.

.

Visualizações de páginas

O Tao do I Ching



Aos amantes da sabedoria milenar do Livro das Mutações

Quero esclarecer as pessoas que buscam orientação com o I Ching que quando procurarem por um intérprete do livro, deve fazê-lo com muita sinceridade.  O I Ching não conversa com o homem inferior, a este ele não responde nenhuma pergunta.

O homem inferior é malicioso, dissimulado, hipócrita. O oráculo do I Ching jamais irá responder ao homem inferior. O I Ching foi escrito para orientar ao homem superior, aquele que é sincero, verdadeiro, inocente, puro de coração, modesto.

Quando procurarmos por um intérprete profissional de nada vale não ser sincero com ele, pois o oráculo não irá responder sua pergunta. Você acaba perdendo seu dinheiro e seu tempo. Quando isto acontece comigo, quando a pessoa não é sincera, não diz a verdade e fica testando o I Ching ou na verdade me testando, identifico essa atitude e não volto a agendar uma nova consulta para a pessoa, por mais que ela me telefone. Não adianta insistir, eu simplesmente não agendo!

Os mestres do passado foram mantidos prisioneiros, submetidos a graves sofrimentos por homens inferiores. Por este motivo os sábios antigos preocuparam que a sabedoria do Livro das Mutações não desse nenhuma informação ao homem inferior.

O homem inferior prepara sua própria queda, pois é o primeiro a ser desmascarado quando o sol ressurge. (Hexagrama 36 - Ming I – sexta posição) Não se pode esconder a verdade por muito tempo, mas parece que o homem inferior não acredita nesta verdade! Ele considera-se poderoso demais para ser desmascarado. Vemos essa atitude todos os dias nos noticiários.

O Céu abençoa quem é digno de confiança, para este tudo lhe é favorável. O I Ching aconselha suportar o insensato com benevolência e também administrar justiça. Este é o caminho da harmonia e da sabedoria. Para fazer com que o insensato se desenvolva é favorável aplicar a disciplina, pois ele tende a encarar tudo de maneira descuidada, como uma brincadeira. Deve-se então mostrar-lhe a seriedade da vida. “Aquele que brinca com a vida nada realizará”. (Hexagrama 4 - Meng)

O Livro das Mutações têm seus protetores, são espíritos da mais alta evolução. Procure consultá-lo sabendo que estes Mestres não vão concordar com nenhuma atitude imprópria. Sempre estarão administrando justiça. Somente a modéstia, a sinceridade pode assegurar-lhe encontrar a necessária receptividade expressa na respeitosa aquiescência por parte dos Mestres.

"Nada pode impedir que o sucesso brinde aqueles que seguem o bem, a verdade e a inocência a cada passo."    


O Livro das Mutações - I Ching



Sempre em contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

2 comentários:

Bety Costa disse...

Embora eu não tenha dado conta da montanha de textos para ser estudados que este grupo está facilitando - não tenho dado conta pois neste meio tempo tive duas viagens de trabalho, sem contar os compromissos de leitura e resumo de palestras gravadas que venho fazendo há alguns anos. Pois bem, mesmo não acompanhando satisfatoriamente o voluem de textos que este grupo tem dispnibilizado, quero registrar aqui minha profunda gratidão ao I Ching. Posso dizer sem risco de exagerar: é o I Ching quem está me dizendo o que é fundamental neste momento de minha vida. Tem sido um mestre maravilhoso, seguro, tem me jogado Luz no Caminho - e ensinado que antes da Luz a mente deve aquietar-se. A Luz só bilha no silencio do corações serenos, que já aceitaram o destino e o sacrificio do ego. E que confiam no Caminho, seja para aonde quer que for que estejamos indo. Obrigada Carla Filizzola, deus lhe pague. Sou aluna mediocre, mas tão faminta de ensinamentos que acabo aprendendo bem, de uma maneira ou outra. Deus lhe pague carla Filizzola, Janine e tanta Gente cheia de Luz e Amor que o I Ching me colocou em contato.

Maria disse...

Oi Carla!

Que beleza de texto. Navegando por aqui, deparei-me com ele. Quanta verdade ele encerra. Bem haja por nos ajudar.
Que o TAO ilumine sempre seu caminho.
Carmen

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog