso, o hexagrama aconselha a mantermos a calma, a ficarmos quietos, firmes e controlados. Isso significa mantermos os pensamentos serenos e neutros, não buscar uma solução nem acelerar um desfecho. Do mesmo modo, não devemos duvidar de nosso senso interior de verdade nem abandonar o que já foi aprendido. Se duvidarmos do que já sabemos, estaremos assumindo uma posição defensiva. E quanto mais nos esforçamos por nos defender, mais debilitados ficamos. 

Em vez disso, devemos enfrentar a própria ansiedade como quem está em pé na arrebentação, deixando que as grandes ondas simplesmente passem. Elas se dissiparão se mantivermos nossa posição com firmeza. Se conseguirmos fazer isso, nosso poder aumenta porque nos dispusemos a confiar no Poder Superior, no Tao. 

O importante é manter a atitude de perseverança, não reagindo às pressões vindas do mundo externo. Elas só querem nos desestabilizar e provar que o Poder Superior não existe e que seguir o Tao não é possível.

(Texto elaborado por - Wu Fang)

7 comentários:

Celia Fernandes disse...

Há três dias tiro repetidamente esse hexagrama... Fiquei muito mais confiante e feliz quando li sua interpretação sobre O Poder do Grande. Obrigada. Abs

Paula de Medeiros disse...

Tive um relacionamento conturbado com uma pessoa, mas sinto que não acabou... Sempre que pergunto sobre o que posso/devo fazer, ou o que o futuro reserva, sai o hexagrama 26. E apesar de Ler e reler, não entende mto o que quer dizer em relação a amor.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Paula,

Preciso de mais informação para que minha interpretação seja confiável.

Você obteve linhas mutáveis?

Aguardo sua resposta.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

olá, também gostaria de saber o que esse hexagrama diz a respeito do amor, com as linhas 1, 3 e 4 mutáveis.
muito obrigada

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

Para uma interpretação digna de confiança preciso de mais informações de vocês... No caso, posso falar escrever de maneira genérica sobre o H(26) no sentido do amor entre um casal.

Hexagrama (26) Montanha sobre o Céu, no interior força, no exterior contenção - possui significado na vida afetiva de cuidar, tomar conta de, apoiar, encorajar, ajudar um ao outro, superar obstáculos juntos, cultivar, reunir, acumular.

Muita energia yang para um relacionamento, capaz de proteger um ao outro, conduzir ou orientar, vencer dificuldades.

O conselho do sábio é expanda seu amor um pelo outro. Quando a quietude domina o impulso, obtém-se uma grande força de caráter, que traz êxito, grande esforço para manter o relacionamento (fidelidade) e grande conquista (amor duradouro).

Para obter um relacionamento forte, o sábio aconselha manter um comportamento fiel e autentico. Brilho e luz - O Céu no interior da montanha. O Céu (Ch'ien) indica o caráter, a virtude. A montanha (Ken) sugere o fortalecimento do relacionamento. Os meios para fortalecer o caráter estão ocultos nos trigramas nucleares: o inferior, Tui, boca, indica cuidar das palavras, procurar ser verdadeiro. O superior Chen, movimento, indica ações, devem ser fiel um ao outro, dizer sempre a verdade.

Resumindo: Aonde existe o amor verdadeiro, pode-se vencer qualquer obstáculo rumo aos objetivos do casal.

Lembrando que: - Quem realmente ama, não é egoísta, é capaz de dar a sua vida pelo outro. É a Lei que determina a existência desse amor, de modo a afirmar a seu caráter, sua constância. A Lei do relacionamento não é um "dever" sombrio ou uma "imposição" dura, mas um sentimento que nos proporciona prazer e, justamente por exercer uma atração, está disposto a obedecê-lo espontaneamente, o nosso coração. Este é o segredo da conduta correta, a conduta harmoniosa entre dois seres deve ser livre e espontânea. A lei do amor exerce uma grande atração sobre os homens, é o poder que emana do elemento celestial e domina a natureza dentro do homem.

Porém, cada uma das seis posições (Linhas) vai determinar como devemos agir em cada caso.
No hexagrama Ta Ch’u - As portas estão abertas para um grande amor e o sábio ensina o caminho para consolidá-lo.

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Mi novia acaba de terminar conmigo Ayer, al yo tratar de aclarar conflictos pasados leves que salían frecuentemente en las discusiones y creo yo nos agotaban pese a que nos amábamos mucho y siempre la pasábamos bien. Lance el iching para saber que hacer y salió este hexagrama con la cuarta y quinta mutación. Que significa?
Abandonado

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações amigo,

Não precisa sentir que foi abandonado. O I ching no hexagrama(26) Ta Ch'u - Quinta posição, significa que vocês vão conseguir enfrentar e vencer essa separação. O caminho vai abrir, porém para que isto aconteça evite conflitos e busque a compreensão.

Que o Tao abençoe vocês dois cada vez mais!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog