.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 49. KO / Revolução


Um caminho de mudanças acaba de se abrir à sua frente. Siga-o.


Agora há possibilidade concretas de mudanças. Quando deixamos de ser perturbados pelos eventos, sejam eles bons ou ruins, adquirimos a confiança necessária que trará sucesso a tudo o que fizermos na vida. Quando somos capazes de manter o equilíbrio mesmo em meio a situações de tensão e desafio, então, ocorre uma revolução em nossa situação.

Receber este hexagrama pode indicar que esta revolução já tenha ocorrido ou que chegou o momento de mudarmos nossa atitude. Enquanto isso não for feito, não haverá progresso.
É como se já tivéssemos passado pelas várias etapas do aprendizado e agora temos que nadar em águas profundas se quisermos realmente evoluir. E cada passo em frente é uma pequena revolução.

A palavra revolução significa que as mudanças ocorrem em clima de torvelinho e risco. A disposição para confiar no Tao requer coragem e, como recompensa, ficaremos livres dos temores que impedem nossa evolução. Eliminar os medos equivale a fazer uma limpeza da ferrugem que impede a montagem de um motor. Trata-se de um trabalho muito difícil e a revolução nunca surge rapidamente, antes da hora. Só acontece quando estamos preparados para nos livrar de uma dúvida ou medo particular.

O hexagrama indica que, embora a preparação para a revolução ocorra num plano inconsciente, ou seja, longe da nossa vontade propriamente dita, o seu início requer um passo consciente. É preciso fazer algo de concreto para permitir que mudanças aconteçam, como, por exemplo, deixar de lado um hábito que tem origem no medo.

Outro possível significado do hexagrama é que, como resultado do nosso aperfeiçoamento, ocorre uma revolução no relacionamento com os outros. Com tolerância e dedicação ao nosso caminho, nos envolvemos intensamente no processo de revolução e crescimento. Os outros darão o passo seguinte. A nós cabe apenas esperar. 

Texto elaborado por Wu Fang


3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, gostaria da sua ajuda para tentar entender melhor esse hexagrama. Pode-se dizer que ele tende a ser mais positivo ou negativo? em uma pergunta relacionada ao campo amoroso o que esse hexagrama indica?
muito obrigada

Anônimo disse...

OLA,
GOSTARIA DA SUA AJUDA PARA TENTAR IDENTIFICAR SE ESTE HEXAGRAMA E MAIS POSITIVO OU NEGATIVO DIANTE DE UMA QUESTAO? EM UMA SITUCAO AMOROSA PODE-SE INTERPRETAR SUCESSO QUANDO SURGE ESSE HEXAGRAMA COMO RESPOSTA?
MUITO OBRIGADA

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações!

O sublime sucesso depende do caminho do homem superior. Quanto mais o meu lado superior estiver fortalecido em minha personalidade, mais boa fortuna em meu caminho.

Um hexagrama não é nem positivo, nem negativo. Tudo depende do ponto de vista do homem que o consulta. Para o homem superior tudo lhe é favorável.

Quanto mais espiritualizada for uma pessoa, maior sua possibilidade de compreender as Leis do Universo, e viver em harmonia com a mutação.

"Não há o que mude; só há a mudança." Quando não criamos resistência a mutação, tudo se realiza de uma forma espontânea e em harmonia com o Tao.

Portanto, para viver em harmonia e importante ter compreensão dos processos da natureza - As Leis da Mutação.

A maneira como encaramos a vida e as mudanças conduz o homem superior a uma vida plena e satisfatória.

Ao caminho do homem superior.
Namastê!

Carla Cristina Filizzola.

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog