.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 37. Chia Jen / A Família



Confie na rede de afetos construída ao longo da vida. Ela lhe sustentará.


Sun sobre Li   
Vento sobre Fogo

A energia que vem do calor do fogo faz mover o vento.

Este hexagrama nos fala sobre os relacionamentos corretos dentro da família. Também pode se referir à família espiritual, ou seja, o relacionamento da própria pessoa com o Sábio.

Um provérbio Chinês diz que, se você quer corrigir o mundo, primeiro deve corrigir o Estado; se quer corrigir o Estado, primeiro deve corrigir a família; se quer corrigir a família, primeiro deve corrigir a si mesmo. Baseado nisso, o I Ching diz que a autocorreção é um trabalho da mais alta importância. Quando se corrige a própria atitude, é possível operar mudanças nas atitudes dos outros.

O hexagrama nos lembra também que a melhor maneira de influenciar os outros é através da força da verdade interior, sem auto-afirmação. Não se deve tentar uma liderança à base de arrogância e conflito. Isso remete a outro provérbio Chinês que diz: "Seja como a água. Ela é suave, porém tem uma força irresistível". Do ponto-de-vista do I Ching, é preciso que a pessoa não se coloque no topo ou na frente. Devemos estar sempre prontos para uma retirada, caso o momento exija.

Ao mantermos uma atitude neutra, somos chamados espontaneamente à ação. A verdade interior que transmitimos às pessoas é a chave dos relacionamentos. Não precisamos tentar convencer ninguém nem dizer o que as pessoas devem ou não fazer. A verdade superior emergirá no momento oportuno para cada um. Mas é importante que não desacreditemos dela. Acreditar significa eliminar a descrença e permanecermos pacientes na espera e no lidar com as nossas próprias falhas e com as dos outros. Ao aceitarmos nossos erros e nos dispormos a humildemente corrigi-los, estamos dando um passo para, quem sabe, corrigir o mundo. Não devemos, porém, ter essa meta, o que só tornaria o caminho nebuloso. Mas precisamos estar conscientes de que a coisa mais básica e vital a se fazer é nos corrigir.            
 
(Texto de  Wu Fang)

Força Interior e Coragem!

16 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, como sempre seus comentarios sao precisos e trazem luz e conforto! Obrigada!

Rodrigo Recife-PE disse...

Perguntei ao iching sobre as intençoes da pessoa comigo que pedir pra sermos so amigos pois ela se apresenta indecisa e não assume uma relação e recebi este hexagrama !!!

Rodrigo/Recife-PE

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações Rodrigo,

Para interpretar corretamente a resposta do sábio, preciso saber se houve mutação. Alguma linha seis ou nove? Ou você recebeu o Hexagrama 37 sem linhas mutáveis? Se este for o seu caso, então sua resposta esta na segunda posição e na quinta posição.

Leia o oráculo, se ainda precisar de ajuda, faça um novo comentário que te respondo.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Carla, muito obrigada pelas tuas explicações.

Eu perguntei "Como devo proceder para que floresça o amor entre ele e eu" e recebi este hexagrama sem linhas mutáveis.

É um rapaz que eu amo e com quem tenho uma história longa de indas e vindas, mas acho que ele não me ama, principalmente porque vivemos em países diferentes e ele vê isso como um impedimento. Fora isso, existe atração física, amizade e cumplicidade. Sempre que podemos viajar para nos encontrarmos, passamos momentos inesquecíveis.

A última vez que nos encontrámos eu disse a ele que vou tentar guardá-lo no fundo da minha cabeça, tirá-lo do centro. Isso foi há poucos dias.
Como interpretar o hexagrama?

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações!

O modo de lidar com seu relacionamento é ser atenciosa com ele. Nutra e tome conta das coisas. Iradie luz e calor. Seja receptiva e protetora do seu companheiro. Doe-se sem pensar na colheita, seja clara quanto às suas posições e à importância atribuída a esse relacionamento. Essa atitude pode consertar seu relacionamento.

Tome uma postura Yin, de aceitação, receptividade, cuidados, atenção. Contemple diária mente a natureza, buscando inspiração sobre como viver em harmonia. Observe os pássaros e animais cuidando de suas crias e convivendo. Perceba o equilíbrio disso, como às vezes as necessidades de suas crias são prioritárias e, outras vezes, as necessidades do casal é que são. Contemple a ordem natural das coisas e pondere como aplicá-la em sua vida.

Hexagrama (37) Segunda posição significa: Conceda o que você tem para dar, sem plano ou intenção. Busque equilíbrio em suas atitudes e alimente seu companheiro, assim o caminho abrirá para vocês.

Quinta posição: Você pode criar um relacionamento como sempre sonhou para vocês. Aja de acordo com seu coração. Tente ajudar seu companheiro. Seu desvelo por seu companheiro abrirá o Caminho. Cuide também de você. Embeleze seu espírito, mente e corpo físico.

Sublime sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Fabricia disse...

Saudacoes Carla

Necessito de ajuda para interpretar o hexagrama 37 com a seguinte pergunta: é favoravel aceitar um desafio de tratar uma paciente com uma doença rarissima que esta numa situaçao muito dificil?

Grata

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e amor, Fabricia.

O hexagrama 37. Vento sobre Fogo - Aconselha A devoção ao caminho escolhido por você e não seguir seus caprichos, pois todos devem ser igualmente acolhidos por você com afeto e cuidados independente de qualquer situação. o Sábio aconselha dar ao próximo o que gostaríamos que ele fizesse por nós. Cuide dessa pessoa como se fosse você no lugar dela.

A constante devoção pode manter essa pessoa viva. pequenos gestos de amor, cuidado, atenção podem contribuir e muito para uma situações de conforto espiritual, emocional à essa pessoa. Alimentar não só o corpo físico, mas também o emocional e espiritual da melhor maneira que você puder,diz o sábio.

Sempre o amor e a receptividade à vontade do poder Superior!

Sempre me contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

clockbr disse...

Foi muito oportuno ter lido a interpretação desse hexagrama nesta momento. Obrigado

Menina da covinha disse...

Saudações, Carla.
Tirei uma mutação na quarta linha "ela é a riqueza do relacionamento" poderia ajudar-me na interpretação?

Gratidão e luz!

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz, Menina da covinha.

Posso ajudar, mas preciso saber qual foi exatamente a pergunta feita ao oráculo de I Ching. Lembrando que dependendo da pergunta, se for apropriada, respondo se não, não respondo.

Sempre em contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

Menina da covinha disse...

Tenho me relacionado com uma pessoa há um ano e sinto uma conexão espiritual muito forte entre nós, porém, não somos os ditos casais comuns. Estamos em um "chove e não molha", ela não quer assumir relacionamento e pediu que eu não me afastasse - embora às vezes isso aconteça.
Após um sumiço dela, consultei o i ching (em 01.05) "Como devo proceder em relação a pessoa?" e tirei 24. O ponto de transição sem linhas + 46. Ascensão c/ nove na segunda linha.

Essa madrugada recebi uma mensagem da pessoa com um pedido de desculpas pelo sumiço e querendo ver-me. Pela manhã refiz a pergunta sobre como proceder e tirei a mutação na quarta linha.

Fiz uma interpretação positiva das duas primeiras vezes que joguei, mas, nessa última estou com dificuldades.

Desde já agradeço a atenção!
Abraço

Caty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Micha disse...

Saudações Carla e parabéns por ser tão iluminada.
Bem,obtive 37 com linha móvel 3 e 5 em cima da pergunta: Vou obter resultado de viver com meu parceiro como sua mulher? Obrigada! Aguardo retorno.

Kátia disse...

Olá Carla
Parabéns pelo belo trabalho. Me ajuda em uma interpretação? Minha pergunta foi "O que o futuro me reserva no amor"? Recebi o hexagrama 37, com primeira linha 9, mutante 53. Qual a sua interpretação?
Fraterno abraço, luz e paz!

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog