.

.

Visualizações de páginas

Hexagrama 38. K'uei / Oposição


Não se deixe dominar pela incompreensão. Ela pode ofuscar a sua visão.

Este hexagrama descreve uma situação, na qual as pessoas tomam direções opostas, devido à incompreensão. Podemos compreender erradamente o Sábio, o Destino, a nós mesmos e aos outros. Para o I Ching, as pessoas seguem falsos caminhos por causa de uma compreensão errada da verdade.

Essas incompreensões ocorrem quando nos atemos aos fatores externos de uma situação, tentamos entender por que uma determinada solução não surge, mas esquecemos, muitas vezes, de olharmos para dentro de nós mesmos à busca dessa resposta. Em geral, não percebemos que o que bloqueia o sucesso não é externo a nós. Muito pelo contrário.

Freqüentemente receber este hexagrama significa que estamos desconfiando de tudo, como se todos estivessem contra nós ou como se tivéssemos que enfrentar grandes desafios sem a ajuda de ninguém. O hexagrama diz, no entanto, que, mesmo sem percebermos, estamos sendo ajudados. É preciso entender que os fatos que se desenrolam ao longo da vida nem sempre são compreensíveis de imediato. Muitas vezes, eles têm significados que não nos compete alcançar. E a adversidade é algo necessário ao progresso.

Mas por que consideramos alguns eventos tão incompreensíveis? Porque esquecemos que o Poder Superior está presente em cada fato de nossa existência. Portanto, tudo tem o seu sentido e a função. Se aceitarmos isso, a ajuda do poder Superior virá mais facilmente.

Podemos receber este hexagrama também quando duvidamos do poder do Sábio. Achamos que ele é indiferente, não está se importando com nosso destino, ou simplesmente está querendo nos assustar, nos criar problemas. Geralmente, temos esse tipo de pensamento quando não compreendemos o sentido dos fatos e a maneira como as coisas estão funcionando na nossa vida. Mas é preciso abrir mão de compreender. Há coisas que não devem ser compreendidas, pelo menos, não num primeiro momento. 
Texto elaborado por - Wu Fang


Harmonia e Boa Fortuna!




3 comentários:

Bety Costa disse...

Essa interpretação vai além do significado, mergulha no sentido profundo do I Ching e, assim, nos ajuda nos entrechos mais dificeis do Caminho. Muito obrigada, Carla. É uma Bênção de Deus cruzar com você neste tempo.

Kailasa's Gayatri Devi disse...

Querida Bety,

Para mim, também é uma bênção encontrar com você no caminho e segui-lo juntas. Obrigada por sua amizade!

Carla Filizzola.

Unknown disse...

Carla foi muito importante ler esta mensagem sobre o hexagrama 38, mostrou com muita clareza a interpretação. Agradeço

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog