.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 62. Hsiao Kuo / Preponderância do Pequeno



Não desconfie nunca do Poder Superior. Ele tem seus próprios métodos.


Este hexagrama fala de atitudes rígidas, nossas ou de outras pessoas. Nelas, predominam sentimentos como raiva, desejo, vingança e obstinação, de modo que somos pressionados a agir. Do ponto de vista do nosso ego, a não-ação (Wu-Wei) (無為) parece muito ineficaz e sem sentido. O recebimento deste hexagrama indica justamente que devemos insistir na não-ação (無為) e bloquear as pressões do ego.

Tais pressões do ego, geralmente, nos fazem ver soluções mágicas para os problemas. Somos impelidos a enxergar uma solução, seja ela qual for, e agir. Esse comportamento, porém, não tem resultado duradouros. A resposta que buscamos só será encontrada quando nos deixarmos conduzir pelo Tao. Não podemos esquecer que sempre existe uma solução oculta para o problema que nos atormenta. Para vê-la, porém, é fundamental estarmos abertos, calmos e desligados.

Confiar no Tao também é imperioso. Cabe-nos fluir ao sabor dos ventos, reagindo espontaneamente a cada situação, sem definir seu significado ou importância. Rótulos e classificações são desnecessárias. Devemos ficar relaxados e abertos, apegados à ajuda do Poder Superior, sem resistir a ela. A resistência bloqueia a chegada da ajuda quando mais precisamos dela.

E se a ajuda demorar a chegar, não devemos desanimar. Talvez a situação ainda não tenha alcançado um desenvolvimento suficiente para que tenha um desfecho de êxito. Em vez de desânimo, devemos cultivar a mente aberta, permitindo que o caminho se revele espontaneamente. Se estivermos receptivos, saberemos reconhecê-lo e captar a mensagem. 
Não avaliar a situação com ansiedade é sinal de modéstia, muito apreciado pelo Poder Superior. Portanto, aceitemos o resultado com resignação, dando o melhor de nós mesmos.

 (Texto de Wu Fang)


Resignação e Wu-Wei (無為)!

4 comentários:

AndreiaMS@2017 disse...

Olá Carla, muito bom ler seu Blog! Hj fiz uma consulta ao I CHING perguntando se eu procurar me desculpar com uma pessoa que amo, serei bem acolhida. Então obtive 2 hexagramas: o primeiro foi o 16 e dois no futuro me veio este 62. A princípio pensei que SIM, mas confesso q não tenho certeza de como interpretar a resposta que recebi. Poderia me ajudar a compreender? Grata e tudo de bom! Bjs

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Andreia,

Não entendi direito... Qual foi o hexagrama que você obteve? Foi o hexagrama (16)? E o que o hexagrama(62) tem a ver com sua pergunta? Explique melhor para que eu possa interpretar os sábios conselhos do I Ching.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Ana Flávia disse...

Carla, querida!!! Seu blog é maravilhoso. Não há um dia que eu não jogue o iching somente para ler os ensinamentos do "sábio" por meio de suas interpretações. O mais incrível é, com o passar do tempo, internalizar os ensinamentos de forma a fazer deles a minha meditação diária. Parabéns!!!
Abraços
Ana Flávia

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Ana Flávia,

Grata! Fico muito feliz que o Blog tem lhe ajudado, este foi mesmo meu objetivo, compartilhar dentro do possível o Tao do I para os amantes da sabedoria e do autoconhecimento.

Que teu caminho esteja repleto de paz, amor,sublime sucesso, boa fortuna!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog