.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 26. Ta Ch'u / O Poder de Domar do Grande



Não se deixe abater pelo acúmulo de tensões. Elas vêm e vão, como as ondas.


Ao longo do autodesenvolvimento, aumentamos nosso poder interior e independência. Isso provoca inveja nos outros, principalmente naqueles que ainda não se desenvolveram tanto quanto nós e permanecem presos a seus medos e dúvidas. Esta inveja faz com que eles nos testem o tempo todo. Eles querem checar se podemos perder nosso equilíbrio e serenidade.


A tentativa só terá êxito, no entanto, se essas pessoas conseguirem despertar nossos medos e incitar-nos à raiva. Caso tenham êxito, ficarão muito satisfeitas em perceber que nossas qualidades não são reais e, portanto, elas não precisam mais ter aquele modelo de crescimento a seguir. Se os testes fracassarem, provavelmente, eles continuarão através de uma série de situações difíceis, cujo objetivo é provocar uma tensão que beire o insuportável.


Nesse caso, o hexagrama aconselha a mantermos a calma, a ficarmos quietos, firmes e controlados. Isso significa mantermos os pensamentos serenos e neutros, não buscar uma solução nem acelerar um desfecho. Do mesmo modo, não devemos duvidar de nosso senso interior de verdade nem abandonar o que já foi aprendido. Se duvidarmos do que já sabemos, estaremos assumindo uma posição defensiva. E quanto mais nos esforçamos por nos defender, mais debilitados ficamos. 

Em vez disso, devemos enfrentar a própria ansiedade como quem está em pé na arrebentação, deixando que as grandes ondas simplesmente passem. Elas se dissiparão se mantivermos nossa posição com firmeza. Se conseguirmos fazer isso, nosso poder aumenta porque nos dispusemos a confiar no Poder Superior, no Tao. 

O importante é manter a atitude de perseverança, não reagindo às pressões vindas do mundo externo. Elas só querem nos desestabilizar e provar que o Poder Superior não existe e que seguir o Tao não é possível.

(Texto elaborado por - Wu Fang)

13 comentários:

Celia Fernandes disse...

Há três dias tiro repetidamente esse hexagrama... Fiquei muito mais confiante e feliz quando li sua interpretação sobre O Poder do Grande. Obrigada. Abs

Paula de Medeiros disse...

Tive um relacionamento conturbado com uma pessoa, mas sinto que não acabou... Sempre que pergunto sobre o que posso/devo fazer, ou o que o futuro reserva, sai o hexagrama 26. E apesar de Ler e reler, não entende mto o que quer dizer em relação a amor.

Carla Cristina Filizzola disse...

Querida Paula,

Preciso de mais informação para que minha interpretação seja confiável.

Você obteve linhas mutáveis?

Aguardo sua resposta.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

olá, também gostaria de saber o que esse hexagrama diz a respeito do amor, com as linhas 1, 3 e 4 mutáveis.
muito obrigada

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações!

Para uma interpretação digna de confiança preciso de mais informações de vocês... No caso, posso falar escrever de maneira genérica sobre o H(26) no sentido do amor entre um casal.

Hexagrama (26) Montanha sobre o Céu, no interior força, no exterior contenção - possui significado na vida afetiva de cuidar, tomar conta de, apoiar, encorajar, ajudar um ao outro, superar obstáculos juntos, cultivar, reunir, acumular.

Muita energia yang para um relacionamento, capaz de proteger um ao outro, conduzir ou orientar, vencer dificuldades.

O conselho do sábio é expanda seu amor um pelo outro. Quando a quietude domina o impulso, obtém-se uma grande força de caráter, que traz êxito, grande esforço para manter o relacionamento (fidelidade) e grande conquista (amor duradouro).

Para obter um relacionamento forte, o sábio aconselha manter um comportamento fiel e autentico. Brilho e luz - O Céu no interior da montanha. O Céu (Ch'ien) indica o caráter, a virtude. A montanha (Ken) sugere o fortalecimento do relacionamento. Os meios para fortalecer o caráter estão ocultos nos trigramas nucleares: o inferior, Tui, boca, indica cuidar das palavras, procurar ser verdadeiro. O superior Chen, movimento, indica ações, devem ser fiel um ao outro, dizer sempre a verdade.

Resumindo: Aonde existe o amor verdadeiro, pode-se vencer qualquer obstáculo rumo aos objetivos do casal.

Lembrando que: - Quem realmente ama, não é egoísta, é capaz de dar a sua vida pelo outro. É a Lei que determina a existência desse amor, de modo a afirmar a seu caráter, sua constância. A Lei do relacionamento não é um "dever" sombrio ou uma "imposição" dura, mas um sentimento que nos proporciona prazer e, justamente por exercer uma atração, está disposto a obedecê-lo espontaneamente, o nosso coração. Este é o segredo da conduta correta, a conduta harmoniosa entre dois seres deve ser livre e espontânea. A lei do amor exerce uma grande atração sobre os homens, é o poder que emana do elemento celestial e domina a natureza dentro do homem.

Porém, cada uma das seis posições (Linhas) vai determinar como devemos agir em cada caso.
No hexagrama Ta Ch’u - As portas estão abertas para um grande amor e o sábio ensina o caminho para consolidá-lo.

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Mi novia acaba de terminar conmigo Ayer, al yo tratar de aclarar conflictos pasados leves que salían frecuentemente en las discusiones y creo yo nos agotaban pese a que nos amábamos mucho y siempre la pasábamos bien. Lance el iching para saber que hacer y salió este hexagrama con la cuarta y quinta mutación. Que significa?
Abandonado

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações amigo,

Não precisa sentir que foi abandonado. O I ching no hexagrama(26) Ta Ch'u - Quinta posição, significa que vocês vão conseguir enfrentar e vencer essa separação. O caminho vai abrir, porém para que isto aconteça evite conflitos e busque a compreensão.

Que o Tao abençoe vocês dois cada vez mais!

Carla Cristina Filizzola.

Amanda miranda disse...

Olá Carla, tirei esse hexagrama com a linha móvel 6, minha pergunta era se ia conseguir uma vaga em uma universidade estrangeira que quero muito conseguir. Como interpretar adequadamente, posso ter esperanças? Obrigada

Ester Abea disse...

Cara Carla

Que bom achar alguém estudando o I Ching! Parabéns!

Tive grave doença e agora, recuperada, quero recomeçar parte profissional. Qdo pergunto do sucesso futuro, vem o H 26 com linhas móveis 3, 4 e 5. Entendi que é sucesso, mas com bastante cautela e perseverança...estou certa, pergunto. Obrigada

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, luz, amor, querida Ester.

O I Ching aconselha não buscar o sucesso; pois, o sucesso e o fracasso fazem parte da vida. Ora um, depois o outro essa é a Lei do Tao. Tudo está em contante mutação. O sucesso e o fracasso são dois impostores, o importante é seguir o caminho do homem superior. O homem que busca o sucesso acaba esgotado.

Sua pergunta foi formulada de maneira incorreta. Nunca devemos perguntar sobre o "sucesso futuro". Pergunte sobre: como está minha vida?, ou então, como estou? Como está minha saúde? Assim você compreenderá a resposta do sábio que fala através do oráculo de I Ching.

Pode também, pedir ao Tao para enviar uma mensagem para você.

Wu Wei. Que os sábios mestre de oráculo do passado lhe abençoem!

Carla Cristina Filizzola.



Cyrinha 29. disse...

Saudações, Carla!
Minha pergunta foi: Devo desistir de concretizar o relacionamento (reencontro depois de 40 anos, ambos sozinhos - eu viúva e ele separado há 17 anos)? Moramos em cidades diferentes e estou com dificuldade no contato. Recebi o Hexagrama 26 - nenhuma linha. Namastê!

Gabriela Ciuffo disse...

Olá, tirei esse hexagrama hoje e enquanto o fazia, mentalizava sobre meu atual momento de trabalho. Estou há 3 meses sem conseguir um estágio na minha área e pensava, inclusive, a buscar opções de trabalho que não tenham a ver com que estudo apenas porque preciso de sustento. Gostaria de saber mais sobre aquela parte em que diz algo sobre voltar ao passado e buscar nele algo para praticar e assim gerar o êxito.

cf disse...

Oi Carla,
Sempre venho conferir suas interpretações pq me perco um pouco no inching.
Tive um relacionamento que teve um desfecho inesperado, e muito dolorido para mim...
Mas nao sinto que terminamos, e perguntei o que eu deveria fazer em relação a ele, se mantinha contato...
Linha movel na primeira posicao 9
Linha movel na quinta posicao 6

Muito obrigada! maravilhoso que existem pessoas como vc no mundo!

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog