.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 5. Hsu / A Espera


Espere as nuvens se formarem e a chuva cair. Ela virá de qualquer jeito.

Uma correta atitude de espera é modesta, descompromissada e independente.

É preciso entender que o progresso resulta de um acúmulo de desenvolvimento.

Assim como antes que a chuva caia são necessárias nuvens, também o ser humano deve esperar. Daí virá o progresso. A dúvida e a impaciência jamais devem dissipar a nossa energia.

Ao colaborarmos com o tempo, saberemos a hora certa de agir.

Quanto mais mantivermos a independência interior, mais forte se torna o poder criativo. Quando nos precipitamos para realizar mudanças, elas acabam sendo superficiais e não perduram porque não foram fundamentadas numa base interior. Já a espera conduz a lentas, mas permanentes e sólidas mudanças.

Receber este hexagrama pode significar que nossa atitude de espera está incorreta. É como se tivéssemos medo de sermos enganados e, no final, não venha a tão sonhada felicidade. Esse tipo de dúvida gera medo e impaciência, levando-nos a tentar acelerar a situação.

O esforço, no entanto, será em vão porque ele sempre indica uma perda da independência interior.

Quando nos esforçamos demais para solucionar um problema, estamos, na verdade, duvidando da capacidade de os outros seguirem o seu próprio caminho.

É preciso dar espaço para que cada um tome o seu rumo, sem interferir na direção a ser tomada por ele ou tentar influenciá-lo. Esperar o tempo do outro faz parte do caminho para o sucesso.

Cada linha deste hexagrama indica possíveis erros na atitude de espera. Um deles é a dúvida. Para bloquear a sua ação, aconselha-se a "Regra dos três minutos". Se conseguimos escapar às suas pressões durante apenas três minutos, as forças negativas fracassarão na tentativa de nos dominar. Há um desafio a ser vencido, mas não precisamos ficar ansiosos. Temos que estar preparados, mas sem deixar que o medo nos domine.

Expansão e Boa Sorte!

Texto do Mestre Wu Fang.


9 comentários:

Anônimo disse...

voce é feminina, firme e doce no desenvolvcimento das interpretações dos hexagramas.Com isso ajuda a conter as emoções e a recuperação da fé com equilibrio.
Gosto do nome do blog e vc inspira confiança.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

Que teu caminho esteja repleto de paz, amor, saúde, sublime sucesso!

Namastê!

Carla Filizzola.

Bety Costa disse...

Carla, você é sábia, simples e muito feliz. Agradeço a Deus ter cruzado com você, e não faz mal que é virtual.
Virtual também é real, não é?

Anônimo disse...

Carla, mais uma vez o seu comment me ajudou incrivelmente.
Você é sábia, simples e transmite muita felicidade!
Agradeço a Deus ter cruzado com você. E não faz mal que é virtual - o virtual é o real, não é não? No virtual dá pra sacar direitinho as pessoas, eu pelo menos percebo tudo.
Obrigada mais uma vez. Você não tem idéia do quanto tem me ajudado. Deus lhe abençôe. Quando voltar a trabalhar irei até Minas passar uma semana no seu spa!
Abs
Bety

Anônimo disse...

Carla por favor para o bem geral da nacao acabe a analise dos outros hexagramas. Eles tem me ajudado demais. Muito grata! Brisa.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Brisa,

Pode ficar tranquila que vou postar todos os 64 hexagramas comentados por Wu Fang no blog.

Que o Tao lhe seja generoso!
Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Esse hexagrama caiu perfeitamente para mim. Essa regra dos 3 minutos me impressionou pois eu uso por 5 minutos e não sabia que isso era de verdade. Já que eu criei para mim mesma uma regra de 5 minutos.

Unknown disse...

Oi CArla, me desculpe pela intromissão, mas li em um comentário acima que você tem um spa, em Minas? Onde é? Gostaria de saber mais a respeito. Gosto muito do seu blog, ele me ajuda demais!

Um abraço.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz, Claudia Regina Barros.

Querida, meu consultório com o Livro das Mutações é em Três Marias - Minas Gerais. Não é um Spa,é apenas um consultório. Para agendar consulta pode enviar um e-mail para: carlafilizzola@ching.com.br

Tenho fotos do consultório no blog, veja!

Que teu caminho esteja repleto de saúde,paz,amor,boa fortuna!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog