.

.

Visualizações de páginas

A revelação da verdade através do oráculo de I Ching.


Queridos amantes da sabedoria, que todos estejam com saúde, tranquilidade, força, harmonia.

Amado Mestre Confúcio


Nesta Asa, Confúcio explica como é possível o oráculo de I Ching revelar a verdade. Ele diz que isto é possível porque o Livro das Mutações contém a medida do céu e da terra; por isso ele possibilita a compreensão do Tao do céu e da terra (das leis da mudança).

A revelação da verdade (através da função oracular) está na mutabilidade do livro. Por isso o Livro das mutações não está vinculado a qualquer forma em particular. Porque se o Livro estivesse preso, fosse imutável, não poderia revelar a verdade através do oráculo.

Transcrevo abaixo o texto completo: Pág. 227 do Livro de Richard Wilhelm.

4- No Livro se encontram as formas e os domínios de todas as configurações no céu e na terra, de modo que nada lhe escapa.
Nele todos os seres se completam e nenhum lhe falta. Por isso, por seu intermédio (função oracular), podem penetrar o Tao do dia e da noite, de modo a compreendê-lo. O espírito, portanto, não está vinculado a nenhum lugar em específico, nem o Livro das Mutações a qualquer forma em particular.

Aqui se indica como se pode alcançar o comando do destino através do Livro das Mutações. Seus princípios contêm as categorias de todas as coisas, literalmente, os padrões e os âmbitos próprios a todas as transformações. Essas categorias encontram-se na mente dos homens; tudo o que ocorre, tudo o que se transforma, obedece às Leis prescritas pela mente humana. Só quando essas categorias entram em vigência, as coisas tornam-se coisas. Essas categorias estão expostas no Livro das Mutações. Por isso ele possibilita ao homem penetrar e compreender os movimentos do luminoso e do obscuro, da vida e da morte, dos deuses e dos demônios. Esse conhecimento possibilita o domínio do destino, para o qual se pode determinar uma forma quando se conhece suas Leis. A razão pela qual se pode reagir diante do destino consiste no fato de a realidade ser sempre condicionada, estando limitada e determinada pelas condições espaço-temporais (As Leis da mudança). Mas o espírito não está preso a essas determinações e, portanto, pode provocá-las na medida em que seus objetivos venham a exigi-lo.

O Livro das Mutações é tão vasto em sua esfera de aplicações, pois contém apenas essas relações puramente espirituais que, por serem tão abstratas, podem se expressar em qualquer estrutura da realidade. Elas contêm apenas o Tao no qual se fundamentam todos os eventos. Por isso todas as configurações casuais se formam de acordo com esse Tao. 

A aplicação consciente dessas possibilidades (seguir as orientações do oráculo) assegura um domínio sobre o destino (nossas vidas).

Observação: Entre parênteses as explicações são minhas. Gostaria que todos pudessem começar a ler a partir da pág. 226 - Capítulo IV. Implicações mais profundas do Livro das Mutações. Do Livro de Richard Wilhelm.


Bom estudo!
Abraços, Carla Cristina Filizzola.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog