.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 43. Kuai / Irromper (A Determinação)



Seja firme nas suas resoluções. A firmeza é amiga do sucesso.

Quando seguimos o Caminho Superior, mais cedo ou mais tarde, as obstruções se rompem, os obstáculos caem por si mesmos. É um ciclo que se repete sempre. Se nos tornarmos duros e orgulhosos, ou nos vangloriarmos das recentes conquistas, novamente ocorre um rompimento. Desta vez, no sentido oposto. O que buscamos é o primeiro tipo de rompimento, quando o que bloqueava nosso caminho rumo ao bem é retirado. Isso acontece quando conseguimos ficar emocionalmente desligados das situações que nos impelem a reagir. Fugimos da luta, não como covardes, mas sim como pessoas que não querem alimentar ressentimentos, raiva e frustrações.

Ao fazermos isso, ocorre uma melhora na nossa situação. Agora, temos que adotar uma nova resolução. O lema é evitar a interferência nos assuntos dos outros, deixá-los seguir seu próprio caminho, não dizendo a eles o que devem pensar ou fazer. Uma vez que tenhamos alcançado o sucesso, não devemos ficar orgulhosos e congratularmo-nos conosco mesmo. Pelo contrário, temos que seguir nosso caminho com humildade.

Uma nova resolução é feita na nossa vida cada vez que obtemos progresso. Isso implica, porém, uma luta constante contra as paixões e medos que se apoderam de nossa mente. Diariamente, são muitas idéias perigosas que surgem. Algumas são descartadas imediatamente por nos parecerem tolas ou inúteis. Outras, porém, ficam no nosso inconsciente, onde continuam influenciando nosso comportamento sem nos darmos conta. É preciso trazer tais idéias à tona, verificar do que realmente se trata e, aí sim, eliminá-las.

Cada situação e momento vai requerer um diferente tipo de resolução. Com a prática do I Ching aprendemos a identificar a melhor maneira de lidar com qualquer situação que se apresente.

(Texto elaborado por: Wu Fang)

Om Sabedoria Om

12 comentários:

Unknown disse...

não acha perigoso trazer as idéias à tona?
Eu acho que é o certo, mas com nossas imperfeições poderia ser um desastre.
Mais sabemos que essas imperfeições são ilusões, em relação ao que somos de verdade né?!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Victor,

Seja qual for o problema, o I Ching oferece uma orientação preciosa. Suas respostas, apoiadas nas inevitáveis Leis da natureza e na sabedoria de mestres do passado, constituem uma orientação segura e eficiente. Seguir seus sábios conselhos ajuda-nos em busca do autoconhecimento, discernimento e da sabedoria. Não há o que temer!
O resultado de uma consulta ao sábio das mutações é o Caminho da harmonia e do equilíbrio.
Namastê!
Carla Cristina Filizzola.

Unknown disse...

Obrigado!
Seu blog me ajuda muito na interpretação do i ching.

Anônimo disse...

Antes de mais quero dar-lhe os meus parabéns pelo seu blog, está muito claro e possibilita uma interpretação muito profunda do I Ching.
Tenha uma questão em relação ao hexagrama 43, ele apareceu-me numa altura em que, após inúmeros momentos de glória no passado, estava a viver um momento muito difícil, onde preponderava o pessimismo e frustação. Acho que ,de alguma forma, a confiança que a todo o custo tentara ganhar para fortalecer-me tinha-se transformado em arrogância e falta de humildade. Contudo, após tudo isto, reflecti e apercebi-me da razão de sucessivas derrotas depois de uma fase tão resplandecente de sucesso, foi necessário corrigir muitas coisas dentro da minha mente. Foi também nessa altura que tirei o I Ching e saiu-me este hexagrama a propósito de um novo projecto. Estou ainda à espera desse resultado, embora me pareça que irá ser positivo. Assim, aquilo que eu desejaria saber é se, de certa forma, este hexagrama não poderá representar todo este percurso e não só referir-se ao resultado do meu projecto.
Cumprimentos

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

A estrutura do hexagrama é Lago sobre Céu. Quando a água no solo subir ao Céu e ali acumular-se como um Lago de nuvens, certamente haverá aguaceiro.

Este hexagrama significa a ruptura de um acúmulo de tensão na sociedade humana, como um rio transbordando.
É hora do Homem Superior eliminar as forças inferiores e suas influências por meio de um ato de resolução.

Para eliminar forças negativas que possam interferir com o projeto e preciso dizer a verdade com determinação, coragem e firmeza. Porém, evite dizer a verdade com agressividade, diga com suavidade confiando no poder da verdade.

Muito trabalho pela frente, esteja preparado para vencer influências negativas internas e externas. Continue consultando O I Ching em busca de orientação para os momentos de dificuldade. O Sábio iluminará o Caminho com o conselho adequado para cada situação que surgir.

Determinação, coragem, clareza de pensamento, firmeza nas atitudes!

Carla Cristina Filizzola.

Bea disse...

olá!

lancei as moedas com a seguinte pergunta:se eu for paciente obterei o seu amor?
A resposta foi o hexagrama 43 com 9 na terceira linha. como interpretar?
Obrigada!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e amor, Bea.

Faça uma nova consulta e pergunte da seguinte maneira: o que o futuro me reserva na área afetiva?

Sua pergunta foi formulada de maneira incorreta. Devemos fazer perguntas objetivas e não baseadas em dúvidas do tipo; Se isto ou aquilo. Se eu agir assim,obterei o que quero? Perguntas ao I Ching não precisam ser dirigidas.O Sábio deve ser deixado livre para responder.

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

MP disse...

Carla,

Todas as ocasiões em que visito a sua página sinto-me a abrir um sorriso ou a pensar com luz e calma. Obrigado, por conseguir transmitir algo tão bom por meios tão frios.
Bem haja.

Unknown disse...

Boa tarde Carla gostaria de uma orientação lancei as moedas com a seguinte questão a empresa vai contratar meu marido recebi o hexagrama 43 com 6 na sexta gerando 1 mas não entendi nada principalmente o 6 na sexta posição desde ja estou grata.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz e amor, Cristiane Aguiar.

Na verdade o sábio respondeu para que vocês aguardem. Aguardem a colheita do que seu marido esteve plantando.

Que teu caminho esteja repleto de paz, amor, sublime sucesso, boa fortuna!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Eu perguntei se era certo ir morar fora, eita..

Anônimo disse...

Boa noite Carla. Gratidão por toda luz que emana a nós.
Estou em um relacionamento onde eu sinto pouca reciprocidade.
Perguntei ao oráculo qual seria a melhor atitude para lidar com esse relacionamento. Me saiu o Hexagrama 43 e com as linhas móveis o 40.
Poderia me ajudar a interpretar?
Tenho estado com a cabeça agitada, sem muito poder de interpretação.
Grato.
Alessandro.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog