.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 9. Hsiao Ch'u / O Poder De Domar Do Pequeno

É preciso ter força para superar os obstáculos, mas não fique  obcecado.


Este hexagrama indica que nossa influência está limitada pelas circunstâncias. Há pessoas começando a entender o nosso caráter e a respeitar nosso sistema de vida, mas não o bastante para corrigirem a maneira como se relacionam conosco. Só obtemos progresso até o ponto onde esbarramos na influência do outro. Enquanto as relações não forem firmes e corrigidas, precisamos manter cautela e nunca deixar pequenas vitórias acabarem com a nossa autodisciplina.


Ao aceitarmos a maneira lenta como a natureza age, estamos dando o espaço necessário para os outros descobrirem o seu caminho e segui-lo. Isso é feito com paciência e modéstia. A impaciência, que nasce do desejo e da dúvida, indica a tentativa do ego de controlar a situação a todo custo. O empenho, porém, está condenado ao fracasso. Temos o hábito de acelerar as coisas e abandonar a espera paciente quando acreditamos que o momento certo talvez não surja na rapidez desejada.


A pressão para avançar a todo custo, no entanto, não nos leva ao lugar desejado. Muito pelo contrário. O ego acaba interceptando o nosso senso de verdade. O Homem Superior deve acreditar na sua capacidade de reconhecer a verdade interior e de transmitir mensagens. O verdadeiro poder está em se demonstrar desprendimento, não se envolver em esforços monumentais nem em batalhas de argumentos (que de nada adiantariam). É preciso confiar no I Ching (no Sábio), nos seus conselhos, e não deixar levar pelos desafios impostos por outras pessoas. 

O importante é sermos fiéis a nossos princípios e sermos sinceros no nosso caminho. Quando estamos sinceramente ligados aos nossos princípios, conseguimos tirar dos outros o melhor que eles têm a dar. Quando a verdade triunfa, as ilusões por si mesmas se desfazem. E quando aceitamos as coisas exatamente do jeito que elas são, estamos em paz interiormente, conscientes da nossa responsabilidade, sem transferi-la a ninguém.

 
A interpretação deste hexagrama, exigirá uma grande dose de intuição, tanto nas relações entre as pessoas como na conjugação das circunstâncias exteriores, convém ter muito tato e muita sensibilidade. Psicologicamente, é preciso pensar na importância do "vazio" interior (representado pela única linha Yin), que é uma garantia de adaptação flexível às pressões do mundo ou de nossas próprias energias.

(Dessa perspectiva, pode-se fazer uma outra comparação com o hexagrama 61.Chung Fu / A Verdade Interior, situação da segunda parte da Ordem numérica, na qual temos duas linhas Yin centrais em vez de uma única.)

Texto elaborado por Wu Fang.


Expansão e Boa Sorte!

3 comentários:

Loiva disse...

Oi, Carla, fiz duas postagens anteriores que não forma publicadas até agora. Queria saber principalmente interpretações a distância em forma de consulta, profissionalmente, é claro. Moro em Florianopolis. Grata pela atenção,

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Loiva.

Não tenho autorização de meu mestre de oráculo para consultas à distância. Para uma consulta particular comigo pode enviar e-mail para: carlafilizzola@ching.com.br

Meu consultório é em Três Marias - Minas Gerais. O que posso fazer é interpretar sua consulta para você. porém peço-lhe paciência, pois tenho outras pessoas esperando faz tempo, na fila...rs Ou então você pode também, receber interpretações de outras pessoas pelo: http://br.groups.yahoo.com/group/Luz_ICHING/

Percebo que você consulta o I Ching, pode lhe agradar participar de nosso grupo fechado, sem fins lucrativos. Somos amantes do autoconhecimento e da sabedoria, unidos para estudar o Tao do I.

Que teu caminho esteja repleto de paz, harmonia, amor, sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Olá! Como faço para participar do grupo?

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog