.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 61. Chung Fu / Verdade Interior


Nós sempre sabemos qual o nosso problema. Basta olhar para dentro.


No nosso íntimo, sempre sabemos o que é verdadeiro ou não. Por mais que tentemos escamotear nossos sentimentos para o mundo externo, dentro de nós, sabemos o que se passa. Por isso, este hexagrama diz: "Você sabe qual é o problema e também compreende a verdade da questão."

Para chegar à verdade interior de nossos pensamentos, precisamos ficar receptivos, suspender idéias preconcebidas e não rotular as pessoas. Devemos também rejeitar a idéia de que algo não pode funcionar. Não temos como presumir isso. Chegou o tempo de dar vez ao impossível e ao improvável. Eles podem acontecer, diz o I Ching.

Acreditar nisso é, de certa forma, ficar dependente do Cosmo, permitindo que ele nos guie. O poder da verdade interior acumula-se à medida que conhecemos as Leis Cósmicas. Por exemplo, com o I Ching, aprendemos que não adianta provocar resultados através do conflito. A raiva, por mais justificada que seja, bloqueia a solução correta.

Quando somos firmes na busca da verdade interior, nossa firmeza é compreendida a milhares de distância. Essa verdade pode ser ainda desconhecida por nós, mas não importa. Devemos confiar nela do mesmo jeito, mantendo-nos abertos a percebê-la, a captá-la a qualquer momento. Aí, a solução que buscamos surgirá naturalmente, mesmo que ainda não sejamos capazes de compreender o que está acontecendo.

A verdade interior não pode ser dominada, guardada e usada a nosso bel-prazer. Primeiro, devemos apreendê-la intuitivamente, depois confirmá-la experimentalmente. Assim, o insight se torna conhecimento do coração. Não podemos nem mesmo captar a verdade interior enquanto não estivermos em sintonia com nosso eu mais profundo, com as vibrações que emanam das coisas. Mas, uma vez em contato com ela, podemos usá-la como um recurso inesgotável. Ela sempre nos indicará o caminho certo, em meio a todas as dificuldades.

 (Texto de -Wu Fang)



2 comentários:

AndreiaMS@2017 disse...

Oi Carla, eu de novo! rsrs Hoje me inspirei a consultar o sábio e cá estou novamente comentando...rsss
Dessa vez perguntei qual será o resultado q posso esperar de um trabalho que estou há tempos estudando para enfim começar a atuar nele. A resposta veio no Hexagrama 61 com uma mutação na linha 3 gerando o Hex 5. Ao meu entender, me parece q tudo correrá bem e estou no caminho certo, embora tenha que ser paciente na espera para concretizá-lo com confiança. Estou certa? Conto com sua sempre sábia orientação!!! Grata querida! Luz para vc! bjs

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Andreia.

Quando você foi fazer a mutação para o segundo hexagrama preste um pouco mais de atenção. Estou falando isto, pois sua resposta foi o hexagrama (61) Seis na terceira posição com hexagrama derivado(9)Hsiao Ch'u/ O Poder de Domar do Pequeno.

É melhor perguntar da seguinte maneira: Como devo agir diante do trabalho que estou realizando? Precisamos lembrar que o Livro das Mutações é um livro de sabedoria. Sua função oracular esta vinculada a isto.

Que o Tao ilumine teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog