.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 27. I / As Bordas Da Boca (Prover Alimento)


Fuja do Prato de vermes e se alimente apenas de coisas nutritivas para a alma.

Este hexagrama fala sobre nossa dependência do Poder Superior. Precisamos dele para nos alimentar do que mais precisamos na vida. Mas, para satisfazer essas necessidades, temos que manter uma atitude correta. Se formos modestos e despretensiosos, sempre receberemos aquilo de que precisamos, diz o I Ching.

O hexagrama fala de nutrição na mais ampla acepção do termo: a comida que ingerimos, os pensamentos que temos e as informações e fantasias que guardamos. Assim como devemos tomar cuidado com a nossa alimentação, que deve ser saudável e balanceada, também devemos prestar atenção naquilo que permitimos que entre na nossa mente e nos nossos corações. Da mesma forma que somos afetados pela comida e bebida que consumimos, também o somos pelas idéias. Uma ideia negativa pode causar efeitos bem mais danosos do que um doce estragadoDe grande importância são as idéias que guardamos através das fantasias. Se não tivermos atentos, elas se apoderam de nossa mente sem que percebamos.

O hexagrama nos avisa justamente para não nos entregarmos ociosamente à fantasia.
Ao contrário do que muitas vezes pensamos, não se trata de algo inofensivo. A fantasia pode modelar nosso destino e comportamento. Ela fica atuando em nossa mente como algo invisível, quase imperceptível no nível da consciência, mas causando estragos significativos.

O mesmo acontece com os elementos negativos. Se dermos ouvidos a eles, penetram na nossa mente, despertando medos e dúvidas. Mesmo que eles não tenham nenhuma relação com a realidade, acabam por determinar nossos atos. 

Já a fantasia nos faz achar que certas pessoas, situações ou épocas de nossas vidas são mais importantes do que outras, o que não é verdade. Mas ao acreditarmos nisso perdemos nosso equilíbrio e independência. Apegarmo-nos a algo como se fosse demasiado importante e não pudéssemos viver sem isso é o que de pior pode acontecer. 

 (Texto elaborado por Wu Fang)


Ao Equilíbrio.

11 comentários:

Anônimo disse...

Ola Carla, gostaria de saber se poderia me ajudar a interpretar o hexagrama 27 com o 9 na primeira linha para uma questão sobre uma situação onde não estou vendo nenhum progresso e penso em desistir.O oraculo já afirmou que vou ter êxito mas como não vejo nenhum sinal disso, perguntei ao I Ching e a resposta foi esta. O desdobramento dá o 23, certo? Você pode me ajudar a entender?

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz,


Neste caso, como só existe uma linha em mutação, consideramos que ainda não existe “força” suficiente para o estado de mutação para o H(23). Considero a mutação a partir de Três linhas móveis, em estado de mutação.

O Sábio nesta posição está lhe aconselhando: “Não alimentar sua mente com desejos”. Quando perdemos a serenidade e começamos a desejar algo ou alguém, uma grande quantidade de outras forças inferiores entra em ação: ambicionamos o objeto do nosso desejo; passamos a ter medo de não conseguir; se de fato conseguimos, o nosso ego sente-se gratificado e fortalecido, e logo cria outra exigência que devemos satisfazer. Um círculo vicioso de negatividade se estabelece desse modo. Portanto, o mais sensato é manter-se livre do desejo.

O sábio ainda aconselha você iniciar à prática regular da meditação. Sentado em silêncio e de olhos fechados durante pelo menos 20 minutos por dia, comece a retirar os resíduos de seu coração e mente, abrindo espaço para o alimento da paz e da sabedoria. Meditar é sintonizar o ouvido com a voz do sábio, e constitui a maneira mais poderosa de ganhar o seu auxílio ante da consulta ao oráculo.

Busque também tranquilidade na fala, nos pensamentos e nos atos. Cultivando a calma e a serenidade em tudo o que diz, pensa e faz, você alimenta seu Eu Superior e o daqueles que o cercam.

Aquele que seguir este conselho encontrará a Boa Fortuna. Mantendo a quietude e a serenidade você se revigora e se eleva, evitando assim a mutação para o H(23).

Que teu caminho esteja repleto de harmonia, paz, amor, boa fortuna!

Carla Cristina Filizzola.

Dave6165 disse...

Oi Carla tudo bom ?
Entrei no seu Blog por acaso, estava procurando outras interpretações a minha pergunta que fiz a o oráculo, e tambem li ocomentario que seguia, e por incrível que pareça a pessoa a qual você respondia obteve o mesmo exagramma que o meu 27, mesma mutação, mesmo 9 na primeira linha. Bom não acredito em coincidências acho que nada acontece por acaso, as vezes as respostas não são bem claras na hora, mas se revelam no futuro.
A resposta que você deu para a pessoa serviu também para mim.
Muito obrigado para condividir o seu conhecimento conosco.
Muita paz, amor e harmonia !

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e amor, Dave.

Qual foi a pergunta que você fez ao oráculo? Pode dizer? Realmente nada é por acaso... sincronicidade sempre tem a mão de quem nós protege no plano dos Imortais.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Dave6165 disse...

A pergunta era sobre uma viagem que provavelmente vai mudar minha vida.
Estou saindo de uma relação de mais de 20 anos e essa separação esta sendo bastante dolorida e traumática para mim, specialmente por como foi atuada, de uma forma covarde e desonesta.
Estou sofrendo ainda muito porque criei muito apego com a minha ex- esposa.
Justamente para tentar me desligar definitivamente estou tentando me mudar para outra cidade bem longe, tenho que recomencar tudo do zero e tenho 49 anos, sei que não será facil mas não vejo outra alternativa.
Ainda por cima tenho 2 filhos que daqui pra frente poderei ver muito pouco.
A pergunta era sr estou pronto para fazer essa mudança radical em minha vida, o se ainda devo esperar visto que ainda estou abalado com tudo isso e o sofrimento ainda é grande.
Estou meio em duvida sobre o que fazer.
Obrigado ainda !

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querido amigo, Dave.

No seu caso, o sábio aconselha desprendimento de pessoas, situações e lugares. Seja livre! É não fique comparando sua vida com de ninguém. Cada um tem exatamente a vida e situações que precisa para amadurecer espiritualmente.

Busque autonomia em sua conduta, sentimento, atitudes. Seja uma luz para você mesmo e não fique esperando que lhe compreendam e aceitem o seu caminho. Faça sua viagem e seja cada vez mais livre do apoio, amor, aceitação dos outros. Seja feliz!

Vá em busca do seu desenvolvimento espiritual, chegou o tempo certo para isso. O desprendimento é necessário para evolução espiritual. Busque por seu mestre interno. Crie uma amizade com seu lado superior nesta viagem. Vá e seja livre e feliz em busca de seu crescimento espiritual. Nesta viagem você pode se libertar de uma dependência imatura de seu próprio passado.

Não busque a felicidade e a paz nos outros. Busque-a dentro de você. Não espere nada dos outros, espere sempre do Tao e de suas reservas internas. Essa viagem vai lhe fazer um bem muito grande. Você tem tudo o que precisa para ser feliz, confie no Tao! Seja independente!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Dave6165 disse...

Sim obrigado Carla acho que é isso mesmo que vou fazer, já tenho um caminho espiritual que sigo a muitos anos ( Budismo ) e que nesses últimos anos foi um pouco esquecido, mas agora pretendo retoma-ló pra fazer parte integral do
meu dia-dia.
Infelizmente nesses anos todos admito criei muito apego com essa pessoa e os meus filhos, e de uma certa forma me parece quase impossível de não criar, são mais de 20 anos, e situações como essa que me aconteceu assim de repente te deixam um gosto amargo na boca.
As vezes esquecemos que tudo é IMPERMANENTE !
E quando chega a hora de mudar estamos impreparados e temos medo.
Mas acho que talvez não entendemos o sentido dos acontecimentos na hora que chegam, talvez será mais claro depois !
Mas enfim como você bem disse temos que seguir a nossa evolução espiritual, e os caminhos que levam a isso mesmo que sejam duros e difíceis.
Nesse momento confesso me falta um pouco de aceitação porque me esforcei muito para ajudar a formar essa familia e agora me encontro num estado de completa solidão.
Mas se é esse o caminho a seguir, o segurei !
Tenho fé que essa viajem me sirva para abrir o meu coração na descoberta de novos horizontes, e na minha evolução espiritual.
Muito obrigado ainda pelo teu conselhos e a tua disponibilidade.
Aquele abraço cheio de paz, luz e harmonia.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações amigo, Dave.

Imaginei que essa resposta do Livro das Mutações só poderia mesmo ser para um Budista. Você têm conhecimento suficiente para compreender o que o sábio te aconselha.

Amo profundamente Buddha e o Budismo e claro os Budistas também...rs O Tao do I tem tudo a ver com o que Buddha ensinou. O que Buddha ensinou esta presente nos ensinamentos do I Ching.

Sempre me contato com o Tao! Há... Nunca estamos sozinhos, nunca mesmo. É impossível ser sozinho! Apenas nos sentimos assim e é uma grande ilusão. Os Imortais olham por nós!

Paz, luz, amor, sublime sucesso, boa fortuna em teu caminho. Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

AndreiaMS@2017 disse...

Olá Carla, Namastê! Perguntei ao sábio de conseguiria fazer um bom trabalho se me inscrevesse numa causa social determinada, embora meu tempo seja muito escasso... e o resultado foi este hexagrama sem linhas outras. Acabei ficando confusa.... Agradeço se puder me ajudar nessa interpretação. PS.: Claro que causas sociais são sempre boas, mas não quero me comprometer tão sem tempo em algo e depois abandonar... por isso perguntei. Grata!9436684

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Andreia Sanches,

Sua resposta esta no posição Seis na quinta e nove na sexta que pode parece contraditório a primeira olhada. O hexagrama 27. Montanha sobre o Trovão aconselha atitudes moderadas. Faça quando estiver em condições o que puder fazer,busque ajuda de outras pessoas.

O Trovão na base da Montanha traz condições favoráveis para sua atitude de querer ajudar, porém quando você sentir que esta em condições de fazê-lo. Busque autoconhecimento e autoaperfeiçoamento que na hora adequada com certeza você estará em condições de fazer o bem. É claro que praticar a caridade é sempre sublime, porém quando estamos em condições para isto. Se prepare e faça! A verdadeira natureza das pessoas revela-se pelas suas ações. Uma atitude correta para consigo mesma e para com os outros estimula seu progresso espiritual. Cultive as ações corretas, de modo que o bem possa nascer de seus esforços. Não realize tarefas difíceis sozinha,busque ajuda e essas tarefas poderão ser realizadas com sucesso,para benefícios de todos.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Olá Carla boa tarde, sempre que eu consulto o iching eu venho ao seu blog para tentar entender um pouco mais sobre as respostas. Eu fiz uma pergunta ao Tao sobre continuar empreendendo. Eu sou artista plástica, comecei a minha carreira a pouco tempo. Sempre me surge a dúvida se devo continuar. Já que o rendimento não tem sido suficiente para me manter e a minha família. Eu obtive linhas móveis, 6 na 2° e 9 na 6° posição. Você poderia me ajudar a clarificar?

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog