.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 41. Sun / Diminuição.


Não tenha medo de sacrificar sentimentos antigos. Eles não lhe servem mais.


Este hexagrama é um chamado a abrirmos mão de todas as formas de convencimento, incluindo sentimentos de raiva e desforra. Essas emoções turvam nossa visão e nos tiram do caminho superior. A diminuição de que fala o I Ching se refere ao momento em que reconhecemos nossa impotência para alcançar os objetivos almejados. Este é um momento importante porque é o início de tudo, o ponto em que tomamos consciência de nossa pobreza e impotência.

Antes, nos achávamos capazes de resolver qualquer situação ou problema. Nossas ações seriam capazes de contornar qualquer coisa. Só que esse sentimento de onipotência vai contra a humildade e a modéstia sugeridas pelo I Ching. Chega uma hora em que temos de abandonar tanta presunção e enxergar que precisamos de ajuda. Na verdade, não basta enxergar isso. É preciso também ter humildade suficiente para pedir socorro ao Poder Superior.

O hexagrama da diminuição também se refere ao momento em que percebemos que nosso ego precisa abrir mão da liderança, que ele não pode mais assumir o controle de todas as coisas. Mas, ao perceber que será diminuído, que perderá seu posto de majestade, o ego reage com alarme, raiva ou frustração. Se não opusermos uma resistência à altura, o ego rapidamente recupera a força e assume novamente o posto de comando.

Diminuir o ego nada mais é do que dar espaço à voz do coração, permitir que o eu interior expresse seus sentimentos livremente, sem medo da crítica ou dos resultados de nossas ações. Mas ele permanece no controle quando nos preocupamos excessivamente com nosso desempenho, ansiosos pela aprovação dos outros, por receber elogios pelas nossas ações. Enquanto o ego for capaz de nos controlar, estaremos sempre na defensiva e, portanto, extremamente falíveis. Aceitar a necessidade de ajuda e solicitá-la ao Poder Superior pode ser o primeiro passo para nos libertar das amarras do ego.           
                            
Texto elaborado por: Wu Fang

Ao Equilíbrio.




7 comentários:

Anônimo disse...

Perguntei se posso procurar uma pessoa que gosto e que to brigado ou se devo esquecer pois a peguei com algumas mentiras até acredito em seus sentimentos. O iching me fala da diminuição hexagrama 41, que devo entender por isso, você é sempre clara mas estou muito confuso.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

No hexagrama (41)- o sábio aconselha você diminuir o poder do ego. Reduza o envolvimento passional e liberte-se de confusões emocionais. Abandone suas idéias fixas, emudeça suas paixões, refreie seu desejo, reprima sua raiva. Ofereça este sacrifício ao Tao, usando duas tigelas (simbolo de simplicidade). Isso significa que você deveria reduzir a energia yang ou agressiva e intensificar a energia yin ou receptiva. Agindo assim você libera energia transformadora. Diminua o que está abaixo - o prazer, o ego, os desejo, e aumente o que está acima a quietude, a firmeza, o desprendimento.

O trigrama inferior é Tui - Alegria.
O trigrama superior é Ken - A Montanha.

Seus objetivos estão muito voltados para a satisfação, o prazer. Volte-se para as altura das montanha, medite ore entregue o resultado ao Tao. Invista nisso agora.

A pessoa em questão lhe ama, pode procurar por ela. O caminho está aberto...

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Muito sábio tudo isso.

Professora de História disse...

Carla Cristina,
Desde a semana passada comecei a jogar I Ching (pela internet), era uma atividade que fazia na adolescência com moedas comuns. Me interesso muito por leituras que elevem nosso espirito e ao consultar o I ching tenho lido sua interpretação sobre os Hexagramas. Parabéns pela sua escrita que de fato é muito clara e nos traz uma compreensão rica do Hexagrama. Irei fazer uma pequena viagem com amigos para comemorar um aniversário de uma amiga, no entanto, estou deixando de lado um trabalho muito importante que deve ter toda minha atenção nesse momento. Como não quero magoar meus amigos, topei ir na viagem, mas perguntei ao I ching o que poderia esperar dela. (Como deveria me comportar, por exemplo, devo eu levar meu trabalho, para passar algumas horas me dedicando a ele?).
Um abraço,
Renata

Professora de História disse...

Olá Carla!
Como você tem o dom da palavra. Estou gostando muito de jogar o I Ching e ler sua interpretação sobre os Hexagramas. Hoje perguntei ao I Ching sobre uma viagem de final de semana que irei fazer com alguns amigos, para comemorar o aniversário de uma amiga de muitos anos. No entanto, estou no meio de um trabalho muito importante, a razão me culpa por estar indo viajar, mas perguntei ao I Ching o que deveria esperar da viagem (Será que ela vai me prejudicar muito no meu trabalho? Seria de bom tom levá-lo para adiantar algo em algumas horas do dia?)
Agradeço muito sua atenção e interpretação.
Um abraço,
Renata

FlucaminhaS disse...

Agradecendo este teu belo trabalho, tem auxiliado bastante. Longa vida saudável a você!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz, Renata.

Se você não obteve nenhuma linha móvel, então sua resposta esta na terceira posição, na quinta posição e na sexta posição. A quinta posição como GOVERNANTE do hexagrama 41. montanha sobre Lago. as outra posições tem importância como linhas de importância secundária em relação a GOVERNANTE. Compreendeu?

O sábio aconselha você "Caminhar sozinha". Não fazer as coisas para agradar ninguém. Fazer apenas o que o seu coração lhe aconselha. Não se preocupe se sua conduta magoar o outro. Você não pode agir preocupada com o sentimento do outro quando seu comportamento for o correto. Há ninguém devemos entregar o "comando" de nossas vidas. Se o outro se magoar com suas decisões não se sinta culpada.

Diz o sábio que você é uma pessoa abençoada e querida. Não precisa se preocupar com mais nada. Tudo em seu caminho estará favorecido. Faça suas escolhas com o coração e não se preocupe. O Tao lhe abençoa, tudo é favorável! Talvez precise deixar de lado pessoas que lhe fazem cobranças, pense a respeito. Siga seu caminho em paz e confiança. os verdadeiros amigos sempre vão lhe compreender!

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog