Faça da sua mente uma tela em branco, deixando que as coisas surjam naturalmente.
A inocência está isenta de idéias preconcebidas de preconceitos. Elas são antecipações sobre o que virá adiante. Perdemos a inocência quando olhamos para trás, para frente, para os lados. Quando fazemos isso, estamos tentando nos proteger de possíveis resultados negativos ou, então, queremos nos congratular com o sucesso obtido ou ainda nos compararmos com os outros.
Segundo o I Ching, não devemos adotar essas atitudes porque o mais importante são as necessidades do momento. Se olhamos para o lado, damos margem à inveja, ao ressentimento e até ao ódio. Perceber que nossa estrada é mais difícil do que a dos outros nos causa esses sentimentos. Tal atitude tem a ver com o medo do desconhecido, do futuro, com dúvidas que temos a nosso próprio respeito.
Atuar com inocência é agir com a mente clara, pura e vazia, comprometida apenas com o bem. Quando a dúvida surge, devemos nos retirar para um estado mental "Vazio" e dispersar as energias negativas presentes. Para manter a inocência devemos nos libertar do presente e permitir que as mudanças aconteçam.
Uma vez que não possuímos mais a inocência natural da infância, precisamos nos empenhar em manter uma espécie de inocência consciente. Se conservarmos a mente aberta e livre, como se fosse uma tela em branco, conseguiremos obter uma perspectiva cósmica e compreender a natureza do bem e do mal. Quando todas as estradas parecem bloqueadas, podemos ver uma senda. No auge da tempestade, podemos nos lembrar do arco-íris. Tudo depende de nossa mente aberta, e do pensamento positivo. Se, no entanto, ficarmos presos a idéias preconcebidas, preconceitos e a defesas ultrapassadas, nossas reações criativas e inocentes não surgirão. Ser inocente é ser puro de coração.
É preciso tentar manter essa pureza, evitando empregar métodos errados para alcançar nossos objetivos. Quando trabalhamos para manter a inocência, os benefícios surgem à nossa volta.
Texto elaborado por: Wu Fang.
3 comentários:
Olá,
Tenho visitado seu blog de vez em quando, pois gostei muito dos textos relativos aos hexagramas do I-Ching. Costumava consultar o UOL para ler as explicações dos hexagramas, mas acho a linguagem ali utilizada um tanto hermética, e tenho preferência por mensagens mais claras, diretas, como as que encontro em seu blog. Hoje, no entanto, procurei pela interpretação do hexagrama 41 e não a encontrei. Você não disponibiliza as interpretações de todos os hexagramas no blog, apenas de alguns? Se não for pedir demais, o que acha de fazer uma tabela com os hexagramas e respectivos links para acessar as explicações? Parabéns pelo excelente blog e uma boa semana.
Abraço,
Fernando
Saudações Fernando,
Por favor espere um pouquinho mais, que vou postar todos os 64 hexagramas do I Ching com os comentários de Wu Fang.
Fico feliz em saber que o blog tem ajudado você nas suas interpretações. Foi este o abjetivo mesmo do blog, clarear um pouco os hexagramas.
Que o Tao lhe seja generoso!
Paz, amor em teu caminho!
Carla Cristina Filizzola.
seu trabalho esta me ajudando num momento muito dificil da minha vida muito obrigado. paz
Postar um comentário