.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 11. T'ai / Paz

      

A Paz precisa ser cultivada diariamente e as Leis do Universo respeitadas.



Este é um hexagrama perfeitamente equilibrado. K'un sobre Ch'ien - Terra sobre Céu.



A Imagem: Quando as influencias do Céu e da Terra se combinam, todas as coisas são possíveis. Contudo, para alcançar êxito, essa infinidade de perspectivas deve ser tratada de maneira metódica. Para promover o completo desenvolvimento, as ações corretas devem estar sincronizadas com as Leis Universais.

O Julgamento: Quando as pessoas e as coisas estão em relação correta, é possível uma existência harmoniosa. Quando os bons são poderosos e governam, os maus se submetem às influencias do bem, e eles próprios progridem. Essas mudanças favoráveis estão acontecendo agora.

As forças do céu e da terra encontram-se em equilíbrio perfeito, o que simboliza uma pessoa que conseguiu encontrar um equilíbrio entre as qualidades do céu e da terra dentro de si mesma. Ela está em harmonia com o Universo. As forças do céu (no trigrama inferior) mostram que somos auto-suficientes e discretos; não importa o que aconteça, não perdemos o equilíbrio interior.

As forças da terra (no trigrama superior) simbolizam nossa receptividade ao mundo externo; deixamos de erguer barreiras defensivas, adotamos uma atitude neutra.

É importante, porém, não esquecermos que o tempo de Paz foi conseqüência de um equilíbrio em nossa atitude. E para manter essa paz, a boa sorte, é necessário não ter recaídas. Ficamos mais acomodados, podemos nos tornar orgulhosos e autoconfiantes demais. O Hexagrama nos lembra que devemos permanecer atentos e perseverantes. O aprendizado nunca acaba, nem mesmo quando alcançamos a paz. Outro detalhe relevante é que, nos momentos de paz, muitas vezes perdemos a paciência com os erros dos demais. Devemos, porém, continuar modestos, sem criar uma má disposição em relação àqueles que ainda não alcançaram o mesmo equilíbrio do que nós. Muito pelo contrário. Devemos, sim, servir de intermediários entre o Sábio e as outras pessoas. Jamais podemos presumir que uma vez alcançada a paz, ela se sustentará por si mesma. Não! Ela deve ser cultivada sempre. Afinal, não podemos contar com o destino indefinidamente. Tudo pode mudar a qualquer momento. Tudo está em constante mutação. Conscientes disso, devemos evitar determinadas armadilhas. Os elogios que recebemos são uma dessas armadilhas com as quais nos deparamos o tempo todo. Para fugir dela, é preciso manter a mente aberta e sermos pacientes e modestos. A indulgência não pode nos fazer fraquejar diante de pequenas vaidades.



Paz e Harmonia!


2 comentários:

AndreiaMS@2017 disse...

Oi querida... acho essa hexagrama muito lindo... e tendo a recebê-lo como uma boa indicação de q bons ventos virão!! srrsrs
Mas tenho sempre uma dúvida: neste caso, por exemplo, pergunte ao sábio o que meu amado pensa sobre nossa relação e nosso futuro... e este me veio como resposta. Então, os conselhos dados são para mim ou para ele?? srsrs fico sempre na dúvida. Se puder, vou aguardar vc me orientar.... bjjjss e obrigada!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Andreia,

Vou te fazer uma pergunta. Você é ciumenta? Foi ciumenta com o seu amado? Acredito que o sábio está dizendo que ele, seu amado, acha você ciumenta sem motivos. Isto tem relação com a verdade?

Combata o ciúme com a meditação e pensamento de paz e gratidão ao Tao. Elimine energias negativas purificando seu coração com a busca pela tranquilidade. Entregue seu relacionamento nas mãos do Tao e seja feliz. A vida é dinâmica, tudo está em constante mutação, precisamos aceitar as mudanças com serenidade e equilíbrio.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog