.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 53. Chien / Desenvolvimento (Progresso Gradual)



 Respeite o tempo e o espaço. O Universo sempre conspira a nosso favor.

É preciso permitir que o espaço e o tempo levem ao progresso naturalmente. E o desenvolvimento está diretamente ligado ao progresso conquistado nos momentos difíceis da vida. Esse progresso, no entanto, será sempre gradual. A evolução não anda em saltos, mas sim através de pequenos passos. 

Assim se dá o autodesenvolvimento. Segundo o I Ching, o progresso e a mudança são necessariamente lentos porque o crescimento é um processo orgânico. Assim como na natureza, tudo evolui no seu tempo, e jamais na hora em que desejamos.
A evolução dos processos orgânicos requer perseverança e fidelidade. Somente assim poderemos assimilar os choques que eventualmente acontecem na vida e seguir nosso caminho com humildade.

Algumas coisas, porém, colocam em risco a vontade de seguirmos firmes na nossa trajetória.
O principal desafio diz respeito à dificuldade que temos em lidar com a passagem do tempo.
Ficamos sempre com a sensação de que a espera é interminável. Superar essa sensação requer muita tenacidade.

No I Ching, a tenacidade é vista como a força capaz de superar todos os obstáculos, as forças negativas que nos assaltam ao longo da vida. É preciso manter a constância, ou seja, não permitir que o ego, ou até mesmo outras pessoas, nos desloquem do nosso ponto de equilíbrio. Para isso, não devemos nos abalar pelos eventos que surgem dia a dia.

O esforço em manter essa constância de caráter ao longo do lento processo de desenvolvimento permitirá que cresçamos como uma árvore. No Início, ela cresce para o alto através do esforço. Depois de amadurecida, porém, torna-se bem adaptada e equilibrada, em harmonia com as forças da natureza.

 O recebimento deste hexagrama nos lembra a necessidade de aceitarmos a passagem do tempo como algo imprescindível para o desenvolvimento. Sem o tempo, nada cresce, nada muda, nada progride. 

Texto de Wu Fang.


Tenacidade e Constância!

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola Carla, sempre que leio o IChing venho no seu blog para tentar ler os hexagramas com mais clareza..Acabei de perguntar ao oraculo se uma pessoa com quem estive ha algumas semanas vai voltar a me procurar com alguma definição e intencao...Ao ler o IChing entendi que a resposta eh positiva apesar de ter que esperar, dar tempo ao tempo. Entendi certo ou a mensagem vaino sentido contrario, ou seja devo desencanar e com o tempo vou entender que essa relacao nao vai acontecer?

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz!

Não aconselho fazer a pergunta ao oráculo de I Ching dessa maneira, dirigindo a pergunta, como você fez. Fica muito difícil compreender a resposta.

Pergunte dessa maneira: O que posso esperar de (nome da pessoa)........ no futuro?

O sábio vai responder com a verdade, tente!

Outra pergunta: Qual o futuro de nosso relacionamento? Nosso relacionamento tem futuro? Como devo agir com......... (nome da pessoa)?

Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

Oi Carla, saudaçoes! sou eu novamente..segui sua orientacao e refiz a pergunta seguindo o que voce falou. Resultado Hexagrama 63 com varios avisos; 6 na segunda posicao, nove na terceira, 6 na quarta e seis na sexta posicao. De fato fiquei bem confusa! Pois a pergunta estava relacionada ao que eu poderia esperara e/ou qual seria o futuro de um relacionamento com (fulano)... e saiu o Julgamento:"ao comeco boa fortuna, ao final desordem" ou seja nao temos futuro eh isso? Aguardo sua interpretacao. Namaste!

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações de paz!

Qual o futuro de nosso relacionamento? Resposta do oráculo - Hexagrama (63) com mutação para o hexagrama (10) LU/ A Conduta (Trilhar). A tendência de futuro está no hexagrama (10) mais precisamente na sexta posição.

O sábio conta a história desse relacionamento. Entre altos e baixos devido a falta de autodisciplina de vocês. o progresso constante em qualquer relacionamento depende da conduta correta constante e da tranquila autodisciplina. Será que você não mantém a fidelidade? Se não é hora de começar alimentar o comportamento correto se querem ter um futuro juntos e felizes.

Entenda que o futuro está em nossas mãos. Nós é que construímos um futuro feliz ou cheio de infortúnios, dependendo de nossas ações. Para evitar “a mordida de um tigre” devemos pisar com cautela. Pisar com cautela significa manter a inocência e a consciência em nossos pensamentos e ações. O tigre é nossos destino. A lei de causa e efeito conhece?
O Livro das Mutações foi escrito todo baseado na Lei de causa e efeito. Os sábios mestres do passado eram profundos conhecedores das Leis do Universo e escreveram o I Ching baseados nestas Leis. O sábio diz: “O fruto da boa fortuna nasce da semente da boa conduta”.

Então, o sábio está aconselhando vocês manterem a boa conduta (fidelidade, respeito, confiança, verdade, amor) para colher um relacionamento cheio de harmonia. Compreenda, o I Ching não revela o futuro desse relacionamento, ele aconselha como agir para ter um futuro feliz.

Sempre em contato com o Tao!

Carla Cristina Filizzola.

Macr disse...

Ola carla,
Eu fiz a pergunta se o nosso relacionamento tem futuro juntos e saiu este hexagrama....devo entender que sim?
Estamos passando por ansiedade ( eu) e ele por medo e duvidas em se comprometer.
Por favor, me ajude a entender esse signoficado
Obrigada
Absss

anônimo disse...

Olá Carla,
Eu perguntei ao oráculo,o que posso esperar de.....para o futuro?Saiu o hexagrama 53.Eu me apaixonei por ele tem 10 meses,mas existe vários obstáculos entre nós dois,eu também não tenho certeza se ele tem interesse em mim,eu preciso muito de sua interpretação,eu preciso decidir minha vida em relação essa pessoa,eu não consigo parar de pensar nele.Me ajude!Obrigada.

anônimo disse...

Olá Carla,eu perguntei ao oráculo,o que posso de.......para o futuro?E saiu o hexagrama 53.Eu me apaixonei por ele tem 10 meses,mas existem vários obstáculos,entre nós dois,eu também não tenho certeza se ele tem interesse em mim,penso nele constantemente,eu preciso saber se estou me iludindo tendo esperanças que algum dia,ele se declare pra mim,e possamos ficar juntos.Me ajude!Obrigada.

Unknown disse...

Oi Carla! Gostaria de sua orientação para interpretar uma resposta obtida do I Ching. Eu perguntei se perdi minhas chances de vir a me relacionar com uma pessoa por quem nutri um amor platônico, em razão de ter me aproximado dela, através de uma pessoa errada e com quem tive um lamentável incidente depois. Essa pessoa errada veio a me difamar com quem pode, inclusive com esse meu amado. Obtive como resposta o hexagrama 53, linhas 3 e 5 e depois, o hexagrama 23. Pelo pouco que entendo, acho que a resposta foi afirmativa no sentido de que perdi a chance.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog