.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 25. Wu Wang / Inocência (O Inesperado)


   Faça da sua mente uma tela em branco, deixando que as coisas surjam naturalmente.


A inocência está isenta de idéias preconcebidas de preconceitos. Elas são antecipações sobre o que virá adiante. Perdemos a inocência quando olhamos para trás, para frente, para os lados. Quando fazemos isso, estamos tentando nos proteger de possíveis resultados negativos ou, então, queremos nos congratular com o sucesso obtido ou ainda nos compararmos com os outros.

Segundo o I Ching, não devemos adotar essas atitudes porque o mais importante são as necessidades do momento. Se olhamos para o lado, damos margem à inveja, ao ressentimento e até ao ódio. Perceber que nossa estrada é mais difícil do que a dos outros nos causa esses sentimentos. Tal atitude tem a ver com o medo do desconhecido, do futuro, com dúvidas que temos a nosso próprio respeito.

Atuar com inocência é agir com a mente clara, pura e vazia, comprometida apenas com o bem. Quando a dúvida surge, devemos nos retirar para um estado mental "Vazio" e dispersar as energias negativas presentes. Para manter a inocência devemos nos libertar do presente e permitir que as mudanças aconteçam.

Uma vez que não possuímos mais a inocência natural da infância, precisamos nos empenhar em manter uma espécie de inocência consciente. Se conservarmos a mente aberta e livre, como se fosse uma tela em branco, conseguiremos obter uma perspectiva cósmica e compreender a natureza do bem e do mal. Quando todas as estradas parecem bloqueadas, podemos ver uma senda. No auge da tempestade, podemos nos lembrar do arco-íris. Tudo depende de nossa mente aberta, e do pensamento positivo. Se, no entanto, ficarmos presos a idéias preconcebidas, preconceitos e a defesas ultrapassadas, nossas reações criativas e inocentes não surgirão. Ser inocente é ser puro de coração.

É preciso tentar manter essa pureza, evitando empregar métodos errados para alcançar nossos objetivos. Quando trabalhamos para manter a inocência, os benefícios surgem à nossa volta.

Texto elaborado por: Wu Fang.         

               

   

3 comentários:

Nande disse...

Olá,
Tenho visitado seu blog de vez em quando, pois gostei muito dos textos relativos aos hexagramas do I-Ching. Costumava consultar o UOL para ler as explicações dos hexagramas, mas acho a linguagem ali utilizada um tanto hermética, e tenho preferência por mensagens mais claras, diretas, como as que encontro em seu blog. Hoje, no entanto, procurei pela interpretação do hexagrama 41 e não a encontrei. Você não disponibiliza as interpretações de todos os hexagramas no blog, apenas de alguns? Se não for pedir demais, o que acha de fazer uma tabela com os hexagramas e respectivos links para acessar as explicações? Parabéns pelo excelente blog e uma boa semana.
Abraço,
Fernando

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Saudações Fernando,

Por favor espere um pouquinho mais, que vou postar todos os 64 hexagramas do I Ching com os comentários de Wu Fang.

Fico feliz em saber que o blog tem ajudado você nas suas interpretações. Foi este o abjetivo mesmo do blog, clarear um pouco os hexagramas.

Que o Tao lhe seja generoso!
Paz, amor em teu caminho!

Carla Cristina Filizzola.

Anônimo disse...

seu trabalho esta me ajudando num momento muito dificil da minha vida muito obrigado. paz

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog