.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 7. Shih / Multidão


Uma guerra está prestes a acontecer.


Prepare-se para ela sem temor.

Recebemos este hexagrama quando estamos prestes a ser desafiados, seja por um problema objetivo, um conflito pessoal ou alguma situação que ameace nossa independência emocional. É um momento de desafio, no qual nossas atitudes infantis precisam ser controladas e dominadas. Quem fará isso é o Exército, que simboliza o relacionamento entre os elementos superiores e inferiores de nossa personalidade.


A guerra diz respeito a prolongados conflitos internos entre nós e os outros, ou a batalhas individuais, quando somos desafiados por aqueles que duvidam de nós ou invejam nossa independência.


Segundo os princípios do I Ching, os desafios devem ser vencidos com recursos modestos. Após cada batalha, é fundamental recuarmos a fim de que nossa simplicidade e independência sejam restauradas. Isso significa que não devemos alimentar sensações de poder obtidas com a vitória. Em vez de nos vangloriarmos em cima dos louros, devemos seguir nossa marcha lentamente. O progresso lento é que trará a mudança duradoura. Para isso, é necessário domar as tropas (elementos inferiores da nossa personalidade) no momento da batalha. Quando os inferiores são conduzidos pelo Homem Superior ( a natureza superior do indivíduo), o exército avança ou recua, conforme pede a situação. Os métodos utilizados são os corretos e tudo corre bem porque a personalidade permanece forte e superior. O Homem Superior prepara as tropas para a batalha incutindo-lhes disciplina. Sob o fogo do combate, elas só devem agir se quando e quando for ordenado.


Após a vitória, ocorre a retirada, que é um desligamento disciplinado de toda reação emocional, quando nos mantemos neutros, aceitando a situação como ela é. O desligamento ocorre passo a passo, de uma forma determinada e planejada. É nesse momento que o nosso Exército bate em retirada.

Texto de Wu Fang.



Harmonia e paz!

11 comentários:

Anônimo disse...

Carla, estou prestes a vivenciar uma das maiores mudanças de minha vida, um casamento, ao perguntar se dará certo, recebi este hexagrama, seguido do 46. Fiquei intrigada com a linha de mutação, a terceira, que fala sobre o exército talvez conduzir cadáveres na carroça. Poderia me ajudar a entender esta advertência? E o que significa o segundo hexagrama? Gratíssima

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Namastê!

Quando compreendemos o Tao, não fazemos essa pergunta: “Se dará certo?” Para dar certo ou para que um relacionamento tenha harmonia, precisamos saber que depende das duas pessoas terem uma atitude correta diante da vida. Confúcio diz: Quando se planta feijão; se colhe feijão.

Porém, apesar da pergunta não ser adequada para consulta da sabedoria do I, vou tentar interpretar assim mesmo, na esperança de ajudar você.

O hexagrama (7) SHIH – descreve a atitude de vocês dentro do relacionamento. Emoções negativas, atitudes corrompidas. Para que toda essa situação seja favorável, vocês precisam buscar atitudes corretas, como disciplinar as emoções, elevar o pensamento, purificar o coração. Agindo assim vocês evitam colher danos e infortúnio. Lembrando que fidelidade é própria do homem superior. Sem fidelidade nenhum relacionamento é favorável.

Carla Cristina Filizzola.

anônimo disse...

Carla,adoro seu blog,sempre venho aqui para tirar dúvidas.Eu fiz uma pergunta,que foi a seguinte:Se o homem por quem estou apaixonada,está apaixonado por mim?A resposta foi o hexagrama 7,preciso muito que você me explique oque significa.Obrigada!

Unknown disse...

perguntei se deveria sair de uma empresa e partir para uma que esta começando agora, e que fui convidado a ajudar, saiu este hexagrama. Por favor me ajude a entende-lo. Desde já agradeço.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz!

Essa pergunta também não é apropriada fazer ao oráculo de I Ching. Você pode perguntar da seguinte maneira - Como devo agir com ........... (nome da pessoa)? Essa pessoa tem afinidade comigo?

Sempre em contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Riener Ferreira.

Hexagrama(7)Shih- Terra sobre Água. Nove na segunda posição e Seis na quinta posição- Significam:

Avance com cautela. Não tome nenhuma decisão por agora, elimine primeiro todas as suas dúvidas. Questione a pessoa que lhe fez o convite e só tome uma decisão quando,e, se todas as suas dúvidas forem resolvidas. Não seja precipitado, pois isto poderia agravar a situação. Na dúvida não tome nenhuma atitude por agora.

Quando estiver sereno, com independência interior, e suas emoções estiverem neutras, aí sim poderá tomar uma atitude, antes não.

Que seu caminho esteja repleto de paz, cautela, equilíbrio, disciplina! Sublime Sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

anônimo disse...

Carla obrigada, por responder minha pergunta. Segui seu conselho e fiz as perguntas certas. Eu perguntei como devo agir com a pessoa e saiu o hexagrama 30.Depois em seguida perguntei se a pessoa tem afinidade comigo,e de novo apareceu o hexagrama 30.Quero muito ler sua interpretação que será uma grande ajuda para minha vida.Obrigada sua atenção!

Ludmilla Milito disse...

Olá:
Passo por uma enorme revolução! Separação, retorno ao mercado de trabalho, namorado muito complicado, situação financeira delicada.
Pedi uma luz e o resultado foi esse hexagrama, sem linha móvel.
Pode me ajudar a interpretar, por favor?
Muito obrigada!
Mais uma pergunta:
A ausência de linhas móveis tem significado especial?
Obrigada.

Maria Fernanda disse...

Olá!
Fiz uma pergunta mas não sei se postei corretamente.
Vou repetir.
Passo por uma enorme revolução: separação, volta ao mercado de trabalho, namorado bastante complicado, situação financeira delicada.
Pedi uma luz e o resultado foi esse hexagrama, sem linhas móveis.
Pode me ajudar a interpretar?
Mais uma pergunta, por favor: a ausência de linhas móveis tem algum significado especial?
Muito obrigada!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e luz!

Gostaria muito que se possível as pessoas colocassem nome quando enviarem alguma pergunta. Pode ser fictício mesmo,para que eu possa me dirigir à pessoa e para que não haja confusão de outra pessoa ler é achar que a interpretação é para ela. Anônimo infelizmente,não respondo mais. Grata pela compreensão.

Que o Tao seja generoso com todos em todos os lugares!

Carla Cristina Filizzola.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações, Ludmilla Milito e Maria Fernanda.

Vocês devem ser a mesma pessoa, nê?
Então, vamos lá...

o hexagrama (7) Terra sobre Água. Eu diria que você enfrenta um desafio em sua vida que exigirá disciplina,autocontrole,inteligência, reunião de sua força,generosidade com os outros.

A disciplina é o meio mais evidente de resolução de um conflito. Todo adulto "consciente e organizado" sabe que deve submeter-se a ela em certas circunstâncias, tanto com vista á eficácia de sua ação como no que se refere a sua própria tranquilidade. o momento é de "esquecimento de si mesma", sendo generosa com as outras pessoas e não agir pela força.

A posição Dominante é a Segunda mais evidente,mas a quinta também o é. Isto significa que a segunda posição tem um "peso" maior na interpretação da resposta.

A ausência de linhas móveis significa que devemos considerar as linhas que são marcadas com um círculo ou um quadrado ao lado. As linhas assim assinaladas lideram as outras. O círculo ao lado de uma linha ressalta a sua importância dentro do contexto, como linha Governante. Considerada como de peso maior dentro do hexagrama em pauta, tem primazia sobre as outras linhas na interpretação do oráculo. O quadrado ao lado de uma linha também enfatiza a sua importância como linha Dirigente, porém, secundária, em relação à Governante assinalada pelo círculo. No caso do hexagrama (7) a principal Governante é a segunda posição e depois a quinta posição.

Observe bem, pois cada hexagrama é diferente neste sentido.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.




Arquivo do blog

Pesquisar neste blog