.

.

Seleccione Linguagem

Hexagrama 54. Kuei Mei / A Jovem Que Se Casa



Quanto maior a expectativa, maiores as chances de infortúnio.


No I Ching, a imagem de uma jovem que se casa simboliza a pessoa que está numa posição de pequena influência. As pessoas com que ela lida no momento parecem não lhe dar muita importância ou preocupar-se com a sua existência. Essa situação provoca desânimo e ficamos tentados a desistir.

Existem três opções: deixar que o problema se resolva por si só, forçar um avanço ou simplesmente deixá-lo de lado.

A primeira opção - Deixar que a situação se desenvolva sozinha - é uma forma de aprendermos a ter influência pelo poder da verdade interior. Reforçamos nossa personalidade mantendo a independência interior e o amor-próprio, ainda que estejamos sob forte pressão. 

A segunda opção - Se, no entanto, tentarmos forçar uma situação, em busca de uma solução a qualquer custo, estaremos abandonando o caminho do Sábio e comprometendo nossa auto-estima. Nesse caso, a vitória será superficial e temporária. 

Na terceira opção (abandonar o problema), não necessariamente há um erro. Às vezes, pode mesmo ser a melhor solução. Mas por que não se aconselhar com o I Ching? Consultar o I Ching pode ser uma oportunidade para novos e importantes insights.

O conselho deste hexagrama refere-se à expectativa que criamos em relação a determinadas situações. A expectativa faz com que percamos a independência interior. O primeiro sinal de que isso já está ocorrendo é quando passamos a acreditar que não podemos ter nenhuma influência sobre uma situação ou quando tememos que as coisas não funcionem corretamente. Aí, começamos a forçar um desfecho numa vã tentativa de que os acontecimentos sigam o rumo desejado por nós.

A expectativa também existe quando desejamos que uma coisa aconteça de uma determinada maneira ou que nos compreendam. Essa ambição nos leva a uma perda, não só da integridade, mas também do nosso poder de observação. 

 (Texto elaborado por - Wu Fang)

Que estejamos constantemente em contato com o Tao!

15 comentários:

Anônimo disse...

O hexagrama 54 veio pra mim com duas linhas móveis. A primeira diz que a jovem se casa como concubina. A segunda diz que a jovem que se casa prorroga o prazo e se casa tardiamente. Carla, agradeceria se puder me ajudar.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações!

Gostaria de saber qual foi sua pergunta, para que eu possa lhe ajudar na interpretação da resposta do sábio.

Aguardo sua resposta. Paz, amor, harmonia em teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Eu perguntei se o homem que eu gosto sentia algo por mim.

Carla Cristina Filizzola disse...

Querida,

O I Ching não responde necessariamente o que queremos saber. Ele como sábio, responde como devemos agir em casa situação que vivemos para que possamos trilhar o caminho da sabedoria.

Em sua consulta a autonomia do I Ching foi acionada para que você possa agir sabiamente evitando atitudes que poderiam prejudicá-la.

O conselho do sábio foi o seguinte:
Encontre a outra pessoa a meio caminho. O encontro deve ser desejado mutuamente de maneira voluntária, e se basear no princípio da atração espontânea descrito no H(54) como o elemento essencial em qualquer convivência harmônica.

No momento você não se encontra numa posição de poder, mas isso não significa que não pode influenciar as coisas no seu relacionamento e realizar seus desejos. Ponha-se em ordem e não se envolva em disputas de poder com seu parceiro (brigas). Contemple as coisas de uma perspectiva independente. Você aprenderá muito assim, e será capaz de fazer tudo que desejar fazer.

Resumindo a resposta do sábio: Seja discreta, respeite as opiniões dele e você conquistará o amor plenamente. Agindo como aconselha o I Ching, o resultado será a realização deste amor.

Sublime Sucesso!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Obrigada, Carla. Foi de muita valia sua explicação. Só que isso já está se encaminhando pra uma amizade mesmo. Um abraço.

Anônimo disse...

Carla, boa tarde!

Estou conhecendo aprendendo a sabedoria do I Ching, e estou cada vez mais encantada. Se possivel, gostaria que me ajudasse na intrpretação do hexagrama 54. Realizei a seguinte pergunta: Se o amor entre eu e um homem é veradadeiro?

Obtive duas linhas maleaveis, a 3º posição e a 5º que é a governante do hexagrama. Poderias me ajudar? Agradeço desde já a colaboração.

Muita paz e sabedoria para você.

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e amor!

Não devemos perguntar ao I Ching dessa maneira: Se isto ou aquilo. Façam uma pergunta objetiva do tipo: .......(nome da pessoa) me ama? Temos afinidade? Qual o futuro de nosso relacionamento?

O I Ching não responde questões de dúvida, do tipo: Isto ou aquilo. Sejamos objetivos em nossas consultas, senão fica difícil interpretar a resposta do sábio.

Que o Tao nos abençoe com harmonia, verdade, saúde, equilíbrio!

Carla Cristina Filizzola.

Unknown disse...

Oi Carla,
após um ano de uma separação muito triste ( nunca mais vi a pessoa), perguntei ao oraculo:
Devo procurar a pessoa x?
Saiu o hexagrama 54 e a linha 01, não consegui entender nada, vc pode me ajudar?
agradeço

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de Paz.

O hexagrama(54) na primeira posição significa que a situação exterior e a ausência de relacionamento no momento é favorável, mantenha um comportamento retraído por enquanto.

O conselho da primeira posição é para não se fazer notar. Prefira se afastar do movimento para evitar um embaraço no presente.

Perdoe a pessoa e se liberte do sofrimento entregando o desfecho para o Tao.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela Mayr disse...

Olá Carla! Adoro suas interpretações. Perguntei ao I ching como eu devo agir em relação a uma pessoa e saiu hexagrama 54 com sexta linha movel. Nao entendi. Você pode me ajudar?

Carla Cristina Filizzola disse...

Saudações de paz e amor, Daniela Mayr.

Sua resposta esta na sexta posição do hexagrama 54. Trovão sobre Lago.

Minha interpretação:
O hexagrama 54. fala de mantermos a boa conduta, o respeito uns pelos outros. Com certeza, olha minha pretensão...rs vocês formam um casal sem filhos e vão continuar sem filhos por um bom tempo. Se estiverem com intenção de ter filhos, isto não irá acontecer no momento. Aceite o Tao de vocês. não force compreensão nem aceitação para seus desejos. Fique feliz com a vida da maneira que ela se apresenta para vocês. Respeite o Tao. Aceite o Tao. Não corra atrás de realizar seus desejos. Também é importante você aceitar a vontade do seu companheiro que talvez possa a de não querer ter filhos. É isto que esta acontecendo entre vocês? Aguardo sua resposta para continuar a interpretação.

Paz, amor, compreensão, aceitação!

Carla Cristina Filizzola.

Karen Araujo disse...

Olá, ao tirar o hexagrama 54 não compreendi essa mensagem. Pode me auxiliar, por gentileza? Paz!

Seis na quinta posição significa:
O soberano I dá sua filha em casamento.
As vestes bordadas da princesa não eram tão suntuosas
como as da serva.
A lua, quase cheia, traz boa fortuna.


O soberano I é Tang. "aquele que consuma". Este governante decretou que as princesas imperiais deveriam subordinar-se a seus maridos do mesmo modo que as demais mulheres (cf. hexagrama 11, quinta posição). Um imperador não espera que um pretendente corteje sua filha. Ele providencia que o casamento se realize no momento que lhe parece adequado. Por isso, de acordo com a tradição, é correto nesse caso que a família da jovem tome a iniciativa.
Aqui uma jovem da aristocracia se casa com um homem de condição modesta e sabe adaptar-se de maneira harmoniosa à sua nova condição. Ela se liberta da vaidade dos adornos externos e, em sua vida conjugal, esquece a origem nobre, se subordinando a seu marido, assim como a lua ainda crescente não enfrenta o sol diretamente.

Vinicius Seufitele disse...

Se possivel gostaria de uma orientação, recebi esse hexagrama(54) com a linha movel 2 e 5.(foi jogando as moedas) e não compreendi muita coisa sobre o que o hexagrama está querendo dizer.

Minha indagação tem relevância em como devo agir em relação a minha situação atual, em que em breve terei uma escolha entre permanecer no emprego que tenho atualmente que é estavel e que eu nao gosto, ou de sair para ir para um outro que esta na area do meu estudo e que é provisorio, porem era o que tinha em mente desde que havia entrado na faculdade(que foi antes deu adquirir o emprego que tenho e nao gosto).

no que esse hexagrama e linhas tem de relevante em relação a uma orientação nessa situação?

grato desde ja pela ajuda na compreensão

Maurício Carvalho disse...

Adorei esse blog. Obrigado!

Pesquisar neste blog